Você já instalou uma arandela articulada a prova d’água? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra o passo a passo para instalar uma arandela articulada para ambientes externos, além de explicar algumas características das arandelas. Então vamos lá pessoal!

Arandela articulada

A arandela é um tipo de luminária instalada nas paredes internas ou externas das residências, com a função de aproveitar a própria parede como rebatedor de luz, criando uma luz difusa e proporcionando conforto visual.

Existem diversos tipos de arandelas para várias utilizações, e uma delas é a arandela articulada! Como o seu próprio nome sugere é possível variar a sua posição, e este modelo da imagem a abaixo tem regulagem para 8 posições diferentes. Isso é bem legal porque dependendo de como for o ambiente, você pode ir mudando a posição e adequando a arandela ao ambiente.

Podem ser reguladas de acordo necessidade

Arandela articulada com 8 posições diferentes.

Uma das características principais do nosso modelo de arandela é possuir IP66, indicando que tem proteção contra fortes jatos d’água e é totalmente protegida contra penetração de poeira.

Locais sujeito à umidade, pó, gases e vapores não inflamáveis.

Arandela com IP66, proteção contra fortes jatos d’água.

A arandela que possui proteção IP66 é apropriada para ambientes externos onde existe a possibilidade de chuva. Ela também é uma excelente opção para iluminação de áreas industriais como cabines primárias, box de lavagens e instalações frigoríficas, ou seja, onde o local esteja sujeito à umidade, pó, gases e vapores não inflamáveis.

Instalação da arandela articulada

Se você já instalou qualquer tipo de luminária articulada e teve que realizar a passagem de cabos até o receptáculo, sabe o tempo e a raiva que pode passar nesta tarefa. Pensando nisso a fabricante dessa arandela articulada já fabrica a arandela com o rabicho, então não precisa passar raiva colocando cabos no receptáculo. Outro ponto positivo é que o rabicho e todas as demais vedações são de silicone, suportam altas temperaturas e atende a norma IEC 60598.

Suportam altas temperaturas.

Rabicho, todas as demais vedações atende a norma IEC 60598.

O primeiro passo é conferir se os cabos de neutro, terra e retorno da lâmpada já estão passados no eletroduto. Em seguida basta posicionar a arandela no local que vai ser instalada e fazer a marcação de onde deve ser feita a furação. Com a marcação feita, basta fura e colocar as buchas. É muito importante que a bucha entre justa no buraco, para garantir isso você pode utilizar um martelo para finalizar o encaixe da bucha se assim for necessário.

Utilize um martelo para finalizar o encaixe da bucha.

Marcação de onde deve ser feita a furação.

Antes de fixar a arandela no local desejado é preciso colocar os cabos dentro da caixa de passagem da própria arandela. Depois é só rosquear o eletroduto diretamente na arandela usando uma fita veda rosca, para assim garantir o IP66 da arandela. Feito isso, agora é só fixar a arandela com parafusos nos furos, utilizando a chave de aperto adequada.

Fixar a arandela com parafusos nos furos, utilizando a chave de aperto adequada.

Rosquear o eletroduto diretamente na arandela e ficção.

O próximo passo é realizar a conexão elétrica! Decape os cabos retorno, neutro e terra, e temos outra vantagem já que os cabos do rabicho da arandela já vêm decapados. Aproveitando a modernidade dos novos componentes elétricos, vamos utilizar um conector múltiplo para facilitar a conexão, então é só ligar neutro com neutro, retorno com retorno e terra com terra, e em seguida colocar os cabos dentro da caixa de passagem da arandela. Utilize o tampão para dar o acabamento e garantir a vedação.

Em seguida coloque os cabos dentro da caixa de passagem da arandela.

Conexão elétrica, para isso decape os cabos retorno, neutro e terra.

Para colocar a lâmpada basta desenroscar a grade metálica e a proteção de vidro, rosquear a lâmpada no receptáculo e depois recolocar o vidro e a grade de proteção. Pronto, finalizamos a instalação da arandela articulada!

Rosquear a lâmpada no receptáculo e depois recolocar o vidro e a grade de proteção.

Colocação da lampada no receptacular da arandela.

Se for necessário regular o ângulo da luminária, basta afrouxar o parafuso da articulação com a chave de fenda adequada, posicionar o ângulo desejado e depois basta apertar novamente.

Posicionar o ângulo desejado.

Regular o ângulo da luminária, basta afrouxar o parafuso da articulação.

Esta arandela suporta lâmpadas de 3 tamanhos, com potência de até 250W mista e 300W incandescentes. O receptáculo pode ser tanto o E-27 quanto o E-40.

Como pode observar, na instalação da arandela articulada realizamos a conexão do cabo de aterramento, mas muitos profissionais têm dúvidas sobre aterramento em circuito de iluminação. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica falando sobre aterramento para circuito de iluminação, vale a pena assistir!

O Mundo da Elétrica está repleto de conteúdos sobre diversos temas, continue acessando os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)