A identificação dos cabos em uma instalação elétrica é algo que nem todos os eletricistas fazem. Fizemos uma pesquisa com os nossos seguidores sobre este assunto e o resultado foi surpreendente!

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar como se deve fazer a identificação dos cabos da instalação elétrica corretamente de acordo com a norma. Então, vamos lá pessoal!

É obrigatório?

Todo cabo elétrico deve ter uma identificação! Essa é uma regra da norma NBR 5410, que é a norma das Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

A grande maioria dos eletricistas acha que os cabos são identificados só pela cor, mas a norma não especifica apenas uma forma de identificar.

Identificação de acordo com a Norma

No item 6.1.5.3.1 da norma, fala-se do cabo neutro: “Qualquer condutor isolado, utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro.”

A norma não diz como deve ser feita esta identificação, além da cor. Porém, hoje sabemos que é possível usar anilhas, fita isolante colorida ou gravar a função do cabo na isolação dele.

Veja estas 3 formas de marcar os cabos.

Formas de Identificação dos Cabos além da Cor!

Com relação ao cabo terra a norma fala no item 6.1.5.3.2 que “qualquer condutor utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção).”

E por fim, com relação ao cabo fase a norma diz no item 6.1.5.3.4 que “qualquer condutor utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, poder ser usada qualquer cor, exceto as cores azul, verde e verde-amarelo”

Cabo de Retorno e Tabela Padrão

Uma dúvida muito comum sobre as cores dos cabos é em relação a cor dos cabo de retorno. A norma não especifica qual deve ser a cor do cabo de retorno em caso de identificação por cor.

A prática mais comum entre os eletricistas é usar uma cor diferente da cor do cabo fase, geralmente se usa um cabo branco ou marrom.

Cores do retorno certas e erradas?

Cores geralmente usadas em Cabos de Retorno!

Esta tabela que aparece abaixo mostra qual a cor que deve ser usada em cada caso, se for decidido usar a cor como o padrão de identificação dos cabos.

Consulte a tabela e descubra a cor certa.

Tabela Padrão das Cores de Identificação dos Cabos Elétricos!

Resultado da Pesquisa

O resultado da pesquisa que fizemos com os profissionais do Mundo da Elétrica mostrou que mais de 60% dos profissionais fazem a identificação dos cabos corretamente. Porém, uma boa parte dos profissionais infelizmente ainda faz errado e não segue a norma.

Fazer a identificação dos cabos de uma instalação elétrica é de crucial importância pois além de organizar os cabos e facilitar em sua procura, ajuda em posteriores manutenções desta mesma instalação.

Mas será que além dos cabos, as tomadas têm uma cor certa? Se você ficou curioso e quer descobrir a resposta, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Ele vai te dar a resposta dessa dúvida da forma correta. Não esqueça de se inscrever no nosso canal e deixar o gostei no vídeo!

Gostou desse artigo? Compartilhe ele nas suas redes sociais para nos ajudar. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários e volte para ver a resposta! Para ficar por dentro de novidades incríveis, siga as redes sociais do Mundo da Elétrica. Não perca tempo e corra para outro de nossos artigos, assim você aprenderá cada vez mais!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)