Emenda de cabos, não faça errado!

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

As emendas de cabos podem ficar dentro dos eletrodutos? Como você faz suas emendas e ondes as emendas ficam nas instalações elétricas? Neste artigo Mundo da Elétrica mostramos como não fazer de forma errada a conexões de cabos elétricos e como os cabos devem ficar dentro das caixas de passagem.

Emendas de Cabos dentro dos Eletroduto

Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são elementos de linha elétrica fechada, geralmente de seção circular ou não, que ficam dentro das paredes, lajes e pisos. Os eletrodutos têm a função de proteger os cabos contra danos externos e conter condutores elétricos isolados, permitindo colocar ou retirar os cabos.

O ponto de emenda é onde ocorre a conexão de dois ou mais cabos. As emendas podem ser feitas de diferentes maneiras como por exemplo, para prolongamento e derivação. É importante destacar que a emenda de cabos elétricos é uma das coisas mais importantes na instalação elétrica.

Uma dúvida ainda comum entre alguns profissionais dá área é em relação as emendas de cabos dentro da tubulação e do eletroduto. É muito importante que o eletricista consiga averiguar em caso de um possível  problema elétrico se este ponto de emenda é a causa do problema. Por isso as emendas sempre devem estar em caixas de passagem.

As emendas sempre devem estar em caixas de passagem.

Emendas dentro de eletroduto, não cometa esse erro.

No item 6.2.8 da norma NBR 5410 que trata das conexões elétricas, tem uma parte que fala sobre conexões entre cabos, que são as emendas. O item 6.2.8.8 trata exclusivamente das emendas em condutos fechados, que são os eletroduto. O texto fala que: “Nas linhas elétricas constituídas por condutos fechados, só se admitem conexões contidas em invólucros apropriados, tais como caixas, quadros, etc., que garantam a necessária acessibilidade e proteção mecânica”.

A norma NBR 5410 deixa bem claro aonde as emendas devem estar na instalação elétrica. No item 6.2.8.1 da norma NBR 5410 trata da qualidade das conexões e o texto fala que: “As conexões de condutores entre si e com outros componentes da instalação devem garantir continuidade elétrica durável, adequada suportabilidade mecânica e adequada proteção mecânica”.

As emendas mal feitas de cabos e mal isoladas podem causar vários problemas elétricos como por exemplo, fuga de corrente, mau contato, aquecimento dos cabos e conexões. Para quem não saber a fuga de corrente é ma corrente elétrica que além de fluir para o circuito principal, é escoada para outra massa durante o seu percurso.

O mau contato em circuitos elétricos é provocado por uma fixação ou conexão inadequada, entre dois condutores, como emendas de fios, interruptores, tomadas etc. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica mostramos boas sugestões de conectores para facilitar as emendas.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a emenda dentro de eletroduto. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário