Como você emenda cabos de 10mm² ou mais grossos? Nesse artigo do Mundo da Elétrica vamos responder três perguntas feitas para a gente sobre este tema. Então, vamos lá pessoal!

Cabos maiores que 10mm² não podem ser emendados da forma como os cabos finos são. Não é correto fazer as emendas tradicionais, é preciso usar conectores!

No canal e nos sites do Mundo da Elétrica nós recebemos muitas dúvidas sobre emendas e conectores. Para te ajudar selecionamos três das perguntas mais feitas para serem respondidas aqui.

Emenda em Eletroduto?

A primeira dúvida foi de um dos nossos seguidores, que perguntou: “Bom dia. Posso fazer esse tipo de emenda de cabo de 10 mm² dentro do eletroduto?”

Uma emenda nunca pode ser feita dentro do eletroduto!

Emenda de Cabos com Conector Split Bolt

NÃO faça emendas dentro de Eletrodutos. É incorreto e gera risco de Incêndio!

Para uma resposta mais completa temos um vídeo inteiro no canal do Mundo da Elétrica, onde explicamos que uma emenda nunca pode estar dentro de um eletroduto. É importante entender porque a emenda deve ser feita nas caixas de passagens ou quadros de distribuição.

Um dos motivos para isso é que em caso de falhas na emenda, é mais fácil dar manutenção com as emendas fora do eletroduto. A caixa de passagem possibilita um acesso melhor para isso.

Emenda de Cabos com Conector Split Bolt.

As emendas feitas nas caixas de passagem facilitam a manutenção e diminuem o risco de Incêndio dentro dos Eletrodutos!

Emenda de Três Cabos?

A segunda pergunta foi a seguinte: “Uma dúvida, se caso for fazer uma emenda com três cabos, como faria?”

O processo é bem simples, basta decapar os três cabos que serão emendados, e em seguida colocá-los dentro do conector split bolt.

É possível colocar tanto os 3 cabos do mesmo lado quanto colocar algum dos cabos do outro lado, como em uma emenda de prolongamento.

Emenda de Cabos com Conector Split Bolt

Conector Split Bolt para Emenda com Três Cabos.

Nesse tipo de conector é possível colocar mais que três cabos, sempre lembrando que o conector deve suportar a seção de todos os cabos juntos!

Emenda de Cabos com Conector Split Bolt

É possível colocar vários Cabos no Conector Split Bolt!

Split Bolt para Derivação?

A terceira pergunta foi essa: “Henrique, posso utilizar o split bolt para derivar um cabo em uma linha principal, como se fosse um conector de derivação?

Uma das utilizações para este terminal é exatamente esta! Então, podemos sim usar como terminal de derivação.

Para isso, o primeiro passo é decapar o cabo principal. Ao decapar o cabo no meio, é importante tomar cuidado para não romper os fios do cabo, isso evita que o cabo perca sua seção original.

Em seguida, devemos decapar também o cabo que vai ser acrescentado na derivação. Depois, devemos retirar toda a rosca do conector e passá-lo pelo cabo principal. Acrescente o cabo da derivação, e em seguida realize o aperto do conector.

Emenda de Cabos com Conector Split Bolt

Conector Split Bolt para Emenda de Derivação.

Sempre que fizer emendas usando este tipo de conector, é importante usar fita de alta fusão e em seguida aplicar uma camada de fita isolante comum.

Emenda de Cabos com Conector Split Bolt

O isolamento para esta emenda necessita da Fita de Alta Fusão e da Fita Isolante comum para uma maior proteção.

Um detalhe importante é que estas três dicas também são válidas para cabos com seção maior que 10mm².

Já que estamos no assunto de cabos de grande seção, você já se deparou com um cabo que tem a bitola maior que o conector do disjuntor? O que faria nesse caso?

Para ajudar e evitar as gambiarras na hora do desespero, o Mundo da Elétrica fez este vídeo abaixo, onde ensinamos como resolver esse problema rapidamente, vale a pena assistir!

Sabia dessas dicas, conhecia estes conectores? Esse vídeo te ensinou algo sobre emenda de cabos grossos? Deixe nos comentários a sua dúvida e compartilhe este artigo com a sua opinião. Nos acompanhe nas redes sociais do Mundo da Elétrica e nos sites também para ver conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)