Bitola de cabos, como identificar?

O que fazer quando você olha para o cabo e não sabe se ele é 2,5mm², 4,0mm², 6,0mm² ou de outro seção, como identificar? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai mostrar como identificar cabos elétricos de três formas bem simples. Vamos lá pessoal!

O que é seção?

A seção transversal do cabo é a medida da área de um corte do cabo. Se você olhar o cabo de frente, a seção é a área desta face do cabo. Muita gente fala que seção é a grossura do cabo, e apesar de isso ser bem comum não é a melhor definição. A grossura do cabo na verdade é o diâmetro do cabo, vamos detalhar esta definição na terceira forma de identificação.

Existem três formas de identificar um cabo e elas são, por leitura, comparação e medição.

Por leitura

Por norma todo cabo tem que ter gravado no corpo do cabo a sua seção transversal. Neste caso basta ler no cabo qual seção é, mas nem sempre é fácil ler essa informação, pois as vezes ela se desgasta e fica difícil fazer a leitura. Outra situação que impede a identificação por este método é quando o cabo já está instalado e a gravação com as informações está dentro do eletroduto, ficando impossível de ler.

Como identificar cabos lendo?

Identificação de cabos pela leitura!

Por comparação

A segunda forma de identificar o cabo é bem simples e prática! Basta comparar o cabo que você quer identificar com um cabo que você tenha certeza da seção, veja se a seção de um cabo condiz com a do outro, se sim a seção é a mesma.

Como identificar cabos comparando?

Identificação de cabos por comparação!

Por medição

A terceira forma de identificar o cabo é usando um paquímetro para medir o diâmetro do cabo. Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo.

Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.

Isso não quer dizer que este cabo não é de 2,5mm², pois como foi dito anteriormente, a seção e o diâmetro são coisas diferentes.

Seção e diâmetro são diferentes

Diferença entre seção e diâmetro de um cabo. Entenda!

O diâmetro de um cabo é encontrado através da fórmula:

Fórmula de diâmetro.

Diâmetro é igual à raiz quadrada da multiplicação da área da seção transversal, vezes quatro, dividido por pi.

Pode parecer bem complicado, mas para facilitar vamos colocar aqui uma tabela com os valores do diâmetro de cabos até 16mm² de seção, para que você não precise fazer essa conta.

Identificação de cabos na tabela

Tabela de seção e diâmetro de cabos!

Com esse método do paquímetro também é possível identificar se o cabo está dentro da norma. Caso o diâmetro seja menor que o indicado na tabela, o cabo não está normatizado com a quantidade de cobre correta para a seção.

Exemplos de medição

Iremos mostrar dois exemplos de medição do cabo, um com um cabo de 2,5mm² e outro com 5mm².

Quando fazemos a medição de um cabo de 2,5mm² com o paquímetro, encontramos uma medida de diâmetro bem próxima de 2mm, e quando olhamos na tabela o cabo de 2,5mm² tem diâmetro de 1,73.

Cabo de 2,5mm² sendo medido

Medição de cabo de 2,5mm² e diâmetro na tabela.

No caso de um cabo de 5mm², usando o paquímetro podemos achar um diâmetro bem próximo de 5mm, consultando a tabela vemos que o cabo de 16mm² tem um diâmetro de 4,52mm.

Cabo de 5mm² sendo medido

Medição de cabo de 5mm² e diâmetro na tabela.

Os valores sempre serão para mais ao analisar a tabela, no caso a leitura do paquímetro foi 5mm que é maior que os 4,52 do cabo de 16mm²

Agora ficou fácil de identificar os cabos elétricos e ainda descobrir se eles estão fora da especificação de norma. Contudo, mesmo sabendo identificar a seção de um cabo, é de suma importância saber dimensionar corretamente um cabo, e para isso aconselhamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que vai te ensinar muito bem!

Saber identificar a seção de um cabo elétrico pode ser de grande ajuda para um eletricista! Esperamos ter esclarecido sobre este assunto, mas conte para nós aqui nos comentários o que você achou deste artigo e se tem alguma dúvida, deixe aqui para te respondermos. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para saber tudo sobre eletricidade! Não se esqueça de nos acompanhar nas nossas redes sociais.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário