Linha de cerol corta fio elétrico? Nós testamos isso!

Apesar da linha de cerol ser proibida pelo Estado, ainda há muitas pessoas (em sua maioria adolescentes) que usam ela. Isso é um erro gravíssimo e pode gerar vários acidentes. Será que é possível cortar um fio elétrico com uma linha de cerol?

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai mostrar um caso onde isso aconteceu e vai te mostrar na prática se é possível cortar um fio elétrico com uma linha de cerol ou uma linha chilena. Então, vamos lá pessoal!

Caso de Eletrocussão e Proibição do Cerol!

Mais uma vez foi anunciada no noticiário uma morte que aconteceu devido a um eletrocutamento na rede elétrica em alta tensão. Neste caso, na região metropolitana de Belo Horizonte uma linha de cerol cortou um cabo de distribuição de energia. Este cabo caiu sobre um motoqueiro que estava passando e o eletrocutou na hora.

Nós recebemos várias mensagens perguntando se era possível uma linha de cerol cortar um cabo de alumínio ou mesmo um cabo de cobre. Grande parte dos comentários da reportagem eram de pessoas afirmando que não era possível uma linha cortar o cobre ou o alumínio. E por isso resolvemos fazer o teste para ver o resultado.

É muito comum em uma breve caminhada pela rua, você perceber inúmeras pipas e papagaios presos aos cabos elétricos, basta dar uma volta em seu bairro olhando para os postes que vai ser possível chegar a esta conclusão.

Independente do corte de um cabo ou não, já é provado em inúmeras reportagens que a linha com cerol pode provocar vários acidentes fatais como por exemplo, cortes no pescoço e amputação de membros. Então, independente do resultado do corte do cabo, o uso de cerol ou linhas feitas para corte como as linhas chilenas é proibido!

Veja o teste na prática!

Através de um teste feito com uma linha chilena em um cabo de 10mm² de alumínio e em um cabo de cobre também de 10mm², foi possível descobrir se a linha corta ou não o fio!

É importante frisar que nem sempre a mesma linha corta todo o cabo. Porém, outras linhas podem entrar em um corte que já foi iniciado e finalizar o corte do cabo elétrico, que é o mais provável de acontecer.

As linhas do tipo chilena são feitas com base em óxido de alumínio, que é um material condutor de eletricidade. Neste caso o risco de choque elétrico aumenta ainda mais, assim como o cerol feito com pó de ferro.

Vale lembrar que nós não indicamos que você realize estes testes em casa, mas ainda sim se você for fazê-los, esteja devidamente protegido com EPIs contra corte.

Primeiro nós realizamos o teste com o cabo de alumínio de 10mm².

Veja que a Linha corta um Fio Elétrico de Alumínio sim!

Teste de corte da Linha Chilena em um Cabo de Alumínio de 10mm²

Veja acima que a linha conseguiu cortar o cabo de alumínio, o que demonstra claramente o seu poder de corte!

Após isso, testamos o cabo de cobre de 10mm².

Veja que a Linha corta um Fio Elétrico de Alumínio sim!

Teste de corte da Linha Chilena em um Cabo de Alumínio de 10mm²

Apesar de ter sido mais difícil de cortar, a linha chilena conseguiu romper um cabo de cobre!

Caso você presencie um caso de cabo elétrico rompido, nunca se aproxime ou tente manusear o cabo! Mesmo utilizando objetos aparentemente não condutores como por exemplo, tubos de plástico, galhos de árvore, madeiras, etc. O correto é ligar para a emergência e notificar o ocorrido.

Mesmo em caso de pessoas acidentadas, não se aproxime com o circuito energizado. Para aprender como proceder nestes casos, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Ter esse conhecimento pode salvar uma vida! Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e nos siga nas nossas! Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários e te responderemos. Não perca tempo e continue acessando os vários artigos do site Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário