Você sabe como a energia elétrica chega na sua residência? A eletricidade é transportada até nós através do Sistema Elétrico de Potência, o famoso SEP! Neste artigo o Mundo da Elétrica vai mostrar uma visão geral desse sistema e te explicar como essa energia chega até você. Vamos lá pessoal!

Antes de começarmos a explicar, trouxemos uma curiosidade sobre o sistema elétrico de potência do Brasil! Você sabia que o brasil tem aproximadamente 89.297,9 km de linhas de transmissão em funcionamento? Esse número gigantesco é maior que o dobro da circunferência do planeta terra.

Além desta, existem muitas outras curiosidades e números gigantes sobre o sistema elétrico do Brasil que é um dos maiores do mundo.

Veja o que é SEP(Sistema Elétrico de Potência)!

O que é Sistema Elétrico de Potência? Entenda!

O que é o sistema elétrico de potência?

O Sistema Elétrico de Potência também conhecido pela sigla SEP é o conjunto de equipamentos que operam de uma maneira coordenada, partindo da geração de energia elétrica até o seu consumo.

Vale lembrar que isso passa pelos sistemas de transmissão e distribuição da rede elétrica de forma a fornecer energia elétrica, mantendo o melhor padrão de qualidade possível.

Qual caminho a eletricidade faz até minha residência?

Saindo das usinas hidroelétricas que é o tipo mais comum do nosso sistema elétrico de potência, a energia passa pelos milhares de quilômetros de linhas de transmissão, milhares de subestações e 63 concessionárias de energia elétrica antes de chegar às mais de 86 milhões unidades consumidoras. Toda essa malha forma o sistema elétrico de potência no Brasil.

Etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia.

Caminho da Eletricidade até sua residência!

Qual é a função do SEP?

A função principal de um SEP é garantir que os consumidores residenciais, comerciais ou industriais vão receber toda a energia elétrica que precisarem.

O Brasil tem uma característica muito importante, todo o sistema elétrico de potência é interligado, ou seja, todos os estados e a grande maioria do território nacional está interligado no mesmo sistema elétrico.

Além de toda essa estrutura física gigantesca, existem vários órgãos do governo e empresas para organizar e garantir que todo o sistema funcionará de forma correta.

Órgãos Organizadores

O principal órgão organizador do SEP é o ministério de minas e energia, mas temos também ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Conselho Nacional de Política Energética, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e vários outros.

Concessionárias de Energia

O contato que o consumidor tem com o sistema elétrico de potência são as concessionárias de energia.

A concessionária disponibiliza uma ponte de ligação da instalação elétrica com o sistema elétrico. E a concessionária também é a responsável por cobrar pela utilização da energia elétrica gerada lá nas usinas de geração que ficam na outra ponta do sistema elétrico de potência.

No valor que você paga pela energia elétrica para a concessionária está presente o valor correspondente às taxas que mantém todo o sistema elétrico! Tem uma taxa pelo transporte da energia elétrica, um valor para investimento em pesquisa e desenvolvimento do sistema elétrico e várias outras taxas embutidas.

Para quem faz ou vai fazer engenharia elétrica existe uma matéria inteira sobre SEP. Nesta matéria é estudado o funcionamento do Sistema Elétrico de Potência, quais equipamentos são usados e como são configurados, além de aprender como analisar e melhorar este sistema.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o SEP, que tal aprender mais sobre a história da eletricidade? Para isso indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que fala sobre a primeira usina de geração elétrica! Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.

Este é o panorama geral sobre o SEP, esperamos que vocês tenham percebido a importância de entendermos o que é o SEP. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários e iremos responder você. Não se esqueça de deixar sua opinião sobre o artigo e continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de tudo sobre eletricidade!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)