Para um profissional trabalhar corretamente e ser reconhecido pelo trabalho bem feito, ele precisa estar fundamentado em normas e regras que definem a forma correta de um processo ou atividade.

Na elétrica não é diferente, para fazer um bom serviço nessa área é preciso seguir algumas normas, mas quais são elas? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar quais são as principais normas que devem ser seguidas para trabalhar com eletricidade. Vamos lá pessoal!

Quais normas devo seguir?

No site do Mundo da Elétrica falamos constantemente sobre as normas, e algumas pessoas nos perguntam quais são as normas que o profissional da área da elétrica deve conhecer. A resposta para essa pergunta é sempre a mesma! Um profissional do Mundo da Elétrica deve conhecer e consultar pelo menos essas 3 normas principais.

Qualquer profissional da elétrica que preste um serviço de projeto, instalação ou manutenção elétrica deve seguir as normas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, caso aconteça algum acidente elétrico ou caso uma instalação apresente problemas devido ao não cumprimento das normas, o profissional responsável pode ser penalizado judicialmente. Portanto, seguir as normas é muito mais do que um dever, é uma obrigação!

NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Veja esta norma de baixa tensão.

NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão

A primeira norma que o eletricista deve conhecer é a NBR 5410, que foi criada pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) e é a norma sobre instalações elétricas de baixa tensão. Esta norma dita todas as regras para que as instalações elétricas em baixa tensão sejam realizadas corretamente e tenham um funcionamento seguro e eficiente.

Todos os materiais de estudo, livros e apostilas de cursos de elétrica devem estar de acordo com a NBR 5410, pois ela é a norma que estabelece os parâmetros que padronizam as instalações elétricas.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Veja esta norma de segurança na eletricidade.

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade!

A segunda norma que o eletricista deve conhecer é a NR 10, que fala da segurança em instalações e serviços em eletricidade. A Norma Regulamentadora 10 trata especificamente da parte de segurança nas instalações elétricas, e ensina também sobre primeiros socorros. Existe um treinamento desta Norma elaborada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) obrigatório para os eletricistas.

O objetivo da NR 10 é prevenir e garantir que não haja acidentes em nenhuma etapa do trabalho em eletricidade, seja na etapa do projeto, na instalação, nos testes, na operação ou na manutenção das instalações elétricas.

A NR 10 é amparada por leis, tanto da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), quanto do Código de Defesa do Consumidor.

Norma de Instalação das Concessionárias

Veja a norma da concessionária para trabalhar!

A norma de Instalação da Concessionária é muito importante e varia de região para região!

A terceira norma que todo profissional do Mundo da Elétrica deve conhecer é a norma de instalação da concessionária local.

Cada região do Brasil tem características variadas com relação ao sistema elétrico como por exemplo, os estados do país e seus diferentes níveis de tensão elétrica. Por isso as concessionárias têm normas para a conexão das instalações elétricas à rede elétrica da concessionária, seja a conexão de casas, comércios ou indústrias.

O eletricista é o principal elo de comunicação entre o cliente e a concessionária no que diz respeito à instalação e ao projeto dos padrões de entrada. Por isso é tão importante conhecer a norma de instalação da concessionária local.

Conhecer normas e regras que definem um procedimento seguro e eficiente de alguma atividade é muito importante. Para você aumentar o seu conhecimento nessa área, indicamos que assista este vídeo do canal Mundo da Elétrica que vai te ensinar sobre as normas ABNT! Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever.

Gostou dessa informação? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para informar mais pessoas e nos ajudar com a divulgação! Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto ou uma sugestão para o site, deixe aqui nos comentários e iremos te responder. Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para se destacar como um profissional de qualidade!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)