Apesar de ser um problema muito conhecido e que oferece muitos riscos para as instalações, muitas pessoas ainda não sabem o que é uma sobrecarga elétrica. Mas fique tranquilo se você não conhece, pois neste artigo do Mundo da Elétrica o tema é justamente este. Então, vamos lá pessoal!

Sobrecarga: O que é?

A sobrecarga elétrica é o aumento da corrente elétrica em um circuito. Isso acontece quando muitas cargas são ligadas no mesmo circuito, ou seja, quando muitos aparelhos elétricos estão ligados ao mesmo tempo.

O principal motivo de haver uma sobrecarga em uma instalação é o dimensionamento incorreto dos cabos e/ou dispositivos de proteção.

Descubra o que é sobrecarga e seus sinais.

Sobrecarga: O que é e o por que acontece?

Com o passar dos anos, a quantidade de eletrodomésticos em uma casa mudou bastante, hoje temos muito mais eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos em uma casa. Essa grande quantidade faz com que haja cada vez mais sobrecargas nas residências.

Este problema é ainda mais grave quando pensamos que o brasileiro infelizmente não tem o hábito de fazer manutenções regulares na instalação elétrica, e em grande parte dos casos não fazem o novo dimensionamento da instalação elétrica quando os novos aparelhos são instalados.

Sinais de Sobrecarga na Instalação

Descubra o que é sobrecarga e seus sinais.

Sobrecarga: Quais são os sinais?

Portanto, se a instalação elétrica for dimensionada corretamente e bem executada, o primeiro sinal de sobrecarga que irá aparecer é o desarmamento do disjuntor de proteção!

Quando um aparelho que aumenta a corrente do circuito acima do limite da corrente para a qual o disjuntor foi dimensionado é ligado, o disjuntor desarma, indicando uma sobrecorrente e protegendo a instalação elétrica.

Como nem todas as casas possuem um bom dimensionamento, o próximo sinal de sobrecarga é o aquecimento dos cabos, que pode ser notado quando os cabos ficam ressecados e quando no ambiente há um cheiro de cabo queimado.

A redução da luminosidade no momento em que se liga um aparelho de grande potência é mais um sinal de sobrecarga. Por isso é fundamental comprar eletrodomésticos e eletrônicos com a potência compatível com a da residência.

Outro sinal muito comum de sobrecarga e aquecimento é quando os plugues das tomadas ficam escurecidos, como se estivessem começando a queimar.

As casas antigas, normalmente possuem uma maior chance de sobrecarga, por isso é importante fazer uma manutenção preventiva, além de sempre observar os aspectos físicos das tomadas e cabos dos circuitos elétricos do seu imóvel!

A melhor maneira de garantir um serviço e manutenção adequada é contratar profissionais da elétrica com uma boa qualificação! Porque além da formação, eles têm a experiência para analisar e realizar os serviços corretos na instalação elétrica.

Eletricista precisa conhecer a sobrecarga?

Para o profissional do Mundo da Elétrica, é muito importante conhecer os indícios de sobrecarga, porque assim é mais fácil passar o diagnóstico ao cliente.

Uma dica para evitar a sobrecarga é não usar benjamins, filtros de linhas ou T’s, porque com estes acessórios a quantidade de aparelhos ligados à uma mesma tomada aumenta e o risco de sobrecarga é altíssimo!

Além da sobrecarga, outro problema que é perigoso é o curto-circuito. E para você conhecer tudo sobre ele, veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica. Ele vai te ensinar sobre curto-circuito e sobrecarga, complementando os conhecimentos que você conseguiu neste artigo.

Nos ajude na divulgação deste artigo compartilhando ele com os seus amigos! Se tiver ficado alguma dúvida relacionada a sobrecarga, é só deixar aqui nos comentários. Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica e não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para ter acesso à conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)