Aumento de carga! Como trocar disjuntor geral?

Ao passar do tempo e com o avanço da tecnologia, é comum que a quantidade de equipamentos elétricos em uma residência aumente e a demanda da instalação cresça. Porém, é um problema quando isso ocorre sem que os disjuntores acompanhem o aumento de carga. Neste caso os disjuntores começam a desarmar por sobrecarga, então o que fazer quando isso acontece? Para te ajudar com essa dúvida o Mundo da Elétrica escreveu este artigo. Vamos lá pessoal!

Imagine o seguinte exemplo! Em uma residência, será instalado um chuveiro de 5500W na tensão de 127V, realizando o cálculo de dimensionamento, percebeu-se que esse chuveiro pede um disjuntor de 45A, mas no padrão está instalado um disjuntor de 40A.

O que é necessário fazer nesta casa para que seja instalado o chuveiro de forma segura? A resposta é simples! O correto é solicitar para a concessionária um aumento de carga.

Como fazer um aumento de carga

Como solicitar um Aumento de Carga para minha Residência?

Aumento de Carga

O aumento de carga é solicitado junto à concessionária, através de um formulário para justificar esse aumento. Neste formulário é feito um levantamento da potência dos equipamentos instalados, e com base neste formulário preenchido a concessionária autoriza ou não a troca do disjuntor.

O maior problema do aumento de carga da instalação é saber se os cabos que já estão instalados vão suportar a corrente do novo disjuntor, ou se também será necessário trocar os cabos principais que alimentam o QDC. Também é necessário analisar se os cabos do circuito do chuveiro também devem ser trocados, que é o caso do nosso exemplo.

Infelizmente é bastante comum se deparar com instalações em que o cabo principal não está dimensionado corretamente para a demanda do disjuntor do padrão de energia. Com isso, o que acaba acontecendo é aquecimento excessivo e o derretimento dos cabos.

O que aconteceu para ficar assim?

Cabos Derretidos por Sobretensão e Sobreaquecimento!

Processo de Troca do Disjuntor

Para conseguir trocar o seu disjuntor do padrão, basta seguir os passos abaixo.

Primeiro passo

Faça um levantamento de todos os equipamentos instalados na sua residência e preencha o formulário de aumento de carga da concessionária.

Segundo passo

Solicite a troca do disjuntor do padrão junto à sua concessionária. Vale lembrar que a compra do disjuntor é responsabilidade do usuário, porém a troca é responsabilidade da concessionária.

Terceiro passo

Analise se o cabo principal da instalação está de acordo com a corrente total calculada para a nova demanda da instalação. Caso não esteja, é necessário realizar a troca do cabo principal.

Quarto passo

Faça o dimensionamento do disjuntor geral do QDC e faça a troca do disjuntor para que ele trabalhe em melhores condições.

Quinto passo

Avalie se os cabos do chuveiro suportam o chuveiro que vai ser instalado (este passo é aplicado ao nosso exemplo). Caso não suportem, será necessário trocar os cabos para outros com o dimensionamento correto.

Sexto passo

Aguarde o profissional da concessionária para desligar temporariamente a energia e cortar o lacre da concessionária. Depois do corte, realize a troca do disjuntor e também dos cabos se assim for necessário. Após isso, basta solicitar o religamento e pronto, a sua instalação recebeu um aumento de carga!

Conhecer e saber realizar este passo a passo é muito importante para todo eletricista, pois ele será o responsável por mostrar para o cliente como proceder para conseguir o aumento eficaz da demanda da instalação de forma segura!

Este é um serviço que poucos eletricistas fazem, os “profissionais” não instruídos acabam optando pela troca do disjuntor de qualquer maneira, o que acaba causando mais problemas para o dono da casa.

Viu como não é muito difícil solicitar e realizar o aumento de carga na sua residência ou para o seu cliente? Agora, para aprender o processo da parte da concessionária e reforçar o que foi aprendido neste artigo, aconselhamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que vai te ensinar mais sobre este processo de troca! Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal!

Conhece alguém que está precisando do aumento de carga? Compartilhe este artigo com esta pessoa e aproveite para compartilhar nas redes sociais também! Esperamos que tenha entendido como realizar este processo, mas caso ainda haja alguma dúvida sobre este assunto ou uma sugestão, deixe aqui nos comentários e iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário