Será que existem disjuntores diferentes para casas, comércios e indústrias? Você sabe o que é corrente elétrica de curto-circuito? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar sobre a diferença de disjuntores residenciais, comerciais e industriais.

Diferença entre Minidisjuntores

Muitos eletricistas não sabem que existe minidisjuntores diferentes, com curvas diferentes e que estas curvas fazem com que os disjuntores sejam usados em diferentes tipos de circuitos ou de aparelhos. Por isso resolvemos mostrar a diferença dos minidisjuntores que são usados nas residências, no comércio e na indústria.

Uma das grandes diferenças é que existem minidisjuntores com diferentes correntes de curto-circuitos. Abaixo temos dois minidisjuntores, um com corrente elétrica de curto-circuito de até 3kA, e outro com corrente de curto-circuito de até 6kA.

Uma das grandes diferenças é que existem minidisjuntores com diferentes correntes de curto circuitos.

Minidisjubtor de corrente elétrica de curto-circuito de 6kA e 3kA.

Independente da corrente elétrica de curto-circuito que os disjuntores atendem, ambos têm a mesma função que é proteção termomagnética para um circuito elétrico.

Aparentemente os minidisjuntores são muito parecidos, mas existem diferenças entre os disjuntores. A primeira diferença é na alavanca para manobra dos disjuntores, a alavanca do minidisjuntor de 3kA é pouco menor que a alavanca do minidisjuntor de 6kA. A segunda diferença física e proteção plástica dos parafusos de aperto dos polos, observe na imagem abaixo que no disjuntor de 6kA a proteção é um pouco mais alta.

Aparentemente os minidisjuntores são bastante parecidos, mas existem diferença entre os disjuntores.

Diferença entra as alavancas e proteção plástica do parafuso.

A proteção contra corrente de curto-circuito de 6kA faz com que o minidisjuntor seja mais robusto. Os minidisjuntores com proteção contra corrente elétrica de curto-circuito de 6kA, são utilizados em instalações residenciais de médio porte e principalmente, para instalações comerciais e de infraestrutura da construção civil, além das utilizações industriais onde o nível da corrente elétrica de curto-circuito pode atingir até 6 kA.

Os minidisjuntores de 6kA com correntes elétricas maiores são um pouco mais largos que o minidisjuntor DIN normal, mas isso é devido às suas características construtivas. Porém, mesmo sendo mais largos, ainda sim estes disjuntores são fixados em trilho DIN.

Os minidisjuntores de 6kA com correntes elétricas maiores são um pouco mais largos que o minidisjuntor DIN normal.

Mesmo sendo mais largos os minidisjuntores ainda são fixados em trilho DIN.

Corrente elétrica de curto-circuito

Existem alguns fatores que contribuem para aumentar a corrente de curto-circuito. O primeiro fator é a característica do transformador alimentador, as concessionárias de energia em suas respectivas normas técnicas, fornecem a corrente de curto-circuito (Icc) presumida no secundário dos transformadores.

Fornecem a corrente de curto-circuito (Icc) presumida no secundário dos transformadores.

Valores aproximados da corrente de curto-circuito no secundário de transformadores.

O segundo fator é o fator de potência de curto-circuito, para cada circuito existe um fator de potência da malha (loop) da corrente de curto-circuito.

Para cada circuito existe um fator de potência da malha (loop) da corrente de curto-circuito.

Fator de potência de curto-circuito.

O terceiro fator é o comprimento do circuito, sem o comprimento total do circuito fica difícil presumir com mais precisão o nível de curto-circuito, já que o comprimento é fator importante para a limitação.

Quanto maior o comprimento do seu circuito que parte do quadro de distribuição, menor será a corrente de curto-circuito.

Disjuntor mais próximo do transformador deve ter uma capacidade de interrupção maior.

Quanto maior o comprimento do seu circuito que parte do quadro de distribuição, menor será a corrente de curto-circuito, o mesmo ocorre com o inverso. Assim podemos concluir que o disjuntor mais próximo do transformador deve ter uma capacidade de interrupção maior, já que o comprimento entre eles poderá ser menor

E o quarto e último fator é a seção dos condutores, é necessário conhecer a seção dos condutores do circuito, tanto da alimentação geral, como dos circuitos secundários. Isso é muito importante porque a modificação das impedâncias do circuito interfere diretamente na corrente elétrica de curto-circuito.

Modificação das impedâncias do circuito interfere diretamente na corrente elétrica de curto-circuito.

Seção dos condutores, alimentação geral, como dos circuitos secundários.

Nos projetos elétricos sempre deve estar discriminado nas tabelas de disjuntores qual a corrente de curto-circuito do disjuntor que vai ser usado.

O curto-circuito é uma falha elétrica extremamente agressiva, a escolha errada do disjuntor baseado na corrente de curto-circuito pode causar um incêndio, e se o curto-circuito causar uma corrente mais alta do que o disjuntor suporta, ele pode até explodir.

Todos disjuntores devem ser testados e acreditados pelo Inmetro. Sempre é possível verificar em cada disjuntor o selo de conformidade com os testes do Inmetro.

Preço

Os minidisjuntores de 6kA tem um preço maior que os minidisjuntores de 3kA devido à sua construção interna ser mais robusta. Portanto, esta é uma característica que deve ser bem observada na hora da compra de material.

Sempre falamos aqui no site sobre o barato que pode sair caro, e a corrente de curto-circuito é uma característica importante que deve ser levada muito a sério na hora compra do material. Economizar na proteção é uma péssima escolha, e isso pode causar graves acidentes em uma instalação elétrica.

O profissional deve conhecer todas as características dos materiais e componentes elétricos, pois o eletricista é o responsável na maioria das vezes pela compra do material elétrico, além da importância de informar e tirar as dúvidas dos clientes.

A corrente elétrica de curto-circuito é uma das principais características dos minidisjuntores, porém são poucos eletricistas que sabem o que é corrente de curto-circuito. Neste vídeo do Mundo da Elétrica explicamos o que é corrente de curto-circuito vale apena conferir, porque um bom profissional é aquele que está sempre informado.

No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)