Montagem de painel elétrico, principais problemas e soluções.

Você já montou quadros de distribuição, quadros elétricos ou quadros de comandos na sua vida? Se sim, nesses trabalhos com certeza você já se deparou com muitos problemas em montagem de quadro.

Pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai mostrar os 5 problemas mais comuns sobre montagem de quadro elétrico e como resolvê-los sem sofrer ou passar raiva. Então, vamos lá pessoal!

Disjuntores Desalinhados

Quem monta quadro de distribuição, com certeza já se deparou com aquela salada de frutas de disjuntores, DPS e IDR de vários fabricantes diferentes.

Usar componentes de vários fabricantes no mesmo quadro não é um problema, desde que estejam bem dimensionados. O nosso primeiro problema é que muitas vezes os componentes podem ficar desalinhados.

No quadro da imagem abaixo, nós usamos duas marcas de disjuntores diferentes, e dá para ver bem esse desalinhamento!

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Problemas de Desalinhamento dos Disjuntores.

Na hora de colocar o espelho de proteção é que fica mais nítido o problema aparecendo, e a estética do quadro fica um horror.

E uma dica importante para todos os eletricistas: para o cliente leigo, a estética é um fator determinante, pois é “aquilo que ele vê”!

Polo dos Disjuntores

O segundo problema são os polos diferentes dos componentes, o que também tem a ver com os componentes ficarem desalinhados.

No caso dos dois disjuntores da imagem abaixo, a distância entre os polos é grande. E como esses dois disjuntores são fixados em um trilho DIN e as carcaças têm tamanhos diferentes, os polos ficam em posições diferentes.

Quando colocamos uma escala nos polos, essa distância fica perfeitamente visível. E não é só a distância dos polos para o centro do disjuntor, mas também a altura dos polos em relação a base do trilho. Veja como o barramento pente fica fixado usando disjuntores diferentes.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Problemas com os Polos dos Disjuntores.

Esse segundo problema também agrava muito a estética do quadro quando colocamos o espelho de proteção.

Realizar Manutenção

O terceiro problema é na hora de tirar os disjuntores do QDC em caso de manutenção. Quem nunca montou ou deu manutenção em um quadro deve achar que é a coisa mais simples do mundo.

Se você acha que é só puxar a trava do disjuntor e desencaixar, você está errado! O disjuntor fica travado no barramento e é preciso desapertar todos os disjuntores conectados no mesmo barramento.

Isso acontece porque o disjuntor fica fixo no trilho DIN, junto com todos os outros, e para retirar o disjuntor é preciso empurrar ele para frente.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Problema na Manutenção de Disjuntores conectados ao Barramento.

Ou seja, para trocar um disjuntor só, tem que desapertar todos os parafusos, todos os disjuntores, trocar o disjuntor desejado e depois reapertar todos os outros.

Disjuntor Geral

Assim como os mini disjuntores, os disjuntores gerais em caixa moldada também têm problemas com relação aos polos, tanto na distância dos polos quanto na altura.

Para fazer a conexão dos disjuntores caixa moldada com os parciais dos circuitos, normalmente é usado o barramento espinha de peixe.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Problemas na Instalação de Disjuntores Gerais em Caixa Moldada.

Quando o quadro é montado pela primeira vez é simples, você regula a distância do disjuntor para o barramento e faz a furação para fixar.

Mas e quando você precisa substituir o disjuntor por um modelo diferente? É aí que a situação fica tensa!

Altura do Disjuntor

Na hora de dar manutenção, a altura dos disjuntores caixa moldada também é um problema!

Quando o disjuntor é diferente, tanto a altura dos polos quanto a altura para fixar o espelho de proteção mudam.

Em certas situações esse problema pode mudar toda a estética do quadro.

Soluções

Atualmente, muitos fabricantes estão se preocupando mais com a dificuldade de instalação dos seus produtos, e por isso, eles estão fabricando quadros com muitas facilidades para ajudar o eletricista!

Como solução do primeiro problema, já existem quadros que têm janelas individuais. Ou seja, antes o espelho que era um só, agora é individual para cada polo de disjuntor.

É possível abrir e fechar as janelas individualmente, e isso melhora demais a estética do quadro, além de resolver um outro problema que é quando você perde ou quebra a tampa de proteção.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Janelas Individuais para Acabamento no Quadro Elétrico!

O segundo problema se resolve com os quadros que substituíram os trilhos únicos por um pedaço de trilho para cada disjuntor!

Dessa forma, é possível fixar eles de forma diferente, para poder alinhar os disjuntores e principalmente para alinhar os polos dos disjuntores.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Trilho Móvel para Fixação de Disjuntores!

Isso resolve não só o problema de alinhamento, mas também o terceiro problema, que é tirar o disjuntor para manutenção.

Com estes trilhos, basta desparafusar o disjuntor, arrastar o trilho para trás e em seguida retirar o disjunto pela trava.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Fácil Manutenção com Trilho Móvel!

Além da regulagem de distância nos trilhos para os disjuntores parciais, há também a regulagem para o disjuntor geral.

Para facilitar a vida dos eletricistas e resolver o quarto problema, os fabricantes fizeram travas reguláveis e furos oblongos na placa de fixação do disjuntor geral do tipo caixa moldada!

Para os disjuntores caixa moldada, a furação de fixação pode variar bastante. Por isso, essa placa com furos reguláveis é uma vantagem incrível.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Furação Oblonga e Regulável para Fixação do Disjuntor Caixa Moldada.

Além das travas e furos reguláveis, alguns quadros também têm regulagens de altura para as placas. E no caso do disjuntor geral em caixa moldada, isso resolve o quinto problema, que era da altura dos polos.

Problemas e Soluções na Instalação de Painéis Elétricos!

Regulagem de Altura das Placas para Disjuntor Caixa Moldada.

Falando em disjuntor em caixa moldada, você o conhece? Se quiser aprender sobre esse disjuntor e o disjuntor aberto, veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica!

Se tiver ficado alguma dúvida, não tenha vergonha de deixar aqui nos comentários, assim poderemos te responder ou fazer um artigo sobre o tema que você indicou!

Continue acompanhando a gente aqui no site e nos siga nas redes sociais do Mundo da Elétrica para ver conteúdos exclusivos! E não se esqueça de compartilhar o artigo.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário