Hoje em dia o chuveiro é um aparelho indispensável para a vivência humana. Afinal, quem não gosta de tomar um bom banho? Seja depois de um dia cansativo de trabalho ou apenas se der vontade, um banho é algo relaxante para o corpo e também para a mente. E para um bom banho o chuveiro tem que ter sido bem instalado, para não atrapalhar esse momento tão esperado.

Mas afinal, como instalar um chuveiro elétrico da maneira certa? Parece ser uma coisa bem simples, pois é apenas conectar os fios e pronto, não é mesmo? Apesar de parecer algo fácil de se fazer, existem alguns fatores que interferem no processo de instalação e que necessitam de atenção para que não ocorra nenhum tipo de acidente ou imprevisto.

É importante destacar que a tensão do chuveiro, a tensão do circuito, a pressão da água e o disjuntor são pontos indispensáveis para ter uma instalação correta e segura do seu chuveiro. Para que não haja vidas em risco, iremos ensinar como instalar um chuveiro!

127v ou 220v? Qual a diferença?

Apesar de muitas pessoas pensarem que um chuveiro 220V economiza energia, o gasto de energia de um chuveiro 127V e de um chuveiro 220V é o mesmo.

O que afeta o consumo de energia é a potência de um chuveiro! Se você usar um chuveiro de 3200W e trocá-lo por um de 5500W, pode ter certeza que a sua conta de luz aumentará, independentemente de ser 127V ou 220V.

Um fator que decide qual chuveiro você deve escolher é a tensão de alimentação do local de instalação, isso se dá por qual tensão a distribuidora de energia fornece para o local e o circuito elétrico que foi feito. Caso você não saiba a tensão do local de instalação, aconselha-se a usar um multímetro para descobrir.

Qual disjuntor escolher?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico de proteção de circuitos que age monitorando a passagem de corrente elétrica, e quando essa passagem ultrapassa o seu valor nominal ele interrompe o circuito, impedindo a passagem de corrente.

A escolha ideal do disjuntor para chuveiro é um dos principais fatores para o bom funcionamento do mesmo. O dimensionamento de um disjuntor feito de forma errada pode ocasionar muitos problemas como o desarme do disjuntor, que é o mais comum.

Para a escolha do disjuntor correto devemos saber a corrente máxima que ele pode suportar, e essa corrente tem que estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro. Para saber isso, basta pegar a potência máxima do chuveiro e dividir pela tensão de alimentação do circuito.

Além de saber dimensionar um disjuntor, o dimensionamento de cabos é outro fator super importante para que não haja nenhum acidente ou prejuízo que coloque vidas em risco.

Por exemplo, para calcular a corrente necessária para um chuveiro com potência máxima de 4500W e tendo como tensão de alimentação 127v, basta pegar a potência que é 4500 e dividir por 127, o que resultará em aproximadamente 35A. Conforme o exemplo abaixo.

Calculo da corrente para o exemplo

Cálculo de corrente elétrica conforme o exemplo

O valor de seleção para o disjuntor correto não pode ser menor que a corrente que passará por ele e nem muito maior, sendo assim o valor que mais se aproxima da corrente para este disjuntor do exemplo é 40A com um fio de 6mm². Confira a tabela de disjuntores abaixo para facilitar sua escolha.

Tabela de disjuntores e DR

Tabela Nominal de Disjuntores e Dispositivo DR

Instalação do chuveiro: A pressão da água importa?

Em apartamentos que ficam na parte mais alta de edifícios, a água costuma chegar com pouca pressão mesmo que os chuveiros não possuam redutores de pressão, e isso pode ser um problema na hora do banho. Para resolver isso temos o pressurizador de chuveiro.

O pressurizador é um aparelho que utiliza a mesma corrente elétrica do chuveiro e é ligado junto com o registro, tem a função de impulsionar a água aumentando pressão e o volume de água. O pressurizador de água evita problemas como o superaquecimento do chuveiro por falta de pressão, o que diminuiria a vida útil das resistências.

Processo de instalação do chuveiro

Agora que já sabemos todos os fatores para uma instalação eficaz de um chuveiro, veremos o passo a passo da instalação, descrevendo todos os passos a fim de reduzir as possíveis dúvidas. Vamos começar?

Antes de fazer qualquer coisa que envolva eletricidade é de suma importância desligar o disjuntor responsável pelo circuito do chuveiro ou o disjuntor geral e verificar se ainda há passagem de energia utilizando uma chave de teste ou um multímetro.

Depois de ter certeza que não tem passagem de energia, o primeiro passo é desencapar os cabos da instalação e do chuveiro utilizando um alicate decapador. Conecte os cabos de alimentação e do chuveiro ao conector. Lembre-se de manter fase com fase, neutro com neutro e terra com terra. Caso a instalação não tenha terra, apenas isole o cabo terra e o mantenha fora de alcance.

Para os conectores, é indicado usar um conector wago ou um conector de porcelana, há também a possibilidade de fazer emenda nos fios, porém pode causar um grande aquecimento no ponto, o que pode comprometer a instalação.

Cuidado na hora de ligar !

Após realizar a ligação de todos os cabos, coloque o chuveiro na posição desligado antes de religar a energia e abra todo o registro por um tempo. Isso vai fazer com que o reservatório diafragma do chuveiro encha de água e evite de queimar a resistência, o que aconteceria se o chuveiro fosse ligado sem ter água dentro.

Agora ligue a energia, coloque o chuveiro na sua posição de preferência e verifique se está funcionando corretamente, caso esteja tudo certo, pode aproveitar seu merecido banho e relaxar.

Para dar profundidade aos conhecimentos adquiridos neste artigo, veja o vídeo abaixo sobre disjuntores para chuveiro do canal do Mundo da Elétrica. Esse vídeo é de muita importância pois mostra na prática como escolher o disjuntor certo para sua instalação e dá muitas dicas sobre o assunto. Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de vários conteúdos com diversos temas além deste. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)