Como trocar um CHUVEIRO ELÉTRICO

Um chuveiro elétrico é um aparelho quase indispensável por todos atualmente. Seja por qual motivo for, sempre é bom tomar um bom banho, é um momento único e privado que relaxa o corpo e a mente. Mas para tomar um banho relaxante é necessário um chuveiro adequado, e para isso saber trocar um chuveiro é essencial.

Cuidados e precauções antes de trocar um chuveiro

Se você não se sente capacitado para trocar um chuveiro não se arrisque, eletricidade é coisa séria e pode causar sérios acidentes.

Como em qualquer instalação, o primeiro passo a se fazer antes de mexer com eletricidade é desligar a fonte de energia do local a ser instalado.

Identifique o disjuntor do circuito do chuveiro que vai ser trocado e desligue-o.Em seguida confira se os cabos que alimentam o chuveiro não possuem tensão.

Esta verificação pode ser feita com com um multímetro, com uma caneta de teste ou mesmo uma chave de teste.

Chuveiro elétrico, veja como trocar

Veja como trocar um chuveiro elétrico!

Para fazer a verificação com o multímetro ou com a chave de teste será necessário retirar a fita isolante. Em alguns casos a emenda vai ser feita com conectores de torção ou então será uma ligação através de um conector de porcelana. Nestes casos basta retirar os conectores ou desfazer a emenda para realizar a medição.

Para verificar com o multímetro, use a escala de tensão e coloque as pontas de prova nos cabos de fase caso seja bifásico ou nos cabos fase e neutro caso seja monofásico. Se o multímetro mostrar alguma leitura é sinal que o circuito não está desligado.

Para verificar com a chave de teste basta encostá-la nos cabos e analisar se a lâmpada da chave acende. Se a lâmpada não acender o cabo não está energizado, se acender é porque ainda está chegando tensão nos cabos.

A caneta de teste é a forma mais segura de realizar o teste. Com a caneta de teste em mãos, aproxime ela dos cabos e veja se ela apita ou não. Se apitar é porque ainda está chegando tensão nos cabos!

A altura da instalação do chuveiro elétrico é um fator importante a se atentar, caso o ponto de troca do chuveiro seja alto, será necessário uma escada! Mas deve-se tomar bastante cuidado, apoie a escada em uma parede ou algo que a mantenha firme, pois mesmo com poucos degraus uma queda pode resultar em um grave acidente e isso não deve acontecer.

Hora de trocar o chuveiro!

Após certificar-se que o circuito está desligado, desenrosque o chuveiro e o retire do cano hidráulico.

Antes de recolocar o novo chuveiro, certifique-se que há fita veda rosca no cano do mesmo, caso não haja, passe a fita no cano e em seguida rosqueie o novo chuveiro ao cano hidráulico.

É de muita importância se lembrar de deixar o chuveiro na posição desligado e abrir o registro para a água encher o reservatório do chuveiro antes de religar os cabos, pois caso isso não seja feito, a resistência do chuveiro irá queimar por falta de água.

Feito isso, religue os cabos do chuveiro aos cabos da alimentação e caso a alimentação não possua cabo de aterramento, isole o cabo terra do chuveiro e o prenda-o em um local seguro. Veja abaixo o esquema correto de ligação de chuveiro.

Veja o esquema de um chuveiro

Esquema de ligação de um Chuveiro Elétrico!

Cheque todas as ligações e depois de ter certeza que não há nada errado, religue a energia do circuito ligando o disjuntor, agora ligue o chuveiro para testar o seu funcionamento. Se o chuveiro estiver funcionando corretamente, a sua troca foi finalizada com sucesso!

Caso esses passos sejam realizados com atenção, será possível fazer a troca de um chuveiro elétrico da forma mais segura possível!

Para você ver uma troca de chuveiro na prática, o canal do Mundo da Elétrica produziu o vídeo abaixo. Assista e não esqueça de se inscrever no canal!

Esperamos ter esclarecido como se troca um chuveiro elétrico, mas caso ainda haja alguma dúvida deixe nos comentários e responderemos você. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para mais instalações como esta, além de diversos outros assuntos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário