Você sabia que existem diversas aplicações para os desengripantes na elétrica?  Sabendo das características dos desengripantes, você conhece algum truque que os utilizam? Mundo da Elétrica mostra como utilizar o desengripante em diversas situações.

Sabemos que o óleo desengripante possui várias utilidades como por exemplo, tirar rangido de portas além de muitas outras aplicações. Neste artigo vamos mostrar 5 dicas de uso do desengripante em atividades de elétrica. Vamos lá pessoal!

Desengripante em atividade de elétrica – Top 5

A manutenção realizada em equipamentos tem a finalidade de garantir um bom funcionamento e desempenho do equipamento e neste tipo de serviço o desengripante é um grande aliado dos eletricistas ao fazer a manutenção, pois com desengripante é possível remover a formação de zinabre que é formado em componentes e conectores elétricos.

O zinabre é a camada azul esverdeada que se forma nos componentes e conectores elétricos. O zinabre surge por causa de um processo químico que é um resultado da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como por exemplo o latão.

Na elétrica existem vários componentes e conectores que são de cobre ou latão, visando melhorar o contato elétrico. Porém em alguns casos ocorre processo de oxidação formando o zinabre, principalmente em lugares que tem bastante umidade e maresia.

Limpeza – Polos das baterias

A primeira dica é a limpeza dos polos da bateria de carro. Os polos das baterias do carro frequentemente estão expostos a umidade e maresia, assim ocorre processo de oxidação e
formando zinabre nos contatos elétricos são muito comuns.

Para retirar o zinabre ou mesmo proteger o conector e o polo da bateria para que não ocorra zinabre, basta aplicar o desengripante. Se já tiver zinabre basta fazer uma limpeza aplicando o desengripante e usando uma escova ou até mesmo uma esponja metálica.

Por causa de umidade o zinabre é formado nos polos.

Limpeza de zinabre nos polos da bateria do carro.

O desengripante vai evitar a umidade sobre a superfície dos polos da bateria.

Emendas do chuveiro elétrico

A segunda dica do uso do desengripante também tem a ver com zinabre e umidade que é nas emendas do chuveiro elétrico. Quando falamos de emenda de chuveiro sempre surge uma discussão sobre qual é o melhor tipo de emenda para a conexão dos cabos do chuveiro.

Independente da discussão e de qual o melhor tipo de emenda, é muito comum ocorrer zinabre no ponto de conexão do chuveiro. É uma forma de evitar esse zinabre é usando o desengripante no ponto de emenda.

Em nosso chuveiro retiramos o terminal de torção, em seguida aplicamos o desengripante e por fim colocamos o terminal de torção novamente para fazer a isolação.

Muito comum ocorrer zinabre no ponto de conexão do chuveiro.

Para evitar zinabre é só usar o desengripante no ponto de emenda.

O banheiro é sempre muito úmido, ou seja, é um local muito favorável a ocorrer oxidação nas peças metálicas tanto do chuveiro quanto da emenda, um simples desengripante nestes casos já resolve.

Cortes e perfurações

O terceiro caso de uso do desengripante é para a lubrificação em cortes e perfurações de peças metálicas. Quando fazemos cortes e furos sempre é importante lubrificar os furos e as ferramentas de corte, principalmente no caso de peças metálicas. O desengripante pode e deve ser usado nesses casos, tanto para preservar a ferramenta de corte quanto para lubrificar e facilitar o corte e a furação, para isso basta aplicar o desengripante antes e durante a perfuração das peças.

O desengripante pode lubrificar e facilitar o corte e furação.

Aplicação do desengripante para furos em metais.

Contatos do contator

A quarta dica é para a limpeza e lubrificação de contatos de um contator. Quem trabalha com manutenção industrial e comandos elétricos já viu vários casos de grandes contatores que precisam de manutenção. Contatores muito grandes podem ter peças trocadas e a limpeza dos contatos pode ser feita para impedir fagulhamento nos contatos.

Veja este contator abaixo que abrimos para mostrar os contatos internos dele. Para realizar a limpar basta retirar os contatos, aplicar o óleo desengripante e usar uma escova ou esponja metálica faça a limpeza adequada.

Contatores muito grandes podem ter peças trocadas e limpas.

O desengripante pode ser usado nos contatos para impedir fagulhamento nos contatos.

Esse tipo de atividade é muito comum em manutenção preventiva nas grandes indústrias.

Disjuntores abertos

A quinta e última dica também tem a ver com a manutenção industrial, que é a manutenção em disjuntores abertos. No disjuntor aberto é possível abrir e fazer manutenção, os disjuntores abertos são os disjuntores para grandes correntes nas instalações elétricas como neste exemplo, onde a corrente nominal do disjuntor é de 800 A.

Internamente as peças do disjuntor aberto precisam de lubrificação e o desengripante pode ser usado nestes casos. Abaixo vemos como é possível acessar as peças internas do disjuntor aberto e lubrificar suas peças.

Internamente as peças do disjuntor aberto precisam de lubrificação.

Lubrificação das peças do disjuntor aberto com desengripante.

Para realizar manutenção industrial, é importante para o profissional do Mundo da Elétrica conhecer não só do disjuntor, mas saber qual tipo de produto pode ser usado em sua manutenção, como no caso do óleo desengripante.

Ser um bom profissional de elétrica é conhecer muito além dos componentes e regras da eletricidade. Conhecer sobre as propriedades de um desengripante não é ensinado em cursos de elétrica, mas em muitos casos isso é aprendido com a experiência do trabalho.

Sabemos da importância da manutenção elétricas, mas você conhece as regras para realizar uma manutenção elétrica? Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica, mostrando regras para fazer manutenção elétrica.

Comente aqui embaixo qual a utilização para o desengripante no seu dia a dia. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)