Fio do chuveiro derretido, problema resolvido!

O chuveiro elétrico é um dos equipamentos mais importantes da nossa casa não é mesmo? Todo mundo quer tomar um bom banho depois de um dia cansativo, mas o que fazer quando o fio do chuveiro derrete? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar porque isso acontece, além de mostrar as principais soluções para esse problema com o chuveiro. Então, vamos lá pessoal!

Como instalar chuveiro?

Aqui no site tem um artigo completo explicando como instalar chuveiro. Se quiser aprender todos os passos certinhos é só acessar, vale muito a pena! Neste artigo vamos focar no problema da emenda do chuveiro, explicando porque o fio do chuveiro está derretendo.

Emenda do chuveiro

O chuveiro quase sempre é o equipamento de maior potência na instalação elétrica residencial. Caso você não saiba, quanto maior a potência do equipamento elétrico, maior será o aquecimento nos circuitos e condutores! Por isso é comum você encontrar fotos que mostram os cabos e conectores do chuveiro bem queimados, assim como mostra a imagem abaixo.

Fio do chuveiro derretendo, o que pode ser?

Detalhe dos cabos do chuveiro derretidos e carbonizados !

Aquecimento na emenda

O primeiro motivo, para o derretimento dos cabos, pode ser o aquecimento! Entenda que sempre haverá um aquecimento maior nos pontos de conexão, seja na emenda ou no conector. Isso acontece porque nem a emenda e nem o conector conseguem substituir perfeitamente as propriedades mecânicas e elétricas de um cabo sem emendas.

Se a emenda for muito bem realizada ou o conector for corretamente usado, o aquecimento que ocorre pode ser suportado pelos cabos e pela isolação. Porém, se a emenda estiver malfeita ou os parafusos do conector mal apertados, o aquecimento vai ser muito grande e nestes casos poderá resultar no derretimento do cabo ou conector do chuveiro.

Entenda que quando o aperto é inadequado, o contato inconstante dos cabos pode provocar a formação de faíscas e até mesmo carbonizar os cabos, o que acaba criando um efeito cascata que vai aumentando cada vez mais a temperatura da conexão.

Veja na imagem abaixo que os condutores estão verdes ao invés da cor natural do cobre. Isso ocorre pelo zinabre que é que é formado por causa da oxidação do cobre, sendo outro contribuinte para o aumento da resistência do condutor e redução da capacidade de condução de corrente dos cabos.

Como instalar chuveiro elétrico?

Detalhe da formação de zinabre cobrindo praticamente todo o cobre do cabo elétrico!

Este é apenas o primeiro motivo possível, então para garantir uma conexão que não vai aquecer além do normal, todos os parafusos do conector devem estar muito bem apertados no conector!

Circuito elétrico para o chuveiro

O segundo motivo pode ser a utilização do mesmo circuito da instalação para todos os equipamentos. Saiba que o circuito do chuveiro sempre deve ser completamente separado dos demais circuitos da instalação. Caso isso não seja respeitado, haverá um absurdo aumento da temperatura, podendo causar sobrecarga e derretimento dos condutores e/ou conectores.

Dimensionamento incorreto dos cabos

O terceiro motivo pode ser o mal dimensionamento dos cabos. A gente explica sempre aqui no Mundo da Elétrica que se um cabo estiver mal dimensionado, isso certamente vai causar um aumento no aquecimento deste cabo. Este aumento na temperatura é facilmente notado justamente nos pontos de conexão, ou seja, na emenda ou no conector.

Instalação elétrica: Erro grave

Já ouvimos muita gente falando que é só usar um cabo de 10mm² que resolve o problema, mas não é bem assim! O uso do cabo de 10mm² pode sim resolver, mas para isso não basta trocar apenas o cabo próximo à emenda do chuveiro. Entenda que todo o circuito tem que ser trocado. Outro ponto importante é que o cabo principal da instalação que vai do padrão para o QDC também deve ser maior ou igual a 10mm².

É muito comum encontrar casos como este do exemplo abaixo, onde foi instalado o cabo de 6mm² do padrão até o disjuntor, e foi usado um cabo de 10mm² deste disjuntor para o chuveiro.

Como instalar chuveiro elétrico?

Exemplo incorreto de circuito elétrico do chuveiro!

Neste caso resolveu o problema do derretimento na emenda, mas criou outro problema ainda mais grave, que é o aquecimento do cabo principal na conexão do disjuntor. A melhor ação é realizar uma análise de carga dos circuitos para definir e dimensionar corretamente os cabos.

E por falar em realizar corretamente a instalação de um chuveiro, vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra detalhadamente porque a resistência do chuveiro queima, é impressionante!

Gostou deste artigo? Aprendeu alguma coisa? Nos ajude a divulgar essas informações compartilhando em suas redes socais! Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão de tema, favor deixar nos comentários que isso servirá para melhorar ainda mais o conteúdo aqui do site.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário