Instalar um chuveiro elétrico é relativamente simples, afinal é preciso realizar a ligação de apenas três cabos, não é mesmo? Embora a instalação do chuveiro seja aparentemente simples não se engane! Existem outros itens que são importantes para fazer a instalação do chuveiro elétrico.

A troca ou instalação de um chuveiro elétrico nem sempre é feita por um profissional adequado, como por exemplo um eletricista. Sendo assim, práticas como essa oferecem diversos riscos, pois se trata de eletricidade e muitas dessas pessoas não têm ideia destes riscos.

Pensando nos riscos de fazer a instalação ou a troca de um chuveiro elétrico, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre a forma correta para instalar chuveiro elétrico e ensinar passo a passo como instalar um chuveiro. Vamos lá!

Qual a disjuntor usar?

Devemos escolher um disjuntor com a curva correta, e sua corrente deve estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro elétrico.

Para obter o valor do disjuntor basta dividir a potência máxima do chuveiro pela sua tensão de alimentação, assim iremos obter a corrente máxima que será exigida por este chuveiro, ou seja, o valor do disjuntor nunca pode ser menor que o valor calculado.

Podemos usar como exemplo um chuveiro de 5500W instalado em uma rede 127V, onde a corrente elétrica será de aproximadamente 43A. Nesta situação devemos selecionar o disjuntor de no mínimo 43A, ou seja, o valor de seleção mais próximo para um disjuntor é de 50A.

Instalação sem aterramento

Quando a instalação elétrica não possui cabo de aterramento é muito comum as pessoas cometerem erros, pois elas acabam conectando o cabo de aterramento do chuveiro junto com cabo neutro da instalação.

Em situações como essa a melhor opção é não usar o cabo de aterramento, pois não devemos conectá-lo ao cabo neutro da instalação, ou seja, basta deixar o cabo de aterramento isolado, fora de alcance e contrate um profissional capacitado para fazer o aterramento elétrico da instalação, pois o aterramento elétrico é um item essencial na instalação elétrica, não apenas para a segurança, mas também pela qualidade da energia.

Como instalar chuveiro elétrico

Antes de instalar o chuveiro elétrico é preciso fazer alguns questionamentos importantes, como por exemplo qual disjuntor é necessário usar para o circuito do chuveiro? Qual a tensão nominal do chuveiro, 127V ou 220V? Qual tipo de conector elétrico usar no chuveiro? Qual cabo usar na instalação elétrica do chuveiro? O que fazer quando não tem aterramento elétrico na instalação?

Responder essas e outras perguntas são fundamentais para uma instalação adequada e segura do chuveiro elétrico, para que não haja problemas com a instalação e coloque vidas em risco.

Instalação do chuveiro – Dicas de segurança

O primeiro passo para instalar um chuveiro elétrico é ficar atento a segurança, pois é necessário ter alguns cuidados, como:

Verificar se o disjuntor do referente ao chuveiro ou disjuntor geral no quadro de distribuição está desligado e também se o registro de água está fechado.
Verificar se a tensão elétrica e a potência elétrica do chuveiro são compatíveis com a instalação elétrica, como por exemplo cabos e o disjuntor.

Para garantir a segurança e evitar acidentes, recomendamos que ao desligar o disjuntor certifique-se que o mesmo não será religado quando estiver fazendo a troca ou instalação do chuveiro, para isso indicamos a utilização de um cadeado no quadro de distribuição, assim não há riscos de energizar o circuito acidentalmente.

Instalação do chuveiro – Ferramentas e Materiais

Para fazer a instalação do chuveiro é preciso de alguns materiais e ferramentas, como por exemplo um alicate universal, fita veda rosca, chave de fenda, e um conector com três bornes.

Instalação do chuveiro – Passo a Passo

Iremos usar a fita veda rosca para evitar vazamentos de água, portanto, passe a fita veda rosca envolvendo a rosca no cano do chuveiro. Para desencapar os cabos, utilize o alicate universal.

Encaixe o chuveiro elétrico no cano, atentando-se ao alinhamento e não deixando frouxa nem apertando demais, para não estragar a rosca. Conecte os fios do chuveiro à rede de energia elétrica utilizando o conector de três bornes, apertando os parafusos com a chave de fenda, a fim de firmá-los.

Agora, com chuveiro encaixado e instalado, coloque o chuveiro na opção desligado e abra o registro d’água, deixando correr por um curto tempo, caso este processo não seja realizado, pode ocorrer a queima da resistência do chuveiro.

A imagem a seguir representa um esquema explicativo de como conectar os cabos à rede elétrica.

Instalação elétrica do chuveiro elétrico.

Esquema elétrico de instalação do chuveiro.

O vídeo abaixo mostra passo a passo como fazer a instalação de um chuveiro elétrico da forma correta, esclarecendo as principais dúvidas que surgem no momento de instalar o chuveiro.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer como fazer a instalação de um chuveiro elétrico. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre como instalar chuveiro elétrico deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)