Dicas de como instalar chuveiro elétrico!
Instalar um chuveiro elétrico é relativamente simples, afinal é preciso realizar a ligação de apenas três cabos, não é mesmo? Embora a instalação do chuveiro seja aparentemente simples não se engane! Existem outros itens que são importantes para fazer a instalação do chuveiro elétrico.
A troca ou instalação de um chuveiro elétrico nem sempre é feita por um profissional adequado, como por exemplo um eletricista. Sendo assim, práticas como essa oferecem diversos riscos, pois se trata de eletricidade e muitas dessas pessoas não têm ideia destes riscos.
Leia também
Pensando nos riscos de fazer a instalação ou a troca de um chuveiro elétrico, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre a forma correta para instalar chuveiro elétrico e ensinar passo a passo como instalar um chuveiro. Vamos lá!
Qual a disjuntor usar?
Devemos escolher um disjuntor com a curva correta, e sua corrente deve estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro elétrico.
Para obter o valor do disjuntor basta dividir a potência máxima do chuveiro pela sua tensão de alimentação, assim iremos obter a corrente máxima que será exigida por este chuveiro, ou seja, o valor do disjuntor nunca pode ser menor que o valor calculado.
Podemos usar como exemplo um chuveiro de 5500W instalado em uma rede 127V, onde a corrente elétrica será de aproximadamente 43A. Nesta situação devemos selecionar o disjuntor de no mínimo 43A, ou seja, o valor de seleção mais próximo para um disjuntor é de 50A.
Instalação sem aterramento
Quando a instalação elétrica não possui cabo de aterramento é muito comum as pessoas cometerem erros, pois elas acabam conectando o cabo de aterramento do chuveiro junto com cabo neutro da instalação.
Em situações como essa a melhor opção é não usar o cabo de aterramento, pois não devemos conectá-lo ao cabo neutro da instalação, ou seja, basta deixar o cabo de aterramento isolado, fora de alcance e contrate um profissional capacitado para fazer o aterramento elétrico da instalação, pois o aterramento elétrico é um item essencial na instalação elétrica, não apenas para a segurança, mas também pela qualidade da energia.
Como instalar chuveiro elétrico
Antes de instalar o chuveiro elétrico é preciso fazer alguns questionamentos importantes, como por exemplo qual disjuntor é necessário usar para o circuito do chuveiro? Qual a tensão nominal do chuveiro, 127V ou 220V? Qual tipo de conector elétrico usar no chuveiro? Qual cabo usar na instalação elétrica do chuveiro? O que fazer quando não tem aterramento elétrico na instalação?
Responder essas e outras perguntas são fundamentais para uma instalação adequada e segura do chuveiro elétrico, para que não haja problemas com a instalação e coloque vidas em risco.
Instalação do chuveiro – Dicas de segurança
O primeiro passo para instalar um chuveiro elétrico é ficar atento a segurança, pois é necessário ter alguns cuidados, como:
Verificar se o disjuntor do referente ao chuveiro ou disjuntor geral no quadro de distribuição está desligado e também se o registro de água está fechado.
Verificar se a tensão elétrica e a potência elétrica do chuveiro são compatíveis com a instalação elétrica, como por exemplo cabos e o disjuntor.
Para garantir a segurança e evitar acidentes, recomendamos que ao desligar o disjuntor certifique-se que o mesmo não será religado quando estiver fazendo a troca ou instalação do chuveiro, para isso indicamos a utilização de um cadeado no quadro de distribuição, assim não há riscos de energizar o circuito acidentalmente.
Instalação do chuveiro – Ferramentas e Materiais
Para fazer a instalação do chuveiro é preciso de alguns materiais e ferramentas, como por exemplo um alicate universal, fita veda rosca, chave de fenda, e um conector com três bornes.
Instalação do chuveiro – Passo a Passo
Iremos usar a fita veda rosca para evitar vazamentos de água, portanto, passe a fita veda rosca envolvendo a rosca no cano do chuveiro. Para desencapar os cabos, utilize o alicate universal.
Encaixe o chuveiro elétrico no cano, atentando-se ao alinhamento e não deixando frouxa nem apertando demais, para não estragar a rosca. Conecte os fios do chuveiro à rede de energia elétrica utilizando o conector de três bornes, apertando os parafusos com a chave de fenda, a fim de firmá-los.
Agora, com chuveiro encaixado e instalado, coloque o chuveiro na opção desligado e abra o registro d’água, deixando correr por um curto tempo, caso este processo não seja realizado, pode ocorrer a queima da resistência do chuveiro.
A imagem a seguir representa um esquema explicativo de como conectar os cabos à rede elétrica.
O vídeo abaixo mostra passo a passo como fazer a instalação de um chuveiro elétrico da forma correta, esclarecendo as principais dúvidas que surgem no momento de instalar o chuveiro.
Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer como fazer a instalação de um chuveiro elétrico. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre como instalar chuveiro elétrico deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Como resolver o problema do disjuntor desarmando?
Derivar cabos no disjuntor, é permitido?
Fio mestre, posso usar na instalação elétrica?
Chuveiro! Como escolher o disjuntor para chuveiro?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.