Dicas de como instalar tomada dupla!

A tomada é um item primordial em qualquer instalação elétrica, seja ela residencial ou industrial! E pensando nisso, no artigo de hoje o Mundo da Elétrica separou dicas incríveis para que você possa aprender de uma vez por todas, como instalar tomada dupla. Então, vamos lá pessoal!

Para garantir a segurança e a integridade dos usuários, bem como dos equipamentos, é essencial que os profissionais que realizam instalações elétricas sigam todas as normas de segurança.

Atualmente, no Brasil, a norma que assegura a padronização das tomadas e interruptores é a NBR 14136, criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A NBR 14136 determina apenas dois modelos: de até 10A e de até 20A. Os plugues de até 10A precisam obrigatoriamente encaixar em modelos de até 20A, já os plugues de 20A não podem ser inseridos nas tomadas de 10A!

Um ponto de extrema importância na instalação de tomadas é o dimensionamento dos cabos, da corrente e do disjuntor. Isso é fundamental, já que a partir do dimensionamento são escolhidas quais serão as tomadas usadas, os cabos e e em que tipo de circuito os componentes serão instalados!

As tomadas de uso específico (TUE), devem ser usadas para alimentar de exclusivamente os equipamentos que possuem corrente nominal superior à 10A. Já as tomadas para uso geral (TUG), devem ser utilizadas para alimentar cargas gerais e de menor potência da instalação!

Existem inúmeros tipos de tomadas como por exemplo, as tomadas simples, duplas e até mesmo triplas, sempre seguindo o mesmo padrão de instalação!

Como instalar tomada dupla?

A instalação das tomadas em geral é uma tarefa bem simples! Entretanto, assim como outras atividades que envolvem eletricidade, é de extrema importância tomar todos os cuidados possíveis para que nenhum acidente ocorra.

De acordo com a NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda e a fase à direita, como pode ser visto na imagem abaixo.

Circuito monofásico para tomadas.

Circuito para tomada de 127V.

Pelo padrão brasileiro, o fio terra deve ser conectado com um cabo verde ou verde com amarelo, o neutro deve ser conectado com um cabo azul e as fases devem ser conectadas com um cabo preto, branco ou vermelho.

De acordo com a norma, não é obrigatória a utilização de cores para identificar os cabos. Outros métodos podem ser utilizados para identificação da função dos cabos, como o uso de anilhas com letras, palavras e símbolos!

Na imagem abaixo é possível observar que caso seja um circuito bifásico, uma segunda fase ocupa o lugar do neutro.

Circuito bifásico para tomadas.

Circuito para tomada de 220V.

É importante estar atento caso a posição da tomada seja invertida, já que a ligação também será invertida!

Ferramentas

As ferramentas e os materiais necessários para realizar a instalação são:

Instalação da tomada dupla

O primeiro passo é desligar a chave geral e os disjuntores da residência, para evitar acidentes! Se você não estiver certo de que tudo está desligado, utilize um multímetro para assegurar que não há circulação de corrente elétrica.

O processo de instalação de uma tomada dupla é praticamente igual ao das tomadas simples, mudando apenas na derivação das tomadas, como pode ser visualizado na imagem abaixo.

Circuito monofásico para tomadas.

Circuito para tomadas duplas de 127V.

Veja na imagem abaixo, que, para os circuitos bifásicos, o processo também é o mesmo!

Circuito bifásico para tomadas.

Circuito para tomadas duplas de 220V.

Caso haja uma terceira tomada, basta fazer mais uma derivação, conectando-a também à rede de energia elétrica.

Dicas para facilitar a instalação

Como instalar uma tomada com interruptor

A instalação de tomadas com um interruptor é dividida em duas partes! Primeiramente, basta instalar a tomada simples normalmente, e a  diferença é que será necessário fazer uma derivação da fase da tomada para o borne central do interruptor.

Depois isso, basta ligar o cabo de retorno do interruptor na carga utilizada. Veja na imagem abaixo, a instalação de uma tomada com um interruptor.

Como realizar a instalação de uma tomada.

Circuito de tomada com interruptor.

Caso o circuito seja bifásico, basta fazer a derivação das duas fases e conectar ao interruptor bipolar.

Se ficou alguma dúvida sobre como instalar tomadas, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! Neste vídeo é explicado na prática todos os passos com detalhes.

Compartilhe esse artigo e nos siga também nas redes sociais! Deixe abaixo nos comentários dúvidas ou sugestões que nós iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário