Como você protege a vida das crianças da sua casa? O ambiente doméstico nem sempre é o lugar mais seguro para nossas crianças, e deixar elas brincando próximo de tomadas é sinal de perigo. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra uma nova tecnologia de segurança de tomadas, especialmente para as crianças.

As crianças são as mais vulneráveis ao choque elétrico em tomadas, pois costumam ser curiosas, teimosas e não tem noção do perigo que é introduzir objetos em tomadas aparentemente inofensivas. O risco de choque elétrico aumenta quando a casa não tem DR na instalação elétrica, mas como os avanços tecnológicos estão cada vez maiores, já existem tomadas com dupla proteção contra choque elétrico.

Choque Elétrico como acontece?

O choque elétrico é caracterizado por uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifestam no corpo humano, quando ocorre a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, seja corrente contínua ou corrente alternada.

O choque elétrico acontece porque a corrente elétrica precisa sair de algum ponto ir para outro, então assim quando uma criança coloca o objeto nos furos da tomada, fecha o circuito entre o ponto energizado que é tomada e o ponto aterrado que é a própria criança que está em contato direto com chão.

Tomada sem proteção para crianças.

Criança em risco de sofrer choque elétrico.

Tomadas com dupla proteção

Existem várias formas de proteger nossos familiares contra choques elétricos como por exemplo, dispositivo DR e aterramento. Mas mesmo com esses recursos de proteção, às crianças ainda estão em risco, pois insistem em colocar coisas nas tomadas correndo sérios riscos.

Para proteger essas crianças a tomada com dupla proteção é a melhor alternativa, aumentando ainda mais a segurança para as crianças. O grande diferencial das tomadas com dupla proteção e que faz com que ela seja mais segura, é que para conectar algum plugue na tomada é necessário encaixar, girar e então plugar. Os furos onde os pinos são encaixados só ficam liberados depois que você gira a tomada. Esse sistema garante uma dupla proteção e dificulta bastante as crianças introduzirem objetos nos furos.

Tomada protegida para segurança de crianças.

Tomada com dupla proteção para crianças.

Uma ideia simples, mas que cria mais um item de segurança para sua casa, além de já ser feita no padrão da NBR 14136 que é mais segura que as antigas tomadas e são fabricadas para 10A e 20A. Uma tomada sempre será uma tomada, mas os avanços da tecnologia proporcionaram mais proteção para as tomadas, que é uma ideia 100% brasileira criada para ser mais segura, principalmente para as crianças de uma casa.

Todos os anos acontecem vários acidentes com eletricidade que envolvem as crianças, principalmente quando uma criança insere algum objeto dentro da tomada. Neste vídeo do Mundo da Elétrica mostramos o que fazer em caso de acidente elétrico.

É difícil pensar que uma simples tomada pode mudar e ficar mais tecnológica por assim dizer, mas aqui no Mundo da Elétrica sempre estamos atrás das novidades e tecnologias dos componentes. Esperamos que tenha gostado, no site e canal do Mundo da Elétrica temos mais novidades como essa mostrada.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)