Tomada 10 amperes ou tomada 20 amperes? Tomada de uso geral ou tomada de uso especial? Toda vez que vamos pesquisar sobre as dúvidas frequentes relacionadas às tomadas, a gente encontra inúmeras perguntas relacionadas aos tipos de tomadas. A instalação das tomadas talvez seja o primeiro aprendizado de um eletricista, então começar a carreira se destacando é algo muito importante!

Neste artigo vamos explicar todos os detalhes das tomadas TUG e TUE, então vamos lá pessoal! É importante destacar que a corrente elétrica passa pelas tomadas TUG e TUE, que são diferentes. As tomadas TUE devem ter um circuito independente, pois são usadas para ligar aparelhos com potência elétrica acima de 10A e até 20A como por exemplo, micro-ondas, secadora, lava louça e etc.

Dentre as várias perguntas que os seguidores nos mandam aqui no site, a gente selecionou uma para usar de exemplo nesse artigo. Na verdade, foi uma dúvida dupla! O que é tomada TUG? Pode ligar uma tomada de 10A com cabos de 2,5mm²?

Como dimensionar cabos elétricos?

Veja a diferença dos circuitos elétricos para tomada TUE e TUG

O que é tomada TUG?

TUG na verdade é a sigla usada para Tomada de Uso Geral, ou seja, são todas as tomadas da sua casa que não tem um aparelho específico que vai ficar ligado sempre nesta mesma tomada. As tomadas TUG também são usadas para os aparelhos de baixa potência. Para facilitar o seu entendimento vamos começar a detalhar essa explicação!

Na cozinha da sua casa deve ter uma tomada onde os aparelhos portáteis são ligados. Dentre estes aparelhos, o liquidificador, batedeira, sanduicheira e outros. Até aqui já temos duas informações importantes! Estes aparelhos citados são de baixa potência e não ficam ligados nesta tomada o tempo todo, então usamos uma tomada de uso geral que é a TUG.

Tomada TUE e tomada TUG

Detalhes das tomadas de 20 ampares e 10 amperes!

Dimensionamento correto

Caso você não saiba, as tomadas de uso geral são agrupadas em um circuito que prevê uma potência máxima de 1200W para uma tensão de 127V, e de 2200W para uma tensão de 220V. Portanto, você já sabe o que é TUG, então vamos agora para a segunda pergunta sobre o cabo de 2,5mm² para uma tomada de 10 amperes.

O cabo de 2,5mm² é o menor cabo usado para circuitos de potência, ou seja, para as tomadas. Este cabo atende uma corrente de até 21A segundo as tabelas de cabo, e nesse caso atenderia sim!

Sempre falamos sobre dimensionamento de cabos aqui no Mundo da Elétrica, explicando porque é importante analisar todos os fatores como a queda de tensão, ocupação de cabos no eletroduto, temperatura do ambiente e outros fatores que não foram citados na pergunta do nosso seguidor.

Sendo assim, indicamos que você busque todas as informações disponíveis sobre estes pontos que citamos! Inclusive, tem artigos e vídeos do Mundo da Elétrica para todos estes temas.

Então para que você possa escolher corretamente a bitola dos cabos, venha aprender sobre o dimensionamento dos cabos. Vale muito a pena assistir este vídeo que deixamos abaixo, porque certamente vai fazer diferença na sua capacitação profissional!

Investir na sua capacitação é muito importante! Então, te convidamos para continuar lendo os artigos do Mundo da Elétrica, porque tem muita informação de qualidade aguardando o seu acesso.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema, deixe nos comentários que iremos responder. Caso tenha gostado do artigo, nos ajude compartilhando nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)