Curso para eletricista, qual escolher?

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

Está a procura de um curso de elétrica? Se não sabe qual escolher, vamos te ajudar! Neste artigo vamos citar quais são os principais tipos de cursos para se tornar um ótimo profissional, além de apontar ospontos positivos e negativos sobre cursos online.

Quais são as modalidades?

Para qualquer área a se seguir, existem modalidades de cursos para se fazer, essas modalidades são:

Cursos de capacitação profissional

São cursos iniciais e de pouca duração (alguns meses), com foco em determinadas áreas e na preparação para a entrada no mercado de trabalho.

Cursos técnicos

São cursos de nível médio, que visam capacitação técnica reconhecida pelo conselho regional da categoria profissional, geralmente com duração de 18 meses.

Graduação superior

Curso de longa duração que disponibiliza diploma de ensino superior, além disso fornece títulos que variam de acordo com o nível escolhido:

Tecnólogo

Graduação superior com tempo de duração menor, geralmente de 2 a 3 anos, menos abrangente que o bacharelado porém com formação específica para atuação em determinada área do mercado.

Licenciatura

É um curso que forma professores para o ensino fundamental e médio, é bastante semelhante ao curso de bacharelado, com a adição de conteúdos pedagógicos, como uma capacitação para a prática docente.

Bacharelado

Cursos muito abrangentes com duração de 4 a 6 anos com conhecimento em diferentes segmentos de uma determinada área.

Cursos de elétrica

Cursos na área da Eletricidade!

Curso eletricista

As áreas que o curso de eletricista disponibiliza são basicamente três: a área residencial, a área predial e a área industrial, havendo a possibilidade de se qualificar em qualquer uma das três áreas, o que lhe faria ser um profissional com uma vantagem a ser usada.

Em qualquer dessas áreas o eletricista será treinado para realizar tarefas como por exemplo:

O curso eletricista instalador predial, residencial ou industrial se encaixa na modalidade de capacitação profissional e por isso tem duração de 3 meses a 1 ano, e para fazer tal curso é necessário ter um certo nível de escolaridade, que varia de acordo com a instituição de ensino.

Eletricista Residencial

É o eletricista mais conhecido por todos! A área de elétrica residencial é responsável por executar, analisar e realizar manutenção em edificações residenciais ou comerciais, podendo atuar no mercado de trabalho em construção e/ou manutenção de obras civis de pequeno, médio e grande porte, além de estabelecimentos residenciais ou comerciais.

Eletricista Predial

Responsável por executar instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, manutenção corretiva e preventiva de comandos elétricos, analisar componentes elétricos de instalações prediais e se preciso, trocá-los de acordo com os procedimentos e normas técnicas de segurança, saúde, higiene e qualidade. O eletricista predial pode atuar em casas, comércios e prédios, executando instalações ou dando manutenção nos mesmos.

Eletricista Industrial

Além de poder realizar as mesmas funções de um eletricista residencial ou predial, o eletricista industrial pode realizar diversas atividades, tais como:

O eletricista industrial pode atuar na indústria, construção civil, empresas petroquímicas, prestadora de serviços, em órgãos públicos ou como autônomos.

Curso Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica ou somente Eletrotécnica, é um curso técnico de duração de 1 a 3 anos, com objetivo de qualificação abrangente em muitas áreas da eletroeletrônica como:

Esta profissão é gerenciada e fiscalizada no Brasil pelo CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais).

O técnico em eletrotécnica pode atuar na geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, e com essa atuação pode trabalhar em indústrias diversas, empresas de produtos eletroeletrônicos, áreas petrolíferas, instituições educacionais, organizações públicas e privadas, e outros.

Curso – Engenharia Elétrica

O curso de engenharia elétrica é um curso superior que estuda as grandes áreas da energia elétrica (geração, transmissão, distribuição e consumo), tendo duração mínima de cinco anos.

Em sua grade curricular aborda matérias como: Sistema de energia, eletromagnetismo, eletrônica analógica e digital, desenho técnico, algoritmo, circuitos elétricos, telecomunicações, física, geometria analítica, dentre outros.

O engenheiro eletricista pode participar da criação de projetos e da construção de usinas nucleares, hidrelétricas e termelétricas, virar desenvolvedor de componentes eletrônicos, atuando na produção industrial criando e aplicando sistemas de automação e controle.

Empresas que necessitam de um engenheiro eletricista, geralmente são empresas de eletroeletrônicos, prestadoras de serviços, indústrias variadas, concessionárias de energia, entre muitas outras.

Quais são as vantagens e desvantagens de um curso online?

EAD (Educação à Distância) é um método de ensino um tanto quanto antigo no Brasil, sendo que o primeiro anúncio de curso à distância foi em 1904, quando foi publicado no Jornal do Brasil um curso de datilografia por correspondência.

Desde então, com a evolução tecnológica, o ensino à distância vem evoluindo de uma maneira impressionante, de modo que hoje essa modalidade está disponível para todos os níveis de ensino no brasil. Mas afinal, quais são as vantagens e desvantagens desse método de ensino?

CURSOS ONLINE: Vantagens

Uma das principais vantagens do ensino a distância hoje em dia é a flexibilidade! A oportunidade de estudar no local e no momento mais oportuno atrai muitas pessoas devido à versatilidade que os cursos online trazem, ajudando quem trabalha e quer estudar também a conciliar as duas atividades.

O conforto e comodidade no estudo é algo significante, pois no ensino presencial, é necessário se locomover até o local de ensino, ao contrário do ensino à distância, onde você pode estudar onde for mais confortável para você, em um ambiente calmo e tranquilo que pode ajudar a melhorar sua concentração e seu desempenho.

A variedade de cursos e os custos de um curso à distância são vantagens que fazem total diferença na hora da escolha de algum curso, pois como o interesse por essa modalidade cresceu, instituições de ensino começaram a aumentar sua oferta de cursos, e como quase não é necessário se locomover até o local de ensino, o gasto com transporte e comida são quase nulos, e também como são menos professores e materiais de ensino, o preço pode ser diminuído.

CURSOS ONLINE: Desvantagens

Uma grande desvantagem de um ensino à distância é o preconceito, devido ao grande afeto ao ensino tradicional, muitas empresas e contratantes desmerecem o curso à distância e isso se torna um grande empecilho.

A falta do ambiente universitário e a desorganização podem atrapalhar, pelo fato de ter que estudar sozinho. Muitas pessoas desistem do curso porque se sentem limitados em uma tela e carecem do contato com alunos, professores, ou não sabem muito bem se organizar em relação aos estudos e acabam procrastinando.

E para entrar no mercado de trabalho com tudo, assista esse vídeo do Mundo da Elétrica com dicas que vão te ajudar a se tornar um eletricista de sucesso! Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal.

Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer possíveis dúvidas sobre este conteúdo, caso ainda haja alguma dúvida ou curiosidade, deixem nos comentários que iremos responder. Para mais artigos sobre a vasta área da elétrica, continue acessando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário