Eletricista raiz, não faça essas gambiarras!

Você já ouviu falar do eletricista raiz? Atualmente existem muitos “profissionais” que se dizem eletricistas raiz! Porém, eles cometem erros gravíssimos, sendo na verdade eletricistas gambiarreiros. E por falar nisso, são esses erros que mostraremos nesse artigo do Mundo da Elétrica, então vamos lá pessoal!

Apelidos do Eletricista “Raiz”

Tem muito nome e apelido que a gente dá para o profissional desqualificado, que é aquele que as vezes até sabe de elétrica, mas faz errado ou fora das normas. Um desses apelidos que muitos de nós ouvimos por aí é o eletricista pica fio, e tem também o Zé faísca.

Erros do Eletricista “Raiz”

É muito importante saber diferenciar o profissional desqualificado do profissional em início de carreira, pois este comete erros por falta de experiência, já o profissional desqualificado pode ser por negligência mesmo.

No nosso Instagram a gente sempre coloca alguns memes de elétrica, para descontrair e divertir quem nos acompanha. E em um desses memes nós falamos sobre o eletricista raiz. Nós perguntamos se os nossos seguidores já tinham usado fita isolante como curativo.

Para nossa surpresa, 80% respondeu que já tinha usado! Após esse resultado, decidimos perguntar o que mais o eletricista raiz fazia, e separamos cinco das várias respostas que recebemos para falar neste artigo.

Veja o que um Eletricista Raiz NÃO deve fazer!

Enquete sobre o Eletricista Raiz.

Eletricista Econômico

A primeira resposta foi sobre o eletricista que pega todos os restos de cabos e leva para casa. Esse nós chamamos de eletricista econômico.

Se é possível aproveitar os materiais, o viável é fazê-lo e se não der, junte e venda como sucata de cobre. O dinheiro arrecadado com essas vendas pode ser guardado e aplicado para melhorar aos poucos as suas ferramentas!

Eletricista Vaidoso

A segunda resposta falou do eletricista que corta as unhas com alicate de corte. Os profissionais aqui do Mundo da Elétrica já viram pedreiros fazendo isso, mas eletricistas não. Porém, se mandaram no nosso Instagram, então deve ter eletricista que faz isso também!

Isso pode até deixar as unhas “no jeito”, mas o risco de pegar uma infecção fazendo isso é grande. E caso você não esteja convencido, iremos colocar abaixo uma imagem que vai te mostrar como são essas infecções. Desde já nós avisamos que a imagem pode ser pesada para as pessoas mais sensíveis!

Veja o que um Eletricista Raiz NÃO deve fazer!

Infecção de unha pode ser o resultado de cortar unhas com o alicate de corte!

Vendo essa imagem, é melhor comprar um cortador de unhas, que por sinal é bem mais barato que um alicate de corte.

Eletricista “Prático”

A terceira resposta mencionou os eletricistas que sempre desencapam os cabos com alicate universal. O alicate universal é um faz tudo mesmo, mas ele não é o melhor para desencapar, porque para isso temos o alicate decapador.

No começo da carreira quando estamos sem muitas ferramentas, o alicate universal vai quebrar esse galho! Porém, quando der para comprar um alicate decapador e outras ferramentas, você vai ver que vale muito a pena, percebendo quase de imediato o que é agilizar o serviço! Principalmente para aquele trabalho que tem muitos cabos para desencapar.

Eletricista Gambiarreiro

Esse tipo de eletricista foi o mais comentado e por mais inacreditável que pareça, o feito mais comentado dele foi enrolar sacola plástica no fio para isolar! Antes de falar sobre isso, queremos informar que temos vários conteúdos que falam sobre isolação de cabos elétricos.

Já adiantando, o eletricista raiz não faz isso! Na verdade, ninguém deve fazer isso. Apesar da sacola ser de material plástico que pode ser isolante, a sacola não foi feita para isso! Vamos falar só três motivos que mostram como isso é extremamente perigoso:

Veja o que um Eletricista Raiz NÃO deve fazer!

NÃO faça essa Isolação com Sacola!

Dava para falar muitas outras razões, mas já deu para entender que quem usa sacola como fita isolante não é um profissional do Mundo da Elétrica, não é mesmo?

Eletricista Imprudente

A quinta e última resposta é sobre o feito absurdo do eletricista “raiz”, que testa a tensão com a mão mesmo. As pessoas podem até falar isso como meme para descontrair, mas tem coisa que nem é caso de rir.

Eletricidade é mesmo coisa séria! E segundo a Abracopel, morre em média duas pessoas por dia com choques elétricos no Brasil. Esse teste com a mão pode parecer um “choque bobo”, mas todo choque elétrico oferece riscos e pode até causar a morte. Vamos ter consciência nisso e não se arriscar, né pessoal!

Veja o que um Eletricista Raiz NÃO deve fazer!

Mortes causadas por acidentes elétricos, não brinque com isso!

Para aprender sobre os riscos e consequências do choque elétrico, veja essa nossa conversa com o Flávio Peralta, juntamente com a sua grande história!

E aí, conhece algum amigo que comete estes erros? Compartilhe esse artigo com ele para que ele aprenda e não erre mais! Se tiver ficado alguma dúvida ou se tiver alguma sugestão, pode deixá-la aqui nos comentários e te responderemos, ou então faremos um artigo sobre o assunto.

Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para aumentar os seus conhecimentos. E se quiser ver conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica, é só nos seguir nas nossas redes sociais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário