Você conhece os cabos elétricos de média tensão? Se não, fique tranquilo(a)! Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos falar justamente destes cabos, ensinando sobre eles e falando as suas características. Então, vamos lá pessoal!

Cabos de Média Tensão Isolados: Características

Existem cabos de média tensão isolados e não isolados, os que podemos encontrar nas torres de transmissão, por exemplo, são os cabos não isolados. Falaremos um pouco sobre os cabos de média tensão isolados, pois eles são bem mais complexos do que os cabos elétricos que usamos em nossa instalação residencial, que são de baixa tensão.

A média tensão é definida pela NBR 7287, e está compreendida entre 1KV até 36,2KV, ou seja, de 1.000V a 36.200V. Esta norma trata exclusivamente de cabos elétricos para média tensão!

Veja essas Incríveis Características do Cabo de Média Tensão!

Características dos Cabos para Média Tensão!

Os cabos elétricos para estas tensões possuem muitas características que os diferenciam dos cabos usados para a baixa tensão. Uma dessas características é que a sua espessura de isolação é bem maior, justamente para suportar as altas tensões!

Os cabos de média tensão são submetidos à testes de qualidade mais aprimorados, e o controle na fabricação é bem maior, pois qualquer impureza na isolação pode provocar falhas nos cabos.

Em tensões muito altas, muitos fenômenos elétricos, que são considerados desprezíveis na baixa tensão, começam a interferir na instalação elétrica. Dentre estes efeitos, podemos citar alguns como por exemplo:

E além desses, podemos falar principalmente da arborescência elétrica ou da arborescência de água, que causam desgaste e degradação na isolação dos cabos elétricos.

O cabo de média tensão é fabricado com várias camadas além do condutor e da isolação, exatamente para impedir que estes efeitos interfiram na rede elétrica, nas instalações e nos equipamentos.

Cabos de Média Tensão: Constituição

A maioria dos cabos de média tensão possuem seis camadas, as quais vamos falar a seguir. Além disso, uma média geral de proteção destes cabos pode variar de 8,7KV até 15KV, dependendo do modelo do cabo!

A primeira e principal camada é o condutor, que pode ser tanto de cobre quanto de alumínio, de acordo com as situações adequadas. E para proteger este condutor, existem três camadas de isolação:

  • Uma camada semicondutora interna, que serve como a blindagem do condutor
  • Uma camada de isolação em XLPE ou TR XLPE
  • Uma camada semicondutora externa, que serve como a blindagem da isolação

É importante avisar que estas três camadas foram estrudadas em conjunto, ou seja, as três foram fabricadas ao mesmo tempo.

Depois dessas camadas, existe uma blindagem feita por um cabo de cobre de 6 mm², por exemplo, que tem os seus fios divididos em torno da camada de proteção anterior.

Há também, após essa camada de blindagem, uma fita de separação. Ela pode ser fabricada em polyester, water block, cobre ou outros materiais, sempre de acordo com a aplicação.

E por fim vem a cobertura do cabo em PVC, que é a “grande isolação” contra choques mecânicos ou outros tipos de intervenções externas. Essa cobertura pode ser feita em PVC ST2 ou PE ST7, diferenciando-se de acordo com a aplicação do cabo como por exemplo, um cabo que é exposto à água.

Veja essas Incríveis Características do Cabo de Média Tensão!

Camadas do Cabo de Média Tensão!

Os cabos de média tensão suportam potências incrivelmente altas! Isso causa uma preocupação com relação ao aquecimento, e para resolver isso, as camadas além dos efeitos elétricos já citados, também são produzidas para resistir à alta temperatura.

Os cabos de média tensão isolados são amplamente utilizados em redes subterrâneas, e por isso são mais confiáveis. O uso dos cabos subterrâneos faz com que a cidade tenha uma infraestrutura visivelmente mais limpa.

Um outro ponto importante sobre os cabos de média tensão é quanto às emendas e conexões, que também são repletas de características próprias, devido à grande quantidade de camadas.

Além de conhecer os fios e cabos elétricos, é de crucial importância conhecer os equipamentos de proteção para poder trabalhar corretamente com os materiais elétricos. Como dica de um desses equipamentos, vamos deixar o vídeo abaixo sobre luvas para eletricistas.

Você sabia que os cabos de média tensão eram assim? Compartilhe este artigo e nos conte a sua opinião. Não se esqueça de deixar as suas dúvidas aqui nos comentários e nos seguir nas nossas redes sociais para ver conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)