A variação de tensão é um tema que deixa muitas dúvidas, você conhece tudo sobre essa variação? Sabe como a variação de tensão acontece? E como saber se a variação de tensão está normal ou se deve acionar a concessionária? Neste artigo vamos falar o que é variação de tensão, como descobrir se a variação de tensão está aceitável e se não estiver, vamos mostrar o que fazer, além de dar dicas para evitar a queima de aparelhos eletrodomésticos. Vamos lá pessoal!

Variação de tensão: Definição

O termo variação de tensão corresponde à alteração dos valores da dimensão da tensão em relação a um valor ideal definido como padrão. Por exemplo, se uma tensão é 127V este é o seu valor ideal e A sua variação se daria de 116V a 133V. Mas uma grande dúvida que deixa algumas pessoas curiosas é o porque dessas variações.

Veja os motivos para ocorrer uma variação de tensão!

Por que a variação de tensão ocorre?

Variação de Tensão: Quais são os motivos para acontecer?

É impossível manter estável durante todo o tempo o valor da tensão elétrica em toda a extensão de uma rede elétrica. E os importantes motivos que podem explicar o por que isso acontece são dois.

O primeiro motivo é a variação de tensão na rede elétrica que acontece quando a tensão está percorrendo a rede, pois os próprios cabos elétricos oferecem uma certa resistência em vários pontos, o que resulta na modificação da tensão elétrica.

Se analisarmos uma rede elétrica com várias casas, as casas que estiverem mais próximas do transformador desta rede terão uma tensão maior do que as casas que estiverem mais afastadas. Em redes elétricas situadas no interior onde as distâncias entre as casas são ainda maiores, esta diferença é notada muito mais facilmente.

Por isso nas redes elétricas urbanas vários transformadores são usados, justamente para ter uma distribuição de tensão mais uniforme ao longo da rede.

O segundo motivo de variação se dá nos momentos de pico, quando muitas instalações são ligadas em aparelhos ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, temos uma queda de tensão devido a uma solicitação maior de potência da rede. É mais ou menos igual aquele efeito de quando se liga o chuveiro e a lâmpada perde um pouco de brilho, só que em proporções de uma rede elétrica inteira.

Quando os momentos de pico acontecem, mais geradores são ligados na fase de geração elétrica para que possam compensar qualquer perda de tensão que possa ocorrer.

Como saber se a variação de tensão está normal?

Caso você perceba que há uma variação de tensão fora dos padrões, deve seguir alguns passos para descobrir se o problema está na tensão fornecida pela concessionária ou está na instalação de sua residência. A concessionária de energia da sua região fornece uma tensão ideal e a sua variação para que você possa conferir. Abaixo segue o exemplo de uma tensão ideal e as suas variações.

Veja as variações de tensão aceitáveis.

Exemplo de tensão ideal e suas variações!

Primeiro temos que analisar sempre a tensão que chega ao medidor e o quanto de queda de tensão está ocorrendo dentro da instalação. Desta forma é possível constatar se é um problema da concessionária ou na instalação da casa. Sendo assim, basta medir a tensão nos dois pontos e ver onde se encontra o problema.

É de muita importância entender que todos os eletrodomésticos aceitam uma variação de tensão, eles são fabricados em geral para tolerar uma variação de até 10% sem sofrer nenhum dano.

Alguns modelos de lâmpadas de LED por exemplo, operam entre 90V a 240V sem ter nenhum problema, visto que o seu circuito eletrônico interno é fabricado justamente para suportar esta variação. Além das lâmpadas, existe uma grande quantidade de equipamentos elétricos que são bivolt, ou seja, eles fazem internamente a regulação de tensão para os níveis necessários.

A variação de tensão pode queimar os eletrodomésticos?

Em geral, a queda da tensão não gera risco de queimar os aparelhos elétricos! O maior causador da queima é quando há sobretensão, que é um valor de tensão maior do que o esperado pelo equipamento.

Uma situação que também pode causar a queima dos eletrodomésticos é quando há interrupção de energia, seja por falha na rede ou mesmo por desligamento da rede pela concessionária para alguma manutenção. Quando a energia é restabelecida, os picos de surto elétrico podem provocar falhas ou queimar os aparelhos.

Por isso, sempre que a energia de sua casa cair ou for desligada, é importante desligar os disjuntores ou mesmo desligar os aparelhos da tomada para evitar a queima.

É crucial entender as variações de tensão permitidas, e para que você possa entender melhor, o canal Mundo da Elétrica se esforçou e agora disponibiliza vídeos sobre este assunto. Confira e se inscreva!

Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos ter esclarecido as possíveis dúvidas sobre variação de tensão, mas caso ainda haja alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e vamos te responder. Para mais conteúdos de qualidade sobre diversos temas, continue acessando o site do Mundo da Elétrica!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)