Geralmente podemos encontrar duas variações de tensões nas tomadas, 127V e 220V. E como ninguém quer correr o risco de queimar o aparelho é importante saber a tensão elétrica do aparelho antes de ligá-lo na tomada. Mas como saber se um aparelho elétrico é 110V ou 220V? Existe um macete para descobrir a tensão elétrica do aparelho? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra todos os detalhes para descobrir a tensão do aparelho!

O que acontece se ligar o aparelho na tomada errada?

O primeiro ponto é entender o que acontece se ligar um aparelho na tomada com a tensão diferente da recomendada pelo fabricante. Caso ligue um aparelho 220V em uma tomada que fornece apenas 127V, três coisas podem acontecer:

  • O aparelho pode não funcionar
  • O aparelho pode funcionar com uma potência baixa
  • O aparelho pode não funcionar corretamente

Nos pontos citados acima deu para ver que o aparelho não queima, mas apresenta um funcionamento bem diferente do esperado. Porém e se for ligado um aparelho 127V em uma tomada que fornece 220V? Bom, neste caso o aparelho pode queimar exatamente quando for ligado, ou pode até funcionar por um curto período, mas certamente vai queimar em seguida.

Como saber se um aparelho elétrico é 110V ou 220V?

Para evitar a queima do seu aparelho é importante saber qual a tensão elétrica que a sua tomada fornece. E qual é a tensão elétrica que o seu aparelho precisa para funcionar. Todo aparelho elétrico tem uma identificação com as suas características elétricas.

É nesta identificação que está o valor de tensão de funcionamento do aparelho. Como por exemplo, nas identificações do carregador de bateria e do soprador térmico na imagem abaixo. Veja que na identificação do carregador de bateria mostra uma tensão de 120V, já na identificação do soprador térmico indica uma tensão de 220V.

Identificação com as suas características elétricas.

Como saber se um aparelho elétrico é 110V ou 220V?

Também existem diversos aparelhos elétricos bivolt, isso significa que eles podem ser ligados tanto em 127V quanto 220V sem o risco de queimar ou apresentar funcionamento incorreto! Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V.

Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”. É importante saber que existem os aparelhos que tem uma chave seletora, onde é possível trocar a tensão de funcionamento manualmente. Este tipo de aparelho pode ser chamado de “bivolt manual”.

Aparelho pode ser chamado de "bivolt manual".

Existem aparelhos elétricos que são bivolt.

Aparelhos sem identificação

Mas e quando o aparelho não tem mais identificação, como saber a tensão elétrica? O primeiro macete é procurar as informações sobre o fabricante e modelo do aparelho, em seguida procurar o manual ou as características técnicas deste aparelho na internet ou no site do fabricante.

Se não encontrar nenhuma destas informações, temos mais duas opções! A primeira é abrir o aparelho e ver se internamente tem alguma informação que mostre qual é a tensão de funcionamento. No caso do liquidificador, é possível visualizar uma identificação no motor onde mostra a tensão de funcionamento do seu motor de 127V. Geralmente as informações estão mais visíveis porque os componentes internos de um aparelho estão mais protegidos do que a identificação externa.

Onde mostra a tensão de funcionamento do seu motor de 127V.

Abrir o aparelho e ver se internamente tem alguma informação.

A segunda opção é um teste prático e simples! Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V. Porém, se o aparelho funcionar normalmente é porque ele é um aparelho 127V.

Pode parecer coisa simples identificar a tensão do aparelho, mas é uma dúvida comum para muitas pessoas. Uma outra dúvida comum é falar que 220V economiza energia elétrica, caso você seja um dos que acreditam que 220V economiza energia, veja esse vídeo abaixo do Mundo da Elétrica explicando esse dilema.

Você tem algum macete para resolver esse problema? Deixe nos comentários o que você faz nestes casos e vamos aprender juntos novamente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)