220V residencial e 220V industrial

Você sabe qual a diferença entre os níveis de tensão residencial e industrial? Sabe se existe 220V industrial e 220V residencial? Neste artigo o Mundo da Elétrica responde essas dúvidas e explica todos os detalhes e diferenças da tensão elétrica residencial e industrial. Vamos lá!

220V residencial e 220V industrial

Existe diferença do 220V residencial para o 220V industrial? A confusão que se dá com relação ao 220V é porque existem dois tipos de tensão 220V. Uma é a tensão 220V fase e fase que tem o nome de tensão de linha, e a outra é a tensão 220V fase e neutro que tem o nome de tensão de fase.

As tensões de distribuição secundárias sempre são fornecidas em dois valores, a tensão de linha e a tensão de fase. A tensão de linha é a medição realizada em um sistema trifásico entre duas fases. Já na tensão de fase, a medição é realizada entre a fase e o ponto de neutro.

220V fase e fase e 220V fase e neutro.

Tensão de linha e tensão de fase.

As distribuidoras de energia transmitem a energia em duas linhas que são média e baixa tensão, mas também podem ser chamadas de redes primária e secundária. A linha primária conduz corrente elétrica em grandes tensões de distribuição, entre 2,3 kV a 44 kV. A linha secundária conduz corrente elétrica em tensões que já passaram pelos transformadores, ou seja, já foram reduzidas para os valores menores de tensão como por exemplo, 127/220 volts.

Mesmo tendo estas duas tensões linha e fase, isso não quer dizer que uma seja residencial e outra industrial. Existe residência com 220V tensão de linha e outras residências com 220V tensão de fase. O pessoal da região nordeste do Brasil e alguns outros estados estão bem acostumados com a tensão 220V fase e neutro. Já em Minas por exemplo, a tensão de 220V é fase e fase.

Um aparelho que funciona em 220V vai funcionar tanto em 220V fase e fase quanto 220V fase e neutro. Mas é importante informar que alguns aparelhos 220V são trifásicos, ou seja, precisam de 3 fases para funcionar e geralmente são de uso industrial. Um exemplo de equipamento industrial que utiliza 220V trifásicos é o motor de 6 pontas trifásico.

No Brasil a forma mais utilizada para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica é o sistema trifásico. No sistema trifásico a distribuição é feita com 4 fios, sendo 3 que possuem tensão (R, S e T) e um neutro. Portanto, este tipo de sistema é chamado de trifásico em estrela.

Resumindo, não existe diferença entre 220V residencial e 220V industrial. Para que vocês possam entender melhor o conceito de tensão de fase e tensão de linha, o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica explica exatamente o que é tensão de fase e tensão de linha.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário