Você sabe qual a diferença entre os níveis de tensão residencial e industrial? Sabe se existe 220V industrial e 220V residencial? Neste artigo o Mundo da Elétrica responde essas dúvidas e explica todos os detalhes e diferenças da tensão elétrica residencial e industrial. Vamos lá!

220V residencial e 220V industrial

Existe diferença do 220V residencial para o 220V industrial? A confusão que se dá com relação ao 220V é porque existem dois tipos de tensão 220V. Uma é a tensão 220V fase e fase que tem o nome de tensão de linha, e a outra é a tensão 220V fase e neutro que tem o nome de tensão de fase.

As tensões de distribuição secundárias sempre são fornecidas em dois valores, a tensão de linha e a tensão de fase. A tensão de linha é a medição realizada em um sistema trifásico entre duas fases. Já na tensão de fase, a medição é realizada entre a fase e o ponto de neutro.

220V fase e fase e 220V fase e neutro.

Tensão de linha e tensão de fase.

As distribuidoras de energia transmitem a energia em duas linhas que são média e baixa tensão, mas também podem ser chamadas de redes primária e secundária. A linha primária conduz corrente elétrica em grandes tensões de distribuição, entre 2,3 kV a 44 kV. A linha secundária conduz corrente elétrica em tensões que já passaram pelos transformadores, ou seja, já foram reduzidas para os valores menores de tensão como por exemplo, 127/220 volts.

Mesmo tendo estas duas tensões linha e fase, isso não quer dizer que uma seja residencial e outra industrial. Existe residência com 220V tensão de linha e outras residências com 220V tensão de fase. O pessoal da região nordeste do Brasil e alguns outros estados estão bem acostumados com a tensão 220V fase e neutro. Já em Minas por exemplo, a tensão de 220V é fase e fase.

Um aparelho que funciona em 220V vai funcionar tanto em 220V fase e fase quanto 220V fase e neutro. Mas é importante informar que alguns aparelhos 220V são trifásicos, ou seja, precisam de 3 fases para funcionar e geralmente são de uso industrial. Um exemplo de equipamento industrial que utiliza 220V trifásicos é o motor de 6 pontas trifásico.

No Brasil a forma mais utilizada para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica é o sistema trifásico. No sistema trifásico a distribuição é feita com 4 fios, sendo 3 que possuem tensão (R, S e T) e um neutro. Portanto, este tipo de sistema é chamado de trifásico em estrela.

Resumindo, não existe diferença entre 220V residencial e 220V industrial. Para que vocês possam entender melhor o conceito de tensão de fase e tensão de linha, o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica explica exatamente o que é tensão de fase e tensão de linha.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)