Como fazer cálculo de projeto elétrico? Em um projeto elétrico passo a passo é preciso calcular a corrente de projeto e a corrente de projeto corrigida, seja para um projeto elétrico residencial ou industrial. O Cálculo de projeto elétrico é muito importante para o dimensionamento de cabos e dispositivos de proteção como por exemplo, o disjuntor, que é a chave geral dos circuitos.

A leitura de projeto elétrico passa pela análise de cálculos de projetos e pelo memorial de cálculo de projeto elétrico. É importante saber o que é corrente de projeto, como calcular a corrente de projeto e ver exemplos de cálculo de corrente de projeto.

Toda vez que você for realizar um projeto elétrico ou ler sobre um projeto elétrico você vai se deparar com a corrente de projeto. Sabendo da da importância da corrente de projeto O Mundo da Elétrica explica o que é corrente de projeto e como calcular a corrente de projeto passo a passo. Vamos lá!

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Aprenda como calcular corrente de projeto.

O que é corrente de projeto? Qual fórmula da corrente de projeto?

A corrente de projeto é a corrente que vai ser calculada e usada em um projeto, esta corrente é usada para dimensionar tanto os cabos quanto os dispositivos de proteção. Podemos falar que também é a corrente máxima que o circuito é capaz de suporta.

A corrente de projeto é calculada utilizando a fórmula que aparece na imagem abaixo.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Fórmula genérica usada para calcular corrente de projeto.

Quando não for informado o fator de potência, é possível utilizar as tabelas de fatores de potência típicos como o que aparece na imagem abaixo:

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo

Tabela de fatores de potência típicos.

Sobre o rendimento sempre devemos considerar o valor 1 quando não for informado pelo aparelho. Com relação ao número de fases, vamos usar para circuitos com esquema F+N ou F+F o valor 1, para circuitos com esquema 3F+N o valor 3 e para circuitos com esquema 3F o valor é raiz de 3.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Fórmulas de corrente de projeto para cada circuito.

Com relação a tensão vamos usar para circuitos com esquema F+N ou 3F+N o valor de tensão de fase. E para circuitos com esquema F+F e 3F vamos utilizar o valor de tensão de linha.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Fórmula corrente de projeto para tensões de fase e tensão de linha.

Calculando a corrente de projeto! Exemplo

Vamos pensar no exemplo de um circuito de tomadas que é um circuito terminal, ou seja, que sai do QDC e finaliza nos pontos de tomada. Em nosso exemplo o circuito 3 possui 3 tomadas de 650 W e 2 tomadas de 100 W. Além disso também podemos definir que tanto as tomadas de 650 Watts quanto as tomadas de 100 Watts possuem fator de potência igual a 0,9 e rendimento igual a 1.

Para as tomadas de 650 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 650 Watts de potência DIVIDIDO por 1, porque o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado. Realizando a multiplicação na parte de baixo podemos ver a corrente de projeto é igual a 650 Watts DIVIDIDO por 114,3 Volts temos 5,69 Amperes.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Resultado da corrente de projeto para 650W.

Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado. Realizando a multiplicação na parte de baixo podemos ver que a corrente de projeto é igual a 100 Watts. Dividindo por 114,3 volts temos 0,875 Amperes.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Resultado da corrente de projeto para o circuito de 100W.

Então a corrente de projeto total será a soma das correntes de cada uma das tomadas.

No nosso exemplo temos 3 tomadas de 650 Watts, ou seja a corrente total do projeto será 3 VEZES 5,69 Amperes, + 2 VEZES 0,875 Amperes, que é das tomadas de 100 Watts. Fazendo as multiplicações, a corrente total de projeto para este exemplo é igual a 17,07 Amperes, + 1,75 Amperes, totalizando 18,82 Amperes.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Corrente de projeto total, somando as tomadas de 100W e 650W.

Esse valor de 18,82 Amperes é que deve ser utilizado para o dimensionamento tanto dos cabos quanto do disjuntor para este circuito.

Outro exemplo para calcularmos a corrente de projeto é este circuito de uma tomada trifásica instalada no chão, com a potência de 12.500 Watts.

Para esta tomada de 12.500 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 12.500 Watts de potência DIVIDIDO por 3, porque o sistema informado é trifásico, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,8 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento que também é informado. Realizando a multiplicação na parte de baixo podemos ver que a corrente de projeto é igual a 12.500 Watts DIVIDIDO por 304,8 Volts, totalizando 41,01 Amperes.

Ensinando como calcular corrente de projeto passo a passo.

Resultado para corrente de projeto de 12500W.

Para realizar qualquer cálculo de corrente de projetos elétricos deve ser usada esta fórmula apresentada. Veja que não tem nada de complicado na matemática, apenas multiplicação e divisão que você faz com o auxílio de uma calculadora.

O vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica fala o que é corrente de projeto e ensina passo a passo como calcular a corrente de projeto, além de destacar pontos importantes sobre o assunto.

Importância da corrente de projeto.

Talvez a grande dificuldade seja entender os conceitos, e pra isso o Mundo da Elétrica está aqui para ajudar. A corrente de projeto é o que garante que um projeto elétrico vai ser instalado ou executado de forma segura, garantindo que os cabos e disjuntores não sobreaqueçam ou apresentem falhas que podem levar a acidentes elétricos.

No Brasil acontecem diversos casos de acidentes elétricos e muitos deles evoluem para incêndios, estes ocorrem pois projetos mal executados acabam sobreaquecendo ou causando curtos circuitos que podem gerar fagulhas.

A segurança dos usuários de uma instalação elétrica devem ser levados a sérios e isso deve ocorrer tanto na fase de projetos como na fase de execução e manutenção.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)