Entenda o que é projeto de spda!

Você sabe o que é SPDA? O que é uma instalação de SPDA? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre SPDA e o projeto de SPDA. Então, vamos lá pessoal!

O que é SPDA?

O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), é um conjunto de equipamentos que tem o objetivo de proteger prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra descargas atmosféricas, bem como os seus efeitos. Para isso, ele proporciona um caminho com a menor resistência possível.

A NBR-5419 é a norma que trata da proteção contra descargas atmosféricas, bem como estabelece todos os parâmetros a serem seguidos para a elaboração de um projeto de SPDA eficiente e seguro.

Geralmente, o SPDA é composto por dois sistemas de proteção: o sistema externo e o sistema interno.

O SPDA externo é destinado à:

As principais medidas de proteção contra os riscos devido às tensões de passo e de toque para os seres vivos consistem em:

Durante a elaboração de projeto de SPDA, são consideradas as características do local da instalação, além de ser necessário avaliar, não apenas os efeitos que possíveis descargas elétricas podem causar, mas também os danos secundários caso haja algum incidente, tais como avarias estruturais na edificação.

Isso acontece por meio de três subsistemas externos que operam em conjunto na estrutura do SPDA, são eles:

O gerenciamento de risco previsto na ABNT 5419, tem o objetivo de indicar quais medidas são necessárias para proteção das estruturas e pessoas identificando os tipos de danos, perdas e riscos que a estrutura está submetida.

O gerenciamento de risco leva em consideração variáveis, como:

Um projeto de SPDA é identificado por classes, em que quanto menor a classe do SPDA, maior será o nível de proteção! Portanto, a classe I é o nível exigido para casos que precisam de uma proteção mais elevada, ou seja, situações em que apresentam mais riscos de danos causados pelas descargas atmosféricas. E a classe IV, é para casos que apresentam menos riscos.

Tipos de SPDA

Em um projeto de SPDA, os elementos do subsistema de captação que serão instalados na estrutura devem ser posicionados no ponto mais alto dessa estrutura. Para isso, é possível utilizar alguns métodos, individualmente ou em conjunto. Veja na imagem abaixo!

O que é um projeto de SPDA?

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Na elaboração do projeto de SPDA, são utilizados 3 métodos distintos ou combinados, sendo eles:

A NBR-5419 estabelece algumas etapas necessárias para a elaboração do projeto de SPDA, sendo elas:

O projeto de SPDA deve conter plantas em arquivo eletrônico e impressas com legendas, detalhes técnicos, memorial descritivo, lista de materiais e principalmente, ART que é a Anotação de Responsabilidade Técnica do responsável devidamente habilitado pelo CREA.

Vale destacar que após o projeto e a instalação do SPDA, outra etapa importante é a inspeção visual do sistema.

Ainda segundo a norma NBR 5419, no item 7.3, as inspeções de SPDA visam a assegurar que:

De acordo com a norma, essas inspeções visuais devem ser feitas em várias situações. São elas:

Para aprender mais sobre o que é aterramento elétrico, recomendamos que você assista o vídeo abaixo!

Gostou desse artigo? Compartilhe com amigos! Além disso, nos siga nas redes sociais para ter acesso a assuntos super exclusivos da área da elétrica. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário