DPS – Disjuntor de proteção, como escolher!

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Proteger a sua instalação elétrica deve ser uma etapa de grande prioridade! Mas você sabe como protegê-la contra surtos e distúrbios na rede elétrica? Se não sabe, fique tranquilo porque neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar sobre o DPS, que é o Dispositivo de Proteção contra Surtos e sobre o disjuntor de proteção deste dispositivo. Então, vamos lá pessoal!

Dúvidas sobre o assunto

Muitas pessoas têm dúvidas sobre este assunto e se perguntam: Por que o DPS é um dispositivo de proteção que precisa de proteção? Se você tem essa dúvida e não sabe como escolher corretamente o DPS, nós vamos te ajudar para você nunca mais errar na hora de escolher o DPS correto!

Outro tema que algumas pessoas já ouviram falar e outras pessoas nem sabiam da existência, é sobre o disjuntor de desconexão. Analisando e pesquisando sobre essas dúvidas, nós conversamos com alguns profissionais e técnicos do Mundo da Elétrica para te ensinar da melhor forma.

DPS: O que é?

O DPS é um Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos! Ele tem como função proteger a instalação elétrica contra os efeitos de um raio ou um pico de corrente de um grande motor, acontecimentos que são denominados de surtos elétricos.

Como o DPS funciona?

Veja o funcionamento do DPS! Porém, perceba que ele está sem um Dispositivo de Proteção à Montante.

DPS: Sistemas de Desconexão

Alguns modelos dos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), possuem sistemas internos de desconexão que retiram o DPS do circuito elétrico no caso de uma falha do dispositivo. O DPS pode ter essa falha de quatro formas:

Para que um problema com o DPS não comprometa a instalação, são necessários sistemas externos de proteção, para que eles possam “falhar de forma segura”.

Portanto, a instalação de um dispositivo de proteção contra sobrecorrentes à montante, ou seja, antes do DPS é fundamental e necessária! Este dispositivo de proteção pode ser um disjuntor ou um fusível.

Disjuntor antes do DPS, por que é necessário?

Entenda que no final da vida útil, o DPS vira um curto e nessa condição ele vai seccionar qualquer disjuntor ou fusível à montante. Se o disjuntor a montante for o geral, o estabelecimento ficará sem energia até resolverem o problema.

Porém, se tiver um disjuntor de desconexão exclusivo para o DPS, ele só vai seccionar no final da vida do DPS, evitando a falta total da energia elétrica. Então a regra é essa: Sempre deve ter um Disjuntor antes do DPS!

Instalação do DPS da forma certa.

Veja como é a Instalação Correta do DPS!

Como escolher um disjuntor para DPS?

Uma coisa muito importante sobre os disjuntores de desconexão é que quem fornece as características destes disjuntores é o fabricante do DPS. Então, como escolher o disjuntor de desconexão e o DPS correto para proteger a sua instalação elétrica?

Como informamos, o fabricante é quem deve indicar as características do disjuntor. E para facilitar a vida do cliente, nesses casos alguns fabricantes possuem um aplicativo onde você pode dimensionar tanto o disjuntor quanto o DPS, sem precisar fazer nenhum cálculo!

Porém, nem todos os fabricantes do DPS possuem esses aplicativos. Caso o seu não possua, você terá que calcular/escolher o seu disjuntor de desconexão e o seu DPS com base em alguns critérios, que estão dispostos abaixo.

Visando te ajudar na escolha desses dispositivos, vamos deixar um vídeo do canal Mundo da Elétrica para você assistir. Esse vídeo vai te ensinar como escolher o DPS, vale à pena conferir, mas não se esqueça de deixar o like e se inscrever!

Quer ajudar o Mundo da Elétrica? Então compartilhe este artigo e nos siga nas nossas redes sociais! Comente aqui embaixo se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, quem sabe não será o tema do nosso próximo artigo. Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica e sempre aprenda algo novo!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário