É permitido derivar dois cabos no polo do disjuntor? Como conectar dois cabos no disjuntor? Qual a capacidade máxima de cabos no polo do disjuntor? Sempre pedimos para você deixar as suas dúvidas ou sugestões aqui no site e também no canal do Mundo da Elétrica no Youtube.

A gente está sempre buscando a melhor forma de responder todos vocês! Por isso sempre fazemos artigos e vídeos baseados nas dúvidas que vocês nos enviam. Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar tudo sobre os cabos no polo do disjuntor, respondendo essas dúvidas e explicando o que não deve ser feito. Então, vamos lá pessoal!

Derivar cabos no borne do disjuntor

Um seguidor nos enviou uma dúvida sobre os cabos no borne do disjuntor. Ele queria saber se é possível derivar dois cabos no mesmo polo do disjuntor, que neste caso eram cabos para o circuito de iluminação.

E aí, será que pode ou não? A resposta é sim! Dois cabos podem ser derivados no mesmo polo de um disjuntor, porque em nenhum lugar da norma existe essa proibição. Porém, é claro que existem algumas observações importantes de como isso deve ser feito sem afetar a segurança da instalação.

Disjuntor dr, capacidade máxima de cabos

Saiba qual o limite de cabos no borne do disjuntor!

Restrições na derivação dos cabos

Em todos os livros técnicos que consultamos, a indicação mostrava o uso de até no máximo 2 cabos para serem utilizados como ponto de derivação em um polo do disjuntor. Então, você nunca deve derivar 3 ou mais cabos no mesmo polo de um disjuntor.

Também é indispensável manter o dimensionamento dos cabos! Por mais que você possa usar dois cabos no mesmo borne do disjuntor, você nunca deve usar cabos de bitolas diferentes, pois uma alteração no dimensionamento dos cabos pode colocar toda a instalação em perigo.

Quando é usado cabos com bitolas diferentes no mesmo polo do disjuntor, o aperto talvez não garanta o contato e fixação ideal dos dois cabos. Isso pode ser ainda pior se você usar um cabo rígido junto de um cabo flexível no mesmo polo do disjuntor.

O ideal é sempre sair com um cabo do disjuntor para o circuito! Sendo assim, as derivações devem acontecer nas caixas de passagem, à medida que for necessário para a instalação.

Se você precisar realizar muitas derivações dentro do QDC, o mais indicado é utilizar um barramento, algo que é muito comum de acontecer com o neutro e o terra. Portanto, sempre que necessário, utilize um barramento de derivação dentro do QDC.

Instalação elétrica segura

Sempre falamos sobre a importância de manter a instalação elétrica bem dimensionada! Muita gente não tem noção dos riscos da eletricidade e como um erro na instalação pode causar acidentes graves.

Se quiser continuar aprendendo sobre disjuntor, vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica. Nele é explicado o que fazer quando a bitola do cabo é maior do que o borne do disjuntor, vale a pena assistir e se inscrever para continuar recebendo gratuitamente os conteúdos.

Estamos encerrando mais um artigo e queremos saber a sua opinião! Gostou das informações? Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários que iremos responder. Aproveite para deixar as suas perguntas e quem sabe ela não seja selecionada para se o tema do próximo artigo ou vídeo do Mundo da Elétrica.

Se puder nos ajudar na divulgação, envie este artigo nas suas redes sociais e grupos do WhatsApp. Quanto mais pessoas estiverem bem informadas, menores serão os riscos e acidentes elétricos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)