Instalação Elétrica de Tomada com Fio de Som! Certo ou Errado?

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

O que você acha do uso de cabos de som para fazer instalações elétricas de interruptores e tomadas? Você recomendaria? O que a norma diz sobre isso? É sobre isso que o Mundo da Elétrica vai falar neste artigo. Vamos responder essas perguntas, falar se é correto usar cabos de sistema de som para instalar tomadas e vamos ensinar o passo a passo da instalação de uma tomada em um circuito elétrico. Então, vamos lá pessoal!

Nós recebemos essa pergunta de um dos nossos leitores e achamos muito pertinente respondê-la. Ele queria saber se é possível usar cabos de som automotivo em instalações residenciais.

É possível usar Cabos de Som em Instalação Elétrica?

A resposta para essa pergunta é não! Mas não se preocupe, pois nós vamos explicar porquê.

A norma NBR 5410 fala em alguns pontos dos seguintes cabos:

E para cada um desses cabos existem normas específicas, tanto para a fabricação quanto para os ensaios e testes.

Os cabos de som automotivos entram dentro da família de cabos de comunicação. Já os cabos que usamos nas instalações elétricas entram na família de cabos de potência.

As características elétricas dos sistemas de comunicação e dos sistemas de potência são muito diferentes! Alguns exemplos dessa diferença estão abaixo:

É correto instalar tomada com fios de som?

Descubra, com base na norma, porque não é correto fazer essa instalação!

Só estas informações que mostramos até aqui já são o suficiente para justificar o porquê dos cabos serem tão diferentes e porque eles não podem ser usados para outras funções, além das que foram fabricados.

Uma das funções das normas é estabelecer os parâmetros mínimos destas características, para cada tipo de aplicação do cabo. Sendo assim, usar os cabos fora da aplicação correta certamente colocará em risco a instalação, além das pessoas que utilizam esta instalação.

Nós sempre recebemos perguntas desse tipo sobre o uso dos cabos de rede ou cabos de telefone para energia elétrica. Porém, a resposta para estes casos é sempre a mesma!

Os cabos de rede são para rede, os cabos de telefone são para telefone e nenhum deles é para circuitos de potência! É preciso entender a importância de usar os condutores e componentes certos para cada tipo de aplicação. E isso é uma obrigação do eletricista ou profissional do Mundo da Elétrica.

Por esses motivos não se deve usar cabos de som automotivo em instalações elétricas. Então, como fazer a instalação elétrica de uma tomada monofásica por exemplo? O método correto para fazer a instalação elétrica desta tomada é o que descreveremos abaixo!

Como Instalar uma Tomada Passo a Passo

Primeiramente, desligue a fonte de energia do circuito em que você vai trabalhar. Como sempre falamos aqui no Mundo da Elétrica, essa é uma medida de segurança indispensável!

Após isso, com as devidas ferramentas e equipamentos de proteção, conecte a fase da alimentação do circuito no disjuntor de proteção do mesmo.

Saia com a fase deste disjuntor e a leve até o borne de fase da tomada (que de acordo com o padrão é o da direita, olhando a tomada de frente e com o plugue do meio para cima).

Conecte o neutro da alimentação no barramento de neutro e logo em seguida, leve o cabo do neutro até o borne de neutro da tomada (que de acordo com o padrão é o da esquerda, olhando a tomada de frente e com o plugue do meio para cima).

Por fim, conecte o cabo do aterramento elétrico no barramento de aterramento e após isso, leve o cabo terra até o borne central superior da tomada, que é o de aterramento.

Feito isso, certifique-se das conexões, dos apertos e depois faça o teste de funcionamento. Se estiver tudo ok, a sua instalação está finalizada! Veja o esquema de ligação abaixo para ajudar no entendimento.

É correto instalar tomada com fios de som?

Esquema de ligação de uma lâmpada em um circuito monofásico!

E se for tomada dupla, como proceder? Neste caso, a instalação não será muito diferente, mas para você aprender da forma correta, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica! Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no nosso canal!

O que você achou deste artigo? Sabia a resposta da pergunta do nosso leitor? Compartilhe este artigo e dê a sua opinião! Se ainda tiver ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários e te responderemos com prazer!

Continue aqui no site para aprender novos conteúdos constantemente. E nos siga nas nossas redes sociais, pois sempre atualizamos elas com conteúdos exclusivos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário