Ferramentas para eletricista, quais são?

Você já pensou quais seriam as ferramentas essenciais para um eletricista? E o que essas ferramentas fazem? Por que são tão importantes? Neste artigo vamos responder essas perguntas e fazer um TOP 5 de ferramentas que um eletricista precisa levar consigo para trabalhar! Vamos lá pessoal.

Uma das maiores vantagens da profissão de eletricista é que com poucas ferramentas e bastante conhecimento você consegue executar trabalhos eficazes e ganhar dinheiro.

É lógico que existem muitas outras ferramentas importantes para facilitar a vida e as atividades do eletricista, mas algumas ferramentas são de suma importância, pois sem elas um eletricista não conseguirá fazer um bom trabalho, e são essas ferramentas que vamos mostrar!

Multímetro

Instrumento de medição chamado de multímetro.

Veja por que o multímetro é importante!

O multímetro é um equipamento elétrico que realiza a medição das grandezas elétricas e também da continuidade elétrica de fios e componentes.

Sem um multímetro é muito mais difícil e limitado fazer um diagnóstico da instalação elétrica, porque não será possível medir se um circuito está sobrecarregado ou não por exemplo, ou descobrir se um circuito está energizado ou não.

Também é com o multímetro que é possível testar uma tomada para descobrir qual o seu nível de tensão elétrica, se é 220V ou 127V.

Alicate Universal

Ferramenta chamada de alicate universal.

Veja quais as funções do Alicate Universal!

O alicate universal é uma ferramenta articulada que serve pra quase tudo na hora de fazer uma instalação…

Entre as suas funções, ele pode cortar, puxar, enrolar, dobrar, decapar cabos e muito mais.

Na falta dos outros alicates como por exemplo, o alicate de corte lateral, o alicate de ponta fina e o alicate desencapador, o alicate universal age como substituto deles e resolve praticamente todos os problemas.

Chave de Aperto: Fenda e Philips

Ferramentas chamadas de chave de Fenda e chave Philips.

Os 2 tipos de chaves de aperto mais usados pelos eletricistas!

Esta é uma indicação de duas ferramentas que são necessárias em praticamente todas as situações e instalações de um eletricista! Na grande maioria das situações básicas de elétrica vai haver parafusos que podem possuir uma cabeça de Fenda chata ou fenda Philips.

Então possuir uma chave de Fenda e uma Philips é obrigatório. Quem acha que só existem esses dois tipos está redondamente enganado! Há uma grande variedade de chaves de fenda atualmente.

A utilização da chave de fenda é necessária para apertar um parafuso da tomada ou apertar um parafuso do disjuntor no QDC(Quadro de Distribuição de Circuitos), além de muitas outras utilizações que essa ferramenta possui.

Trena / Fita Métrica

Instrumento de medição chamado de trena ou fita métrica.

Para Que usar uma trena? Descubra!

Trena é um instrumento de medição que compara uma distância com um padrão de medida e assim fornece o comprimento, a largura, a profundidade e outras medidas de alguma coisa.

A trena vai medir praticamente tudo na hora de realizar um trabalho de elétrica, seja a distância entre duas tomadas ou mesmo o percurso dos cabos na hora de fazer um orçamento de material.

A maior vantagem da trena é que ela é pequena e cabe no bolso, facilitando demais o seu manuseio e transporte. Isso é bem diferente da régua de escala grande que não dá para transportar de maneira fácil, apesar de ser ótima para fazer medidas.

Sonda / Passa Fio

Ferramenta de auxilio chamada de sonda.

A sonda é super prática e evita o embolamento dos fios!

Essa ferramenta tem muitos nomes! É tecnicamente chamada de sonda, mas tem gente que chama de passa fio, passa cabo, guia de cabo, dentre outros.

A sonda é a ferramenta que tem a função de guiar os cabos por dentro dos eletrodutos. Sem ela é quase impossível passar um ou mais cabos dentro dos eletrodutos na parede.

A sonda é uma ferramenta obrigatória para o eletricista que vai fazer uma instalação elétrica pois agiliza e facilita a passagem dos cabos pelo eletroduto.

Caso você queira conferir mais ferramentas para um eletricista, assista esse vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra ferramentas complementares para um eletricista. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Você concorda que essas ferramentas são essenciais para um eletricista? Tem alguma dúvida ou sugestão de ferramentas que não colocamos neste artigo? Conte aqui nos comentários e iremos responder você!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário