Como instalar lâmpada? Passo a passo completo!

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

Será que existe alguma forma correta de conectar os cabos no receptáculo das lâmpadas? E se existe, qual é essa forma certa? Por que é assim? Nós do Mundo da Elétrica constantemente recebemos várias perguntas dos nossos seguidores querendo saber sobre os cabos no receptáculo de uma lâmpada: se tem posição certa para os cabos, se o cabo da fase vai no centro e o do neutro na lateral ou se tanto faz a posição dos cabos.

Pensando nisso, o Mundo da Elétrica decidiu trazer este artigo, não só para responder estas perguntas, mas para mostrar o passo a passo completo da instalação de uma lâmpada em um circuito elétrico. Então, vamos lá pessoal!

Existe posição certa para os cabos no receptáculo? Por quê?

Os cabos que são conectados no receptáculo da lâmpada têm sim uma posição certa! O cabo da fase deve ser conectado no centro do receptáculo, e o cabo do neutro na lateral.

Nós acreditamos que poucas pessoas sabem o porquê destas posições, mas o motivo é bem simples de se entender!

O motivo para este padrão é a segurança! Quando o eletricista está fazendo a troca de uma lâmpada, ele pode sem querer ou por algum motivo, tocar no contato lateral da lâmpada, que é a parte da rosca.

Neste caso, se a instalação estiver errada e a fase estiver ligada no contato lateral, a corrente elétrica estará diretamente em contato com a lateral da lâmpada, podendo causar um choque elétrico!

Receptáculo tem Padrão de Cabos?

Veja como deve ser a conexão dos cabos e o risco que a ligação errada oferece!

Este é o motivo do porquê os cabos devem estar ligados corretamente e a fase sempre deve passar pelo interruptor. A segurança em eletricidade deve ser prioridade sempre!

Além disso, os riscos do choque elétrico ao trocar uma lâmpada, podem ser ainda maiores se considerarmos que o eletricista quase sempre está em uma escada, ou seja, mesmo que o choque não seja letal, a queda pode trazer graves consequências.

Diariamente acontecem vários acidentes com eletricidade, que poderiam ser simplesmente evitados se a instalação elétrica fosse realizada de forma correta. Muita gente pode questionar que independentemente da posição dos cabos, a lâmpada funcionaria de qualquer forma.

Porém, saber estes detalhes dos cabos, saber os riscos que a ligação errada oferece e pensar na segurança do usuário faz toda a diferença! Agora que você sabe a posição correta dos cabos e o porquê, vamos ao passo a passo dessa instalação.

Instalando uma lâmpada passo a passo!

Para fazer esta instalação, você precisará de algumas ferramentas básicas como por exemplo, alicate de corte, chave de fenda, chave phillips etc. Além disso, precisará desenergizar o circuito onde irá trabalhar, pois esta é uma medida de segurança indispensável!

Com tudo pronto, saia com o cabo da fase do disjuntor do circuito que você vai instalar a lâmpada e leve este cabo até o ponto onde você quer que o interruptor fique. Agora ligue este cabo da fase no borne central do interruptor simples.

Feito isso, saia com um cabo de retorno do borne lateral do interruptor, o leve até o ponto onde a lâmpada será fixada e conecte ele no borne central do receptáculo, como falamos anteriormente.

Saia também com o cabo do neutro desse mesmo circuito e o leve diretamente até o local onde a lâmpada será fixada, conectando ele no borne lateral do receptáculo.

Com todas essas conexões feitas e verificadas, religue a energia do circuito e faça o teste de funcionamento da sua instalação, se tudo funcionar normalmente está acabado! Veja o esquema de ligação abaixo para auxiliar.

Como instalar Lâmpada?

Esquema de Ligação de uma Lâmpada em um Circuito Monofásico!

Além desta forma de instalação, existem diversas outras maneiras de instalar lâmpadas ou cargas com equipamentos e dispositivos diferentes, uma delas é a que o vídeo abaixo ensina. O Mundo da Elétrica te mostra neste vídeo como é possível acender várias lâmpadas ao mesmo tempo com um sensor de presença! Incrível não é? Então assista e já deixe o seu gostei.

Se tiver ficado alguma dúvida, não hesite em deixá-la aqui nos comentários, há uma grande chance da sua pergunta virar o assunto de um dos nossos artigos! Não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais e de compartilhar este artigo para nos ajudar. E se quiser aprender sempre coisas novas sobre eletricidade, é só continuar acessando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário