Como instalar lâmpada com sensor de presença?
Sensores de presença são muito úteis para a segurança e economia de energia de diversos locais, desde residências a grandes empresas. Além de serem produtos com preços em conta, são fáceis de instalar e possuem muitos benefícios.
Pensando nisso, separamos um guia completo para te ajudar a instalar lâmpada com sensor de presença!
Um sensor de presença é um dispositivo que detecta interferências no ambiente, e ao detectar essas interferências, fecha o circuito, permitindo que a corrente flua para a carga.
Leia também
Os sensores são muito benéficos em relação à economia de energia, além de aumentar a segurança. Eles são configurados de acordo com a necessidade de alcance, sensibilidade e também com a quantidade de luz do ambiente caso possuam relé fotoelétrico.
Os tipos de sensores mais comuns são:
- Infravermelho: detecta a presença de uma pessoa pelo calor. Essa operação é baseada na emissão de luz invisível, e quando um objeto é detectado no meio do caminho, os fótons podem ser medidos para verificar a temperatura
- Microondas: emite pulsos na forma de ondas, quando o padrão dessas ondas é interrompido, ele considera que há alguém no local e dispara um alarme
- Ruídos: emite uma frequência da onda sonora entre 22kHz e 45kHz, que não pode ser percebida pelo ouvido humano. O sistema funciona a partir dos ecos dessas ondas, que ativa o sensor quando quando há uma reação anormal
Além disso, ainda existem sensores de presença já embutidos nos próprios produtos de iluminação, como lâmpadas, refletores e até mesmo câmeras de monitoramento.
Como instalar lâmpada com sensor de presença?
Instalar um sensor de presença pode parecer complicado, mas em geral não é. Entretanto, salientamos que sempre há riscos ao mexer com eletricidade e recomendamos que todo cuidado seja pouco!
Caso você não se sinta seguro, chame um profissional qualificado! Então, vamos lá pessoal, que com esta instalação a lâmpada irá acender somente quando o sensor for acionado!
Antes de fazer qualquer procedimento que envolva eletricidade desligue o disjuntor responsável pelo circuito ou o disjuntor geral. Para confirmar o desligamento, é só usar um multímetro ou uma chave de teste.
Caso não haja passagem de energia, chegou a hora de alimentar o sensor. Primeiramente identifique os cabos fase e neutro da alimentação do seu circuito, em seguida conecte aos bornes fase e neutro do sensor.
Na imagem abaixo, é possível ver o esquema da instalação do sensor.
Caso a ligação seja bifásica, basta conectar a segunda fase no borne referente ao neutro. Feito isso, vamos te mostrar como instalar lâmpada!
Conecte o cabo neutro de alimentação do circuito no borne lateral do receptáculo da lâmpada. Em seguida, conecte o cabo de retorno do sensor no borne central do receptáculo.
Na imagem abaixo, é possível ver este esquema da instalação do sensor com a lâmpada.
Após isso, religue a energia e verifique se o funcionamento está ocorrendo normalmente.
É possível também instalar o sensor de presença com interruptor simples, e com interruptor paralelo, mudando apenas alguns detalhes.
Além dos sensores citados anteriormente, existem ainda os sensores inteligentes. Ficou curioso? Assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e descubra tudo sobre essa tecnologia!
Nos ajude compartilhando esse conteúdo! Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos.
Veja também
Como trocar um CHUVEIRO ELÉTRICO
Quadro de iluminação – Como instalar e características!
Dimmer digital, saiba como instalar!
Lâmpada de LED palito ou lâmpada halógena palito, qual é melhor?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.