Ligação em série? Descubra como fazer!

Você sabe qual o tipo de circuito da sua residência? Ele é ligado em série ou em paralelo? Atualmente a maioria das residências possui a sua instalação em paralelo, porém há também residências, comércios e indústrias com a sua instalação em série, apesar de não serem tantas.

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar sobre este tipo de ligação. Vamos explicar o que é circuito elétrico, os tipos de circuito e vamos focar no circuito em série, ensinando a calcular a resistência total e mostrando como fazer uma ligação elétrica em série. Vamos lá pessoal!

O que é circuito elétrico?

Antes de entender sobre circuito em série, é importante saber o que é o circuito elétrico em si. Circuito elétrico pode ser entendido como um ou mais caminhos para a corrente elétrica se mover, sendo composto basicamente por três elementos que são:

O que é um circuito?

Veja como é um circuito elétrico básico e funcional!

Um circuito também pode ter elementos adicionais que exercem influência e controle sobre o circuito como por exemplo, interruptores, comandos, relés, entre outros.

Tipos de circuito

O circuito pode conter um ou mais caminhos para a corrente passar, quando existe somente um caminho é chamado de circuito em série, quando possui mais de um caminho ele pode ser chamado de circuito em paralelo ou circuito misto.

O circuito chamado de circuito misto possui o circuito em série e paralelo juntos, tendo uma parte ligada em série e outra ligada em paralelo.

Como dito anteriormente, iremos explicar sobre o circuito em série, mas para você entender os tipos de circuito, veja um esquema deles na imagem abaixo.

Veja os tipos de circuito.

Tipos de Circuito: Paralelo, em Série e Misto!

Circuito em Série

O circuito em série é um circuito que também pode ser chamado de associação em série e tem um só caminho para a corrente, tendo as cargas ligadas em sequência.

Devido às cargas estarem ligadas em sequência a corrente fornecida para todo o circuito é a mesma, porém a tensão que cada carga recebe é diferente.

Essa tensão é de acordo com a resistência da carga utilizada no circuito, ou seja, se a resistência das cargas do circuito forem diferentes a corrente do circuito será a mesma, porém a tensão será diferente.

Como calcular a resistência do circuito em série

O cálculo para encontrar os valores da resistência em um circuito em série é bem simples! A resistência equivalente ou resistência total num circuito em série é dado com a soma de todas as resistências das cargas do circuito, representada pela fórmula abaixo.

Aprenda a calcular a resistência!

Fórmula de Cálculo de Resistência!

Como exemplo, calculamos a resistência de um circuito com quatro resistências: 7?, 12?, 13? e 9?. Usando a fórmula, podemos ver que a soma total das resistências é 41?.

Resultado da conta do nosso exemplo.

Resultado da soma de todas as resistências.

Como fazer Ligação Elétrica em Série

Para ensinar como fazer uma ligação em série usamos como exemplo um circuito com fonte de energia alternada de 127V, e três cargas iguais comandadas por um interruptor simples. De forma que assim que o interruptor for acionado, as cargas começarão a funcionar.

Primeiramente você deverá desligar o disjuntor do circuito para começar a instalação, este é o primeiro passo para qualquer instalação elétrica.

Para realizar esta instalação, conecte a fase de alimentação em um dos bornes do interruptor, depois saia com o cabo de retorno do outro borne deste interruptor e vá com este cabo até o borne da fase da primeira carga.

Após isso, saia com um cabo do borne de neutro da primeira carga e o conecte no borne de fase da segunda carga, saia novamente com um cabo do borne de neutro da segunda carga e o conecte no borne de fase da terceira carga.

Com a fase ligada em sequência até a última carga, saia com o cabo do neutro do barramento e o ligue no borne de neutro da terceira carga. Com estes passos realizados, a sua instalação de um circuito em série estará pronta! Veja um exemplo abaixo para auxiliar no entendimento.

Veja a instalação do nosso exemplo!

Instalação de um Interruptor e 3 Lâmpadas de LED em Série.

Viu como é fácil aprender e fazer um circuito em série? Agora se você quiser aumentar ainda mais seu conhecimento indicamos que assista este vídeo do canal Mundo da Elétrica. Ele vai te ensinar sobre a associação de resistores em série e em paralelo. Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal!

Gostou desse artigo? Deixe aqui nos comentários e nós iremos responder. Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para aprender a fazer diversas instalações como esta!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário