Interruptor bipolar, como instalar?

Escrito na categoria "Como instalar" por Henrique Mattede.

Você sabe o que é um interruptor? Conhece o interruptor bipolar? Sabe para qual circuito elétrico ele é usado? Como escolher entre lâmpada 220V, 127V ou lâmpada bivolt? Neste artigo iremos responder essas perguntas, mostrar os tipos de interruptores e demonstrar como instalar uma lâmpada com um interruptor bipolar, vamos lá pessoal!

O que é um interruptor?

Como está descrito em seu próprio nome um interruptor é um componente que tem a função de exercer controle, interrompendo ou restabelecendo a passagem de corrente elétrica de acordo com a posição em que ele foi colocado, aberto ou fechado.

A importância de um interruptor independentemente do tipo que for, é algo que ninguém pode duvidar hoje em dia! Porque para muitas coisas que ligam e desligam, faz-se necessário um interruptor para realizar tal função.

O interruptor pode controlar muitas cargas como ventiladores de teto, lâmpadas, alguns eletrodomésticos e motores de pequeno porte. Sendo assim, ele funciona da seguinte maneira: quando é acionado ele fecha o circuito e permite a passagem de corrente elétrica para a carga (aparelho a receber energia). E quando é desligado ele abre o circuito e interrompe essa passagem de corrente, desligando a carga.

A corrente que passará pelo interruptor deve ser bem dimensionada e não pode passar de 10A(amperes), que é a corrente suportada pela maioria dos interruptores, com algumas exceções de interruptores que suportam até 15A.

Quais são os tipos de interruptores?

Atualmente existem numerosos tipos de interruptores com características e utilidades diferentes, entre esses numerosos tipos de interruptores podemos citar os principais que são:

Como dito no início, neste artigo iremos focar no interruptor bipolar!

O que é interruptor bipolar?

O interruptor bipolar assim como os outros é um componente elétrico que realiza a abertura e fechamento de circuitos através da sua posição, aberto ou fechado.

A sua utilização é feita em circuitos que possuem duas fases, sendo 220V ou não, e em outros tipos de circuito como circuitos de corrente contínua com variadas tensões. Ele tem quatro bornes que são utilizados para ligar os cabos.

A instalação de um interruptor bipolar não é algo de grande dificuldade, o procedimento na realidade é bem simples! O que é preciso ter é atenção, pois a ligação errada pode comprometer o funcionamento do circuito. O interruptor bipolar pode ser usado para muitos fins como por exemplo, a ligação de motores elétricos bifásicos de baixa corrente.

Como instalar lâmpada com interruptor bipolar

Usaremos como exemplo, a instalação de uma lâmpada com interruptor bipolar. Para começar devemos escolher a lâmpada, mas qual escolher? O interruptor bipolar é usado em circuitos bifásicos. Sendo assim as lâmpadas ideais são lâmpadas 220V ou lâmpadas bivolt.

O primeiro passo para essa instalação é identificar os cabos das fases usando um multímetro ou uma chave de teste. Em seguida desligar a energia do circuito desativando o disjuntor do circuito ou o disjuntor geral para que não aconteça nenhum acidente elétrico.

Com a energia desligada, leve os cabos das fases até o interruptor bipolar. Caso você pense que para realizar a ligação é só conectar os cabos nos bornes de cima e sair com eles nos bornes de baixo saiba que desse modo estará errado e não irá funcionar.

A imagem abaixo mostra a forma incorreta como algumas pessoas realizam a conexão dos cabos em um interruptor bipolar.

Forma errada de instalação

Maneira ERRADA de instalar um Interruptor Bipolar!

A maneira correta de conectar os cabos em um interruptor bipolar é conectando os cabos das fases nos bornes centrais e saindo com os cabos de retorno dos bornes laterais. No corpo do interruptor tem os desenhos de entrada e saída que são normalmente numerados. A imagem abaixo mostra a maneira correta de conectar os cabos em um interruptor bipolar.

Forma certa da instalação

Maneira CORRETA da instalação de um Interruptor Bipolar!

Após a ligação do interruptor, leve os cabos de retorno para a lâmpada e conecte um cabo no borne central do receptáculo e o outro cabo no borne lateral do receptáculo.

Com esses passos realizados corretamente, agora é só conferir a ligação, religar a energia e verificar o funcionamento do circuito. Feito isso, a sua instalação estará pronta para uso.

Para complementar os conhecimentos adquiridos neste artigo, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica e saiba as diferenças entre um interruptor monopolar e um interruptor bipolar. Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos ter esclarecido as dúvidas sobre interruptores bipolares, mas caso ainda haja alguma dúvida, fique a vontade para comentar aqui e iremos te responder. Para ficar por dentro de vários assuntos como esse, continue acessando o site do mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário