Receptáculo, como instalar? Resolvido!

Em Como instalar por Henrique Mattede

Você sabia que existe uma forma correta de conectar os cabos no receptáculo da lâmpada? O Mundo da Elétrica mostra como fazer a instalação dos cabos no receptáculo, e quais são os riscos de conectar os cabos de forma errada.

Receptáculo

O receptáculo é o componente elétrico utilizado em instalações elétricas para fazer a conexão entre o interruptor e a lâmpada. O nome técnico é receptáculo, mas são poucas pessoas que conhecem por esse nome, geralmente ele é chamado de bocal de lâmpada, soquete, adaptador para lâmpada etc.

O receptáculo tem diversos tamanhos para diferentes tipos de lâmpadas com por exemplo, E12, E14, E27, E40 e outros. Mesmo existindo diversos modelos de bocal de lâmpada o mais comum de ser usado é o E27, uma curiosidade é que o “E” é uma referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada.

Leia também

O "E" é uma referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada.

Tipos de receptáculos para lâmpada.

Conexão dos cabos no Receptáculo

Realizar a instalação de uma lâmpada é simples! Porém algumas pessoas não sabem que existe uma posição correta para conectar os cabos no adaptador para lâmpada. Como mostra na imagem abaixo, a maneira correta é conectar o cabo de fase no centro do receptáculo e o neutro na lateral. Lembrando que o fio de fase deve ser interrompido no interruptor, assim virando o retorno.

Lembrando que o fio de fase deve ser interrompido no interruptor, assim virando o retorno.

O cabo de fase no centro do receptáculo e o neutro na lateral.

Como sabemos existem instalações monofásicas e bifásicas, no caso de uma instalação bifásica onde a lâmpada é 220 V deve se utilizar um interruptor bifásico para, assim interromper as duas fases que vão para lâmpada.

Interromper as duas fases que vão para lâmpada.

Uma instalação bifásica onde a lâmpada é 220 V deve se utilizar um interruptor bifásico.

Poucas pessoas sabem o motivo para que os cabos sejam conectados dessa forma no soquete. O motivo é segurança, pois no momento da troca de uma lâmpada o eletricista pode tocar no contato lateral da lâmpada, que é a parte rosqueada no soquete e caso a instalação esteja errada e a fase esteja ligada na lateral, a fase vai estar diretamente em contato com a lateral da lâmpada, podendo causar um choque elétrico.

Então, é por este motivo que a fase sempre tem que passar pelo interruptor e os cabos devem estar ligados corretamente. A segurança em eletricidade deve ser prioridade sempre. Os riscos do choque ao trocar na lâmpada energizada podem ser ainda maiores se considerarmos que o eletricista quase sempre está em uma escada, ou seja, mesmo que o choque não seja letal, a queda pode trazer graves consequências.

Os riscos do choque ao trocar na lâmpada energizada podem ser ainda maiores.

Mesmo que o choque não seja letal, a queda pode trazer graves consequências.

Diariamente acontecem vários acidentes com eletricidade que podem ser evitados somente fazendo a instalação de forma correta. Muita gente pode questionar, que independentemente da posição dos cabos, de qualquer forma a lâmpada vai funcionar, mas saber estes detalhes dos cabos e saber os riscos que isso pode causar e pensar na segurança do usuário faz toda a diferença!

Um ponto muito importante é que as lâmpadas não tem aterramento elétrico, pois segundo a norma NBR 5410 no item 5.1.2.2.3.7, “massas que, por suas reduzidas dimensões (até aproximadamente 50 mm x 50 mm) ou por sua disposição, não possam ser agarradas ou estabelecer contato significativo com parte do corpo humano, desde que a ligação a um condutor de proteção seja difícil ou pouco confiável não tem a obrigação de serem massas aterradas”. Abaixo tem um vídeo do Mundo da Elétrica explicando tudo sobre aterramento para circuito de iluminação.

A segurança é muito importante em qualquer serviço, por isso o Mundo da Elétrica sempre está trazendo conteúdos novos aqui no site e canal. Fique à vontade para conferir mais dos nossos conteúdos e qualquer dúvida é só comentar que iremos responder. Um abraço!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário