Você já tomou choque ao segurar os dois polos de uma bateria ou pilha? Será que as pilhas e baterias dão choques? Se você tem essa dúvida leia este artigo até o final, pois o Mundo da Elétrica fez ele justamente para tirar suas dúvidas sobre isso e explicar se é possível uma pessoa sofrer um choque elétrico vindo de uma pilha ou uma bateria. Vamos lá pessoal!

Muitas pessoas têm dúvidas do porque não tomamos choque elétrico em pilhas e baterias de carros, já que elas possuem tensão elétrica. Por que será?

A resposta para esta pergunta é bem simples! Mas para isso precisamos entender um pouco mais sobre o choque elétrico e o funcionamento de algumas grandezas da eletricidade.

Qual será a resposta? Vamos ver!

Pilhas e Baterias podem dar Choque? Veja abaixo!

Tensão, Corrente e Resistência Elétrica

Para entender mais sobre choque elétrico precisamos entender basicamente como a tensão, a corrente e a resistência se comportam.

A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, ou seja, a tensão elétrica é basicamente a força com que os elétrons são empurrados. Algumas pessoas podem não saber, mas quando existe uma diferença de potencial temos outra grandeza elétrica, que é a corrente elétrica, sendo definida como o movimento ordenado dos elétrons por um determinado material.

Como sabemos, a corrente elétrica sempre será conduzida por um determinado material e qualquer que seja esse material, ele irá oferecer uma resistência elétrica.

Contudo, existem materiais que oferecem uma resistência muito alta e outros oferecem uma resistência muito baixa, então podemos definir a resistência elétrica como a oposição que qualquer material oferece à passagem dos elétrons.

Agora que sabemos o que são estas três grandezas da eletricidade, podemos entender melhor o que é o choque elétrico.

Afinal, o que é choque elétrico?

Vamos ver o que é choque?

Veja abaixo a definição de Choque Elétrico!

O choque elétrico nada mais é do que a passagem de corrente elétrica pelo corpo. E essa passagem acontece porque existe uma diferença de potencial elétrico entre o ponto energizado em que a pessoa entra em contato e a terra, como acontece com o cabo terra, por exemplo. Quando isso acontece o corpo está servindo como um condutor de eletricidade.

Sabendo disso podemos responder porque não sofremos choque elétrico ao encostar em uma bateria de carro ou em uma pilha.

Dúvida Solucionada!

Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo. Sendo assim, mesmo que a pessoa encoste cada um dos dedos nos respectivos polos da pilha, não é possível sentir nada.

A intensidade do choque elétrico pode mudar de acordo com a resistência do corpo. Então, o choque pode ser diferente de uma pessoa para a outra, podendo variar também de acordo com a umidade, por exemplo. Imagine uma situação onde uma pessoa coloca ambos os polos de uma bateria de 9V nos lábios ou na língua, por serem locais onde há umidade e a pele é mais fina, a resistência certamente será menor e talvez a pessoa sinta um pequeno incômodo no local.

Isso se aplica inclusive às baterias de carro que mesmo tendo uma corrente bem alta, a pessoa não sofrerá nenhum choque elétrico, devido à baixa tensão.

Tensão elétrica X Corrente elétrica

Para entendermos melhor esta relação entre a tensão e a corrente durante o choque elétrico, vamos usar como exemplo as cercas elétricas.

Essas cercas elétricas possuem tensões extremamente altas, que podem chegar à 10.000V ou até mais! Quando uma pessoa entra em contato com estes condutores, ela de fato vai sofrer um choque elétrico.

Muitas pessoas vão dizer que este choque é fatal, não é mesmo? Afinal um choque em uma tensão de 127V pode matar! Então um choque de 10.000V com certeza vai ser fatal.

Mas na verdade não é bem assim! Embora a tensão seja extremamente alta, a corrente que passa por uma cerca elétrica é muito baixa, e na maioria das vezes não é fatal.

Portanto, podemos concluir que a gravidade do choque elétrico depende muito mais da quantidade de corrente elétrica passando pelo corpo, do que da tensão elétrica.

Agora que você sabe que pilhas não dão choque, sabe escolher a melhor para usar? Para aprender indicamos que assista este vídeo do canal Mundo da Elétrica que vai te ensinar como escolher a pilha certa! Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal.

Conhece outra pessoa que tem essa dúvida? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que ela também aprenda! Esperamos ter respondido as suas dúvidas sobre esse assunto. Mas se ainda tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários e vamos te responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)