A parte elétrica de um carro há muito tempo já era de grande importância na área automotiva, estando cada vez mais presente nos automóveis atuais e com muita tecnologia envolvida, isso sem falar nos carros elétricos. Sabendo da importância da elétrica automotiva, o Mundo da Elétrica explica a importância da elétrica automotiva, algumas partes da elétrica automotiva, além de falar um pouco sobre o curso de elétrica automotiva. Vamos lá pessoal!

Elétrica automotiva

A elétrica automotiva é de fato muito importante, porque a sua utilização não está limitada apenas a fazer o carro se movimentar, vai muito além disso! Podemos citar diversas utilidades, mas todas elas são basicamente para proporcionar cada vez mais conforto e segurança aos ocupantes do veículo.

Se não houvesse a elétrica automotiva, o carro não poderia ter funções simples como por exemplo, ar condicionado, som, farol, luz de freio, luzes do painel avisando possíveis falhas no veículo, além de outras funções.

Aprenda o que faz um eletricista automotivo.

O que é elétrica automotiva?

Agora que vimos a importância da elétrica automotiva, precisamos entender melhor as funções de algumas partes que formam esta área como por exemplo, a importância das baterias, do circuito de partida e circuito de carga.

Elétrica automotiva: Bateria

Em relação a parte elétrica de um automóvel, a bateria é essencial para seu o funcionamento. É na bateria do carro que está armazenada a energia usada para alimentar a parte elétrica do automóvel e possibilitar o funcionamento de diversas funções do veículo que de pendem de energia elétrica. Por isso quando a bateria falha, praticamente todos os sistemas do carro falham, como por exemplo, partida, sistemas de sensores, sistemas de monitoramento e outras.

A bateria é uma fonte de energia elétrica que fornece corrente contínua, diferente do tipo de energia que temos em nossas casas, que é corrente alternada. Ela tem como característica a capacidade de oferecer uma corrente relativamente alta e ser de baixa tensão, por isso os cabos conectados na bateria são de maior secção e não sofremos choque elétrico ao ter contato direto com os terminais da bateria por exemplo.

É importante destacar que existe um elemento fundamental para o funcionamento da bateria, que é o alternador. Dentre muitas funções do alternador, podemos citar que uma delas é gerar energia elétrica para recarregar a bateria do veículo.

Elétrica automotiva: Circuito de partida

Para dar partida no motor do carro é necessário uma quantidade de energia elétrica muito alta, porém essa alta quantidade de carga é necessária uma única vez, apenas no momento da partida do motor.

Quando é dada a partida, um comando é enviado ao veículo para que a bateria forneça energia elétrica para uma peça acoplada ao motor à combustão que é o motor de arranque. Esta peça que é responsável pelos primeiros giros e que iniciam a ignição, permitindo a continuidade do funcionamento do carro a partir da combustão interna do motor.

Elétrica automotiva: Circuito de carga

O circuito de carga é a parte da elétrica automotiva que tem relação com o alternador, como citamos anteriormente ele também é responsável por gerar energia para recarregar a bateria do carro.

O alternador funciona apenas com o motor ligado, por isso ele só garante a recarga da energia gasta pela bateria enquanto a combustão está acontecendo. Este é o motivo da bateria descarregar se deixarmos o som ou os faróis do carro ligados sem o motor do carro estar acionado.

Elétrica automotiva: Painel de fusível

O painel de fusíveis serve para manter seguro o sistema elétrico do carro, é como se fosse o quadro de disjuntores que encontramos nas instalações elétricas. Caixa de fusíveis também é responsável pela segurança das funções de bordo como por exemplo, vidro elétrico, faróis, limpador de para-brisa, ar condicionado, além de muitas outras funções do carro.

Elétrica automotiva: Curso

Nós profissionais do Mundo da Elétrica sempre devemos buscar por mais conhecimento, por isso se você está interessado em aprender mais ou até trabalhar com a elétrica de automóveis, se tornar um eletricista automotivo, vamos apresentar algumas características do curso de elétrica automotiva.

O curso de elétrica automotiva tem como objetivo preparar o aluno para ser um profissional capaz de desenvolver competências relativas à reparação de sistemas elétricos de veículos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança. No curso de elétrica para automóveis são abordados diversos temas, sendo assim, abaixo temos alguns temas importantes que geralmente são passados para os alunos durante o curso:

  • Teoria sobre grandezas elétricas;
  • Instrumentos de Medição Elétrica;
  • Análise de sistemas de sinalização/iluminação veicular;
  • Leitura e interpretação de esquemas elétricos;
  • Eletrônica básica ( estudo de resistores, potenciômetros, capacitores, diodos e transistores)
  • Sistemas de carga e partida;
  • Baterias;
  • Alternador Motor de partida;
  • Instalação e manutenção de acessórios.

O vídeo abaixo é do canal Mundo da Elétrica, nele é ensinado com detalhes como é o funcionamento do sistema de comunicação dos carros.

Finalizamos este artigo sobre elétrica automotiva, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema deixe nos comentários que iremos responder! Se tiver interesse em aprender mais sobre elétrica de carros visite o canal Mundo da Elétrica. Lá você vai encontrar vários vídeos relacionados ao tema.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)