O que é Chave de Partida? Tipos e aplicações!

Quando falamos em comandos elétricos, um tema que ainda gera muitas dúvidas é a chave de partida! Isso acontece por falta de conhecimento, recente entrada na área ou por algum outro motivo. O que é chave de partida? Quais os tipos de chave de partida? Onde usar a chave de partida? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai responder estas perguntas e falar muito mais sobre a chave de partida. Então, vamos lá pessoal!

Chave de Partida: O que é?

As chaves de partida basicamente são comandos elétricos utilizados para partidas e proteção de motores elétricos. Elas podem ser utilizadas em motores trifásicos ou monofásicos. As chaves de partida são montadas por um profissional que possui conhecimento em comandos elétricos.

Porém, uma ótima opção para o profissional da elétrica que não possui esse conhecimento em montagem de partida para motor, ou mesmo para o profissional que quer otimizar o tempo de instalação de um motor, é a chave de partida que pode ser comprada pronta. O exemplo abaixo é um modelo dessa chave de partida pronta.

O que é chave de partida?

Veja como é uma Chave de Partida por dentro!

Chave de Partida: Onde Usar?

Uma pergunta bem comum sobre as chaves de partida é em relação ao seu local de utilização! Afinal, onde pode ser usada uma chave de partida?

É possível usar uma chave de partida basicamente em qualquer partida de motor! A partida pode ser de vários tipos de máquinas como por exemplo:

Chaves de Partida: Quais os tipos que existem?

Existem vários tipos de chaves de partida! Os tipos de chave dependem da partida do equipamento, além das proteções que são necessárias para o motor.

Algumas chaves de partida são comandos montados com todas as proteções para o motor. Porém, existem modelos mais simples e nós vamos mostrá-los.

Este primeiro modelo é um comando fabricado com contator e relé de sobrecarga.

Primeiro modelo dessa Chave.

Chave de Partida: Modelo com Contator e Relé de Sobrecarga!

Este segundo modelo é um comando fabricado com fusível, contator e relé de sobrecarga.

Segundo modelo dessa Chave.

Chave de Partida: Modelo com Fusível, Contator e Relé de Sobrecarga!

Este terceiro modelo é um comando fabricado com relé de sobrecarga e relé de supervisão de falta de fase.

Terceiro Modelo dessa Chave.

Chave de Partida: Modelo com Relé de Sobrecarga e Relé de Supervisão de Falta de Fase!

Além desses modelos, o disjuntor motor e a chave de partida com reversão de motor também podem ser citados.

Qual é a potência máxima para instalar uma chave de partida?

Esta é sem dúvidas uma das perguntas mais comuns que são feitas! Para saber qual é a potência máxima de um motor que pode ser acionado por partida direta, você deve considerar as características da instalação elétrica.

As chaves de partida atendem motores trifásicos de até 15 CV em 220V, e 25 CV em 380V. Já para os motores monofásicos, elas atendem até 7,5 CV, seja 127V ou 220V.

Além desses valores de fabricação da chave, é importante consultar as normas de fornecimento da concessionária, que estipula as potências máximas de instalação de motores de acordo com a sua faixa de fornecimento.

A tabela abaixo foi retirada da norma de fornecimento da CEMIG, nela é possível ver a potência máxima de partida para motores e as faixas de fornecimento.

O que essa tabela mostra?

Norma de Fornecimento da CEMIG!

A chave de partida serve para qual tipo de motor?

Como foi dito ao longo do artigo, podemos ligar tanto motores monofásicos quanto motores trifásicos em uma chave de partida.

Alguns modelos de chaves de partida já vêm prontos para um motor trifásico, mas se você quiser fazer a ligação de um motor monofásico, basta você seguir este diagrama abaixo, fazendo um jump entre o borne 4 e 5 do contator.

O que fazer nessa ligação?

Ligação para um Motor Monofásico!

As chaves de partida geralmente já vêm com um manual e diagrama, justamente para facilitar a instalação.

Você já fez alguma manutenção em comando de partida direta? Assista este vídeo baixo do canal Mundo da Elétrica para ver a remontagem de um comando de partida direta de um motor trifásico, a mudança é nítida! Aproveite para deixar o like e se inscrever no canal.

Você conhece alguém que não domina esse tema? Mande este artigo para ela e compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar! Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui e vamos te responder. No site do Mundo da Elétrica tem diversos artigos, então não perca tempo e venha aprender sobre elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário