Contator, o que é? Funcionamento, tipos e características!

Qual é a primeira coisa que você pensa quando falamos em comandos elétricos? Uma grande parte vai responder contatores, mas o que você sabe sobre os contatores? Conhece os tipos de contatores? Sabia que eles têm acessórios? É justamente estas e outras perguntas que o Mundo da Elétrica vai responder neste artigo. Então, vamos lá pessoal!

Contator: O que é?

Os contatores são um dos principais componentes na área de comandos elétricos, por isso é fundamental que o profissional do Mundo da Elétrica tenha conhecimento sobre este componente!

As pessoas se referem ao contator por vários nomes como por exemplo, chave magnética, chave contatora e chave de partida. O contator é um componente eletromecânico que funciona através do acionamento de botões, chaves seletoras, ou até mesmo por controle remoto.

Conheça tudo sobre Contatores!

Acionamentos do Contator!

A principal função do contator é permitir a comutação de circuitos elétricos com altos valores de corrente. As suas características e acessórios permitem que essa comutação seja feita com uma segurança maior, se comparada com as chaves manuais.

Para simplificar, podemos dizer que os contatores são basicamente conjuntos de contatos acionados por um eletroímã! Funcionando de uma forma muito parecida com os relés.

É normal pensar que relé e contator são a mesma coisa, mas isso não é verdade, apesar do funcionamento ser bem parecido!

A principal diferença entre eles é que os contatores possuem conjuntos separados de contatos, e os seus contatos suportam correntes muito maiores.

Contatos de Carga e de Comando

Geralmente, os contatores possuem três contatos de carga e no mínimo um contato de comando.

Pelo fato de serem mais robustos, os contatos de carga são responsáveis por suportar o maior fluxo de corrente que vem das cargas, como os motores elétricos por exemplo.

Já os contatos de comandos, também chamados de contatos auxiliares, são os responsáveis por controlar a parte de comando da carga.

Estes contatos suportam valores menores de corrente, e por isso são menos robustos. Essa característica resulta em um componente mais barato, reduzindo o espaço e o peso do contator.

Tipos de Contatos

Na área de comandos elétricos existem três tipos de contatos, que são:

Normalmente Aberto

Os contatos normalmente abertos podem ser identificados pelas siglas NA, que significa Normalmente aberto ou NO, que significa Normally Open em inglês.

Conheça tudo sobre Contatores!

Contato Normalmente Aberto.

Em estado de repouso, eles ficam na posição aberta, não havendo passagem de corrente elétrica. Quando o contator é acionado, os contatos normalmente abertos se fecham, permitindo a passagem da corrente elétrica.

Normalmente Fechado

Os contatos normalmente fechados podem ser identificados pelas siglas NF, que significa Normalmente Fechado ou NC, que significa Normally Close em inglês.

Conheça tudo sobre Contatores!

Contato Normalmente Fechado

Em estado de repouso, eles ficam na posição fechada, permitindo passagem da corrente elétrica. Quando o contator é acionado, os contatos normalmente fechados se abrem, interrompendo a passagem da corrente elétrica.

Comutador

Também existem os contatos comutadores, que possuem um contato comum de um lado e no lado oposto, tem outros dois contatos de saída, que podem ser tanto NA quanto NF.

Conheça tudo sobre Contatores!

Contato do tipo Comutador.

Por causa dessa configuração, eles permitem uma comutação entre as duas saídas, sendo possível selecionar linhas diferentes de comandos em um circuito elétrico.

Tipos de Contatores

Existem dois tipos de contatores e eles têm utilizações bem distintas.

Contator de Potência

Conheça tudo sobre Contatores!

Veja como é um Contator de Potência!

Os contatores de potência possuem contatos de carga bem robustos, geralmente usados para acionar motores elétricos trifásicos.

Alguns são bem robustos e suportam correntes muito altas como por exemplo, correntes de até 120A. Vale a pena destacar também que estes contatores podem ser de baixa potência.

Existem linhas com variadas correntes para as mais diversas explicações. Algumas linhas possuem contatores que trabalham na faixa de 6A até 630A por exemplo.

Contator Auxiliar

Conheça tudo sobre Contatores!

Veja como é um Contator Auxiliar!

Os contatores auxiliares possuem vários contatos que suportam baixa corrente, e que podem ser NA, NF ou a combinação deles.

A principal diferença entre o contator auxiliar e o bloco de contato auxiliar é que os contatores auxiliares possuem uma bobina interna. Além disso, eles são usados para complementar os comandos elétricos de uma máquina, ou seja, eles podem ser acionados de forma independente do contator de potência.

Conheça tudo sobre Contatores!

Contato Auxiliar X Bloco de Contato.

Já os blocos de contatos auxiliares não possuem bobina e são acoplados ao contator de potência. Dessa forma, os contatos auxiliares, acrescentados ao contator, comutam apenas em função do contator.

Contator: Acessórios

Se você estava pensando que apenas os disjuntores usam acessórios, não se engane, os contatores também têm!

Conheça tudo sobre Contatores!

Veja os acessórios do Contator!

Os acessórios que a maioria das pessoas conhecem são os blocos de contatos auxiliares alguns deles podem vir com 2 ou até 4 contatos.

Porém, os mais legais e que nem todo mundo conhece, são os contatos temporizados.

Conheça tudo sobre Contatores!

Contato Temporizado, veja como é!

O contato temporizado é um contato mecânico, que não necessita de energia elétrica para funcionar. Podemos usar este tipo de contato para retardar o acionamento dos seus contatos auxiliares. Ele possui tanto contatos NA quanto contatos NF, porém, a sua numeração é diferente.

Contator: Classificação

Além dos tipos de contatores, podemos diferenciá-los também pela sua classificação, que depende do tipo da carga que vai ser acionada, se é corrente contínua (C.C.) ou corrente alternada (C.A.).

As classes dos contatores são:

Contator: Dimensionamento

Sempre que for realizar a montagem de um comando elétrico, é importante dimensionar corretamente o contator.

Usar um contator com dimensionamento errado pode resultar em sobrecorrente, sobreaquecimento e gasto elevado no consumo de energia elétrica. Além de escolher a classe correta de contatores, saber a sua corrente de emprego é muito importante!

Suponhamos que seja necessário dimensionar um contator para um motor com corrente nominal de 5A. Basta usar a corrente nominal da carga que o contator irá acionar e multiplicar pelo fator de segurança, que é de 1,15.

Conheça tudo sobre Contatores!

Realização dos Cálculos do nosso exemplo!

Ao escolher o contator, use aquele com o valor acima mais próximo, ou seja, neste caso o contator ideal é de 6A.

Conheça tudo sobre Contatores!

Escolha do Contator dimensionado.

A vida útil dos contatores depende da intensidade da corrente no circuito, tensão de alimentação, número de manobras e é claro, uma boa manutenção!

Contator: Manutenção

Alguns modelos de contatores de potência podem ser desmontados e devem passar por manutenção periódica.

Conheça tudo sobre Contatores!

Contator desmontado para manutenção.

Essa manutenção deve acontecer principalmente quando o contator estiver em um comando crítico como por exemplo, em um sistema de acionamento de geradores em hospitais.

Algumas partes do contator podem ser trocadas, tais como a bobina de acionamento e os contatos. Ao fazer a manutenção da bobina, é importante verificar se a bobina está conduzindo corrente elétrica, através de um teste de continuidade.

Outro fator que pode danificar a bobina é a sua tensão de alimentação! Portanto, sempre verifique se ela está operando dentro dos seus limites! Por exemplo, algumas bobinas podem ser acionadas com valores de tensão que variam entre 70% e 120% do seu valor nominal.

Verifique se os contatos estão gastos, e se tiverem é recomendado trocá-los. Com todas essas informações e dicas, agora você sabe muita coisa sobre os contatores!

Mas é sempre bom continuar aprendendo e para te ajudar com isso, vamos deixar aqui um vídeo do Mundo da Elétrica. Continue aprendendo sobre comandos elétricos e não se esqueça de deixar o gostei no vídeo!

Acha que faltou alguma coisa neste artigo? Ficou alguma dúvida, então deixe o seu comentário e te responderemos com prazer. Se quiser compartilhar este artigo, nos ajudaria muito. E não se esqueça de continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica para aprender cada vez mais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário