O que é telerruptor e onde usar?

Você conhece o telerruptor? Sabe onde usar? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre esse dispositivo. Então, vamos lá pessoal!

O que é telerruptor?

O relé de impulso ou telerruptor, é um dispositivo projetado para ser usado em múltiplos pontos. Ele é um interruptor biestável, projetado para controlar a potência, principalmente em sistemas de iluminação.

Os comandos são executados através de pulsos de um ou mais pontos de controle, permitindo o chaveamento dos contatos para cada impulso enviado para a bobina e usando um botão normalmente aberto (NA).

O teleruptor é um aparelho composto por um circuito de comando (bobina) e um circuito de potência interligados. Quando o circuito de potência se encontra fechado, a bobina é percorrida por uma corrente, abrindo o circuito de potência. Já quando o circuito de potência se encontra aberto, a bobina é percorrida por uma corrente e o circuito de potência é fechado.

Modelo de um relé de impulso.

Imagem de um telerruptor.

Dependendo do modelo, os relés podem ser alimentados com diferentes tensões de alimentação, bem como em corrente alternada ou corrente contínua. Por isso, é importante estar atento às orientações dos fabricantes em seu manual de instruções.

A sua instalação é simples, mas como em qualquer atividade com eletricidade requer atenção! Portanto, se atualize com as normas do setor elétrico e siga as orientações da NR 10.

Onde usar o telerruptor

Os telerruptores são utilizados tipicamente para o comando de lâmpadas de vários pontos diferentes. Ao inserir o o relé de impulso no circuito de iluminação, ele tem como objetivo principal alterar o estado ou a posição dos contatos. Para isso, é necessário aplicar uma tensão em sua bobina!

O relé de impulso pode ser utilizado como alternativa para ligações de interruptores paralelos e intermediários, trazendo economia no dimensionamento de condutores.

Os relés de impulso também podem ser usados em funções mais complexas do que acender e apagar de lâmpadas, ou até mesmo ligar e desligar algum equipamento. Os relés com sequências mais longas de impulsos, podem ser usados para comandar diversos circuitos ao mesmo tempo!

Um exemplo disso é dado com uma aplicação do relé de duas sequências de impulsos, que pode realizar o controle a partir de um ou mais botões pulsadores. Evidentemente, aproveitando esse princípio de funcionamento do relé, o seu uso pode ser na automação de máquinas ou outros dispositivos de uso doméstico e industrial.

Existem diversos modelos de relés, ou seja, você deve comprar o que melhor se encaixa em cada aplicação.

Vantagens do relé de impulso

Utilizar o relé de impulso traz muitas vantagens, dentre elas podemos citar:

Quer aprender ainda mais sobre esse equipamento? Recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, e não se esqueça de deixar um gostei!

Para ficar por dentro das novidades do Mundo da Elétrica, nos siga nas redes sociais e se inscreva no nosso canal. Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Nos comentários abaixo você pode deixar dúvidas e sugestões para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário