Em comandos elétricos os contatores são componentes essenciais, comumente usados para acionar e proteger máquinas elétricas, mas sempre em conjunto com outros acessórios e componentes. Sabendo da importância dos contatores, o Mundo da Elétrica explica o que é um contator, quais são as características de um contator e como funciona um contator!

O que são contatores?

Para quem não conhece, os contatores são componentes elétricos que possuem um conjunto de contatos que são acionados por um eletroímã. O contator pode ter contatos Normalmente Abertos (NA) e/ou Normalmente Fechados (NF), além de três contatos normalmente abertos usados para alimentar cargas de maior potência como por exemplo, motores elétricos, estes contatos recebem o nome de contatos de carga

É importante destacar que além dos três contatos de carga, que podem receber o nome de contato de força, são utilizados para alimentar a carga. Também existe um bloco de contatos auxiliares, para aumentar a capacidade de automatização. Este aumento de contatos auxiliares é possível com a sua fixação na parte frontal ou lateral do contator.

O que são contatores? Tipos e aplicações!

Diversos tipos e modelos de contatores.

Principais partes de um contator

Antes de entendermos como funciona um contator é preciso conhecer os principais partes de um contator e quais são as suas aplicações.

Parte de um contator: Contatos

Os contatos são basicamente lâminas metálicas que tem a função de fazer o chaveamento, isto é, eles permitem controlar se a corrente elétrica pode ou não passar por um determinado caminho como por exemplo um interruptor.

Quando a bobina do contator está energizada os contatos são comutados através do movimento do núcleo, isso acontece porque os contatos estão acoplados mecanicamente a outro componente do contator. Porém quando a bobina do contator está sem energia, os contatos ficam em repouso.

Parte de um contator: Bobina

De forma simples, a bobina é um enrolamento de cobre que cria um campo eletromagnético, por causa da corrente elétrica que circula por ela. Quando alimentamos a bobina através dos terminais A1 e A2, ocorre o deslocamento do núcleo de ferromagnético do contator.

Parte de um contator: Núcleo

O núcleo de um contator é construído por lâminas de material ferromagnético e possui duas partes separadas por ação mecânica de molas. Como mencionamos anteriormente, os contatos estão acoplados à uma determinada peça do contator, essa peça é acoplada ao núcleo e quando há movimento do núcleo, ocorre o acionamento dos contatos de comando e de carga do contator. Tanto o contato auxiliar quanto o contato de carga são acionados ao mesmo tempo, mas são eletricamente isolados entre si.

Parte de um contator: Mola

A mola é a parte do contator responsável em fazer com que os contatos retornem para a posição de repouso, isso vai o acontecer quando a bobina for desenergizada.

Como funciona os contatores?

Agora que sabemos quais são as principais partes de um contator vamos aprender como funciona o contator. Os contatores funcionam devido o efeito eletromagnético, e a sua finalidade é basicamente atuar como um interruptor para cargas de maior potência.

De maneira simples, ao energizar o contator a corrente elétrica passa pela bobina, essa corrente gera um campo eletromagnético que desloca os contatos acoplados à uma parte do núcleo, ou seja, contatos NA fecham e contatos NF abrem. É importante destacar que os contatos de carga e contatos auxiliares comutam ao mesmo tempo, mas são eletricamente isolados entre si.

Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra vários tipos de contatores e suas respectivas aplicações.

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre como funciona um contator e quais são as suas aplicações, deixe nos comentários que iremos responder. Também fique à vontade para visitar outros artigos e vídeos do Mundo da Elétrica relacionados ao tema.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)