Contator, funcionamento e características

Em Comandos elétricos por Henrique Mattede

Em comandos elétricos os contatores são componentes essenciais, comumente usados para acionar e proteger máquinas elétricas, mas sempre em conjunto com outros acessórios e componentes. Sabendo da importância dos contatores, o Mundo da Elétrica explica o que é um contator, quais são as características de um contator e como funciona um contator!

O que são contatores?

Para quem não conhece, os contatores são componentes elétricos que possuem um conjunto de contatos que são acionados por um eletroímã. O contator pode ter contatos Normalmente Abertos (NA) e/ou Normalmente Fechados (NF), além de três contatos normalmente abertos usados para alimentar cargas de maior potência como por exemplo, motores elétricos, estes contatos recebem o nome de contatos de carga

Leia também

É importante destacar que além dos três contatos de carga, que podem receber o nome de contato de força, são utilizados para alimentar a carga. Também existe um bloco de contatos auxiliares, para aumentar a capacidade de automatização. Este aumento de contatos auxiliares é possível com a sua fixação na parte frontal ou lateral do contator.

O que são contatores? Tipos e aplicações!

Diversos tipos e modelos de contatores.

Principais partes de um contator

Antes de entendermos como funciona um contator é preciso conhecer os principais partes de um contator e quais são as suas aplicações.

Parte de um contator: Contatos

Os contatos são basicamente lâminas metálicas que tem a função de fazer o chaveamento, isto é, eles permitem controlar se a corrente elétrica pode ou não passar por um determinado caminho como por exemplo um interruptor.

Quando a bobina do contator está energizada os contatos são comutados através do movimento do núcleo, isso acontece porque os contatos estão acoplados mecanicamente a outro componente do contator. Porém quando a bobina do contator está sem energia, os contatos ficam em repouso.

Parte de um contator: Bobina

De forma simples, a bobina é um enrolamento de cobre que cria um campo eletromagnético, por causa da corrente elétrica que circula por ela. Quando alimentamos a bobina através dos terminais A1 e A2, ocorre o deslocamento do núcleo de ferromagnético do contator.

Parte de um contator: Núcleo

O núcleo de um contator é construído por lâminas de material ferromagnético e possui duas partes separadas por ação mecânica de molas. Como mencionamos anteriormente, os contatos estão acoplados à uma determinada peça do contator, essa peça é acoplada ao núcleo e quando há movimento do núcleo, ocorre o acionamento dos contatos de comando e de carga do contator. Tanto o contato auxiliar quanto o contato de carga são acionados ao mesmo tempo, mas são eletricamente isolados entre si.

Parte de um contator: Mola

A mola é a parte do contator responsável em fazer com que os contatos retornem para a posição de repouso, isso vai o acontecer quando a bobina for desenergizada.

Como funciona os contatores?

Agora que sabemos quais são as principais partes de um contator vamos aprender como funciona o contator. Os contatores funcionam devido o efeito eletromagnético, e a sua finalidade é basicamente atuar como um interruptor para cargas de maior potência.

De maneira simples, ao energizar o contator a corrente elétrica passa pela bobina, essa corrente gera um campo eletromagnético que desloca os contatos acoplados à uma parte do núcleo, ou seja, contatos NA fecham e contatos NF abrem. É importante destacar que os contatos de carga e contatos auxiliares comutam ao mesmo tempo, mas são eletricamente isolados entre si.

Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra vários tipos de contatores e suas respectivas aplicações.

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre como funciona um contator e quais são as suas aplicações, deixe nos comentários que iremos responder. Também fique à vontade para visitar outros artigos e vídeos do Mundo da Elétrica relacionados ao tema.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário