Contator! O que é? Como funciona?

Quando falamos de comandos elétricos não podemos deixar de falar de um dos principais dispositivos que são mais utilizados nesta grande área da elétrica, e esse dispositivo como você deve ter imaginado é o contator! Mas afinal o que são contatores? Como eles funcionam? Se você quer saber como este incrível dispositivo funciona, leia este artigo do Mundo da Elétrica até o final. Não vale pular, ok? Então vamos lá pessoal!

Contator: O que é?

Contator de potência, também conhecido como chave contatora ou contactor é um dispositivo eletromecânico que tem por função realizar a comutação dos seus contatos de carga, acionando essas cargas posteriores através de um pulso externo, que pode ser um botão ou um controle remoto.

Ele é muito usado para o acionamento e proteção (quando adicionados outros componentes) de máquinas, sendo usado na maioria das vezes em motores elétricos. Ele pode ser usado também em sistemas de iluminação, bancos de aquecimento, autotransformadores e outros. É bastante escolhido, pois trabalha com correntes demasiadamente altas, algo que um interruptor comum não consegue fazer.

Contator de Potência! O que é?

Como será que esse Contator funciona?

Os contatos que o contator possui podem ser classificados como Normalmente Aberto (NA) quando a posição desenergizada dos contatos é aberta e Normalmente Fechado (NF) quando a posição desenergizada dos contatos é fechada.

Contator de Potência: O que tem dentro?

O contator é constituído por elementos que possuem um funcionamento bem interessante,  além de possuir uma parte móvel e uma parte fixa, entre eles podemos destacar os principais elementos:

Como é a constituição do contator?

Veja como um Contator de Potência é por dentro!

Alguns contatores possuem entrada para o encaixe de um ou mais contatores auxiliares. Isso visa a automatização do processo evitando por exemplo, que alguém tenha contato com uma máquina, aumentando assim a proteção do usuário. Os contatores que não possuem essa entrada para encaixe necessitam que os contatos auxiliares sejam ligados em paralelo.

Contator: Funcionamento

O funcionamento do contactor na teoria não é difícil de se entender, porque ele funciona basicamente através de uma atração eletromagnética!

O contactor tem uma bobina que pode ser ligada em 127V ou 220V, também possui um núcleo conectado na parte fixa e um “semi núcleo” que é conectado à parte móvel. Esse “semi núcleo é ligado aos contatos e é separado da bobina por uma mola que força toda a parte móvel para cima e assim deixa os contatos na sua posição original (NA ou NF).

Um mini contator possui uma lâmina metálica e condutora que realiza a conexão dos contatos. Essa lâmina é fixada parte móvel do contator e, ao energizar o mini contator, os contatos encostam nela, fazendo com que ela passe a corrente para os contatos de saída, quando os contatos são NA.

Quando uma bobina é energizada, ela se torna um eletroímã devido ao forte campo eletromagnético. Quando a bobina se torna o eletroímã ela atrai o núcleo da parte móvel, sendo mais forte que a força que a mola está fazendo e devido a isso os contatos são comutados.

Essa comutação libera ou secciona a corrente fornecida ao contator, e assim o faz realizar a função para o qual foi instalado no determinado circuito.

Acionamento do Contator! Veja como é.

Veja como funciona um Contator de Potência!

Entendeu como funciona um contator? Porém, por mais bem explicado que tenha sido esse funcionamento, nada é melhor do que ver ele na prática, certo? Para isso nós indicamos que você assista este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, que vai te mostrar uma chave contatora por dentro! Vale muito a pena assistir, e não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.

A área de comandos elétricos é muito vasta não é mesmo? Tem algum assunto que você queira saber e ainda não o mostramos? Comente aqui embaixo qual é o assunto e vamos ensiná-lo! Se tiver ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e iremos te responder. Continue acompanhando o Mundo da Elétrica para ficar por dentro de diversos assuntos sobre eletricidade e comandos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário