Diagrama completo de comando manual automático!

Escrito na categoria "Comandos elétricos" por Henrique Mattede.

O que você sabe sobre partida automática e manual para bombas? A partida manual automática para um comando é uma ligação muito importante, e aqui no site nós recebemos vários pedidos para explicar como funciona este comando. Por isso, o Mundo da Elétrica decidiu falar sobre isso no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

Partida Manual Automática para Bomba D’água

O segredo deste comando basicamente é o uso de uma chave de três posições para selecionar entre as linhas de comandos.

Vamos ter duas linhas: uma linha que faz o comando funcionar todo automaticamente através de condições, e uma outra que aciona o comando sem necessitar de condições automáticas.

Neste caso, o comando é de uma chave para partidas de bombas, que inclusive já fizemos vídeos no nosso canal mostrando essa chave como uma solução pronta de partida para bombas d’água.

Comando para Chave de Partida de Bomba D'água!

Diagrama Completo do Comando.

O diagrama geral não é tão complicado quanto parece, mas para ficar mais fácil de entender, vamos separar o diagrama em dois:

Diagrama de Carga

No diagrama de carga temos a ligação da carga da bomba. É muito importante entendermos as proteções desta parte do comando, e por isso vamos falar delas!

A primeira proteção é o disjuntor, que protege tanto a parte de carga quanto a parte de comando contra curtos-circuitos. Em seguida, temos um DPS para a proteção contra os surtos na rede elétrica, e até na própria partida do motor da bomba.

A próxima proteção acoplada ao contator é a proteção contra sobrecarga, que é feita através do relé térmico. O uso do contato de proteção é muito importante para a proteção do comando!

Aqui no site e também no nosso canal do Youtube temos vídeos falando detalhadamente do dimensionamento do relé térmico, também chamado de relé de sobrecarga, além de outros componentes dos comandos elétricos.

E por fim, temos o relé de nível que protege a bomba contra a falta de água no reservatório inicial. Veja na imagem abaixo que o diagrama de carga se parece muito com qualquer partida de motor, seguindo os mesmos princípios!

Comando para Chave de Partida de Bomba D'água!

Diagrama de Carga e as suas Proteções!

Diagrama de Comandos

O diagrama de comandos é o que gera mais dúvidas e o que tem mais detalhes. Basicamente, temos três componentes principais para entender como funcionam os sistemas automáticos-manuais.

O primeiro e o mais importante é a chave de três posições! Esta é uma chave que tem três posições fixas e na parte traseira, tem dois contatos normalmente abertos, um na primeira posição e outro na terceira posição. A posição do meio fica sempre vazia e sem contatos, proporcionando um estado desligado.

Comando para Chave de Partida de Bomba D'água!

Parte Frontal e Traseira da Chave de Três Posições.

O segundo componente é uma boia ou sensor de nível de contato seco (este tipo de contato é um contato que é aberto ou é fechado) para desligar o circuito quando o reservatório final estiver cheio. E como terceiro componente, temos o contato reversível do sensor de nível, ou seja, um contato que pode ficar aberto ou fechado dependendo do momento.

Comando para Chave de Partida de Bomba D'água!

Diagrama de Comandos e os seus Componentes!

Posição Automática

Quando a posição 1 da chave, que é a posição automática é selecionada, a corrente elétrica percorre o circuito pelo caminho à esquerda do diagrama de comandos. Nesta linha de comando, existem duas condições para o acionamento do contator, que neste caso aciona a bomba d’água.

Em resumo, a posição 1 automática, depende da boia do reservatório final para ligar e desligar o circuito, fazendo o controle do nível do reservatório inicial através do relé de nível.

Posição Manual

Quando a posição 2 da chave, que é a posição manual é selecionada, a corrente elétrica percorre o circuito pelo caminho à direita do diagrama de comandos.

Nesta linha de comando, a única condição é que o reservatório inicial tenha o líquido indicado pelo relé de nível. Desta forma, a bomba fica protegida o tempo todo contra a falta de líquidos!

O contato normalmente fechado do relé de sobrecarga abre o circuito em qualquer uma das posições em caso de sobrecarga, impedindo o funcionamento do circuito e da partida da bomba, independente se está na posição 1 ou 2.

Comando para Chave de Partida de Bomba D'água!

Posições da Chave de Três Posições!

Nós mostramos aqui o diagrama de um comando de partida manual automática de uma bomba d’água, e ver na prática o funcionamento de um comando para bombas vai te ajudar ainda mais nesse aprendizado. Para isso, basta assistir o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, aproveite para se inscrever e deixar o like no vídeo.

Esperamos que tenha gostado deste artigo, compartilhe ele com os seus amigos e nos siga nas nossas redes sociais para ver conteúdos exclusivos!

Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, não esqueça de deixá-la nos comentários para a gente. Se quiser continuar aprendendo sobre essa vasta área da eletricidade, é só continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário