Bomba D’água – Tipos de Bombas e Como Dimensionar!

Você sabe como escolher uma bomba d’água? Para você que precisa de um sistema de bombeamento, como dimensionar e escolher a motobomba ou bomba d’água certa? E para quem trabalha com elétrica, se você for contratado para fazer um sistema elétrico para reservatório ou caixa d’água, como fazer?

Bom, nesse artigo o Mundo da Elétrica vai responder essas perguntas, citando os tipos de bombas e fazendo um dimensionamento como exemplo. Então, vamos lá pessoal!

Os membros do nosso canal no Youtube nos ajudam muito com temas de vídeos e artigos. Esse artigo mesmo foi sugestão de um membro no nosso grupo de WhatsApp exclusivo para os membros.

Se você quer participar na escolha do próximo vídeo ou artigo, ter acesso à um grupo exclusivo no WhatsApp e ter muitos outros benefícios, seja membro e ajude o canal!

Você pode não saber, mas a bomba d’água é uma das principais máquinas na hora de levar a água de um lugar para o outro. Um dos principais usos dela é no abastecimento das caixas d’água das casas, prédios ou de outro local que tenha um reservatório.

Ela pode ser usada na agricultura, nas indústrias, nas residências e em muitas outras aplicações. Porém, muita gente ainda tem dúvida e não sabe escolher uma bomba.

Tipos de Bombas D’água

Um fator muito importante para dimensionar uma bomba d’água é o tipo da bomba. Essa informação depende do local onde a bomba será usada e o que ela vai fazer.

Existem muitos tipos de bombas d’água, mas elas basicamente são classificadas em Bombas Submersas e Bombas de Superfície.

Bombas Submersas

As bombas d’água submersas são divididas em dois grupos, as submersíveis e as submersas de fato.

Bombas Submersíveis

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda como dimensionar!

Tipos de Bombas Submersas – Bomba Submersível!

Esse tipo de bomba atua por um certo tempo dentro da água, mas deve ser retirado e secado ao fim de sua função. Essas bombas são muito utilizadas para drenar a água de inundações ou alagamentos.

Bombas Submersas

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Tipos de Bombas Submersas – Bomba Submersa!

As bombas submersas de fato, são projetadas para trabalharem o tempo todo dentro da água. Elas são usadas, por exemplo, em aquários e poços artesianos.

Bombas de Superfície

As bombas de superfície podem ser as bombas centrífugas, periféricas, injetoras e as auto-aspirantes.

Bomba Centrífuga

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Tipos de Bombas de Superfície – Bomba Centrífuga!

A bomba centrífuga dá uma grande vazão de água, mas a sua pressão é baixa. Ela é usada em sistemas de irrigação, no bombeamento de líquidos do saneamento básico, em indústrias, em residências e na transferência de água para reservatórios.

Bomba Periférica

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Tipos de Bombas de Superfície – Bomba Periférica!

Ao contrário da bomba centrífuga, a bomba periférica tem baixa vazão de água, mas em compensação ela tem uma grande pressão.

É indicada para transferir água limpa sem nenhum detrito, de reservatórios ou cisternas para o abastecimento de indústrias, residências e alguns sistemas de irrigação.

Bomba Injetora

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Tipos de Bombas de Superfície – Bomba Injetora!

A bomba injetora tem uma vazão baixa e uma grande pressão. É necessário que além da tubulação de sucção, um tubo injetor seja instalado no sistema desta bomba.

Pelo seu alto valor de sucção, pode atingir uma profundidade de até 40 metros! Além disso, a sua manutenção pode ser até mais difícil do que a das bombas submersas.

Bomba Alto-Aspirante

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Tipos de Bombas de Superfície – Bomba Auto Aspirante!

Por último temos a bomba alto-aspirante, que tem boa vazão e pressão aproveitável. Por causa do seu sistema a vácuo, ela retira automaticamente todo o ar do corpo da bomba, beneficiando a vida útil e eficiência dela.

É usada em poços e lagoas, garantindo que a água não volte para o lugar da sucção.

Estes são apenas alguns tipos de bombas, mas existem alguns outros como por exemplo, a motobomba, que também é muito usada no meio industrial e residencial.

Bomba D’água: Como Dimensionar?

Basicamente, precisamos de duas informações para poder dimensionar uma bomba d’água, a altura manométrica total (AMT) e a vazão desejada.

A altura manométrica é basicamente a pressão da bomba d’água, e a vazão é a quantidade de água que é bombeada em um determinado tempo.

Vazão

Para calcular a vazão para uma caixa de água, você precisa do tamanho da caixa e do tempo que você quer que ela encha. Vamos dar um exemplo em que precisamos encher uma caixa d’água de 2000L em meia hora.

Usando a fórmula que aparece na imagem abaixo, chegamos a conclusão de que a vazão necessária é 4000L/h ou 4m³/h.

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Cálculo da Vazão para a Bomba!

Altura Manométrica Total (AMT)

Para calcular a Altura Manométrica Total precisamos da Altura de Sucção, Altura de Recalque e da Perda de Carga.

No exemplo que estamos calculando, temos 6 metros de altura de sucção e 10 metros de altura de recalque. Para conseguir o valor da perda de carga (PC), precisamos multiplicar o comprimento total da tubulação (CT) pelo fator de perda de carga (Fpc%).

Alguns fabricantes de bombas d’água disponibilizam um catálogo com tabelas contendo esses fatores. O comprimento da nossa tubulação de PVC é de 25 metros, e o fator de perda de carga será 4,8%, como mostrado na tabela abaixo.

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Tabela com o Fator de Perda de Carga.

Fazendo o cálculo, a nossa perda de carga é de 1,2 metros de coluna d’água (m.c.a).

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Cálculo da Perda de Carga.

Calculando a AMT

Para calcular a pressão da bomba, vamos somar a altura de sucção, a altura de recalque, a perda de carga e mais 5% do valor final.

Conheça os tipos de Bombas D'água e aprenda a Dimensionar!

Cálculo Final da Altura Manométrica Total!

Podemos ver que por fim, o valor da pressão da bomba do nosso exemplo é de aproximadamente 18 m.c.a.

Com a vazão de 4m³/h e a pressão de 18 m.c.a, é só consultar a tabela de bombas do seu fornecedor e adquirir a bomba corretamente dimensionada para o local da sua instalação.

Caso você não ache a vazão calculada, selecione a mais próxima dela, sempre para mais. Tenha certeza também que a sua tubulação irá suportar essa vazão.

Viu como é fácil dimensionar uma bomba d’água? Se quiser estudar mais sobre isso, vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica sobre comandos elétricos para bombas d’água. E se quiser nos ajudar, se inscreva no canal e deixa o like no vídeo!

Ficou alguma dúvida sobre o dimensionamento? É só deixar aqui nos comentários e vamos te responder! Caso queira aprender mais, continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário