Como fazer luminária à prova d’água!

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Você já usou resina alguma vez na vida? Neste artigo do Mundo da Elétrica, vamos te mostrar como fazer luminária à prova d’água! Se você sempre quis ter uma luminária de teto, luminária de mesa, luminária de parede ou qualquer outro tipo de luminária, essa opção pode ser extremamente simples e barata. Então, vamos lá pessoal.

O que é resina?

Apesar de ser usada com bastante frequência nos aparelhos eletroeletrônicos, nem todo mundo sabe o que é resina ou para que ela serve. A resina é uma substância pastosa ou sólida que é obtida de forma natural através da secreção orgânica de algumas plantas.

As resinas são utilizadas para a produção de diversos perfumes, adesivos, vernizes e outros produtos. Também temos a resina sintética, que é produzida com propriedades semelhantes às resinas vegetais das plantas. Portanto, o conceito pode ser dividido em resinas naturais e em resinas sintéticas.

Resina e eletricidade

Para quem não sabe, a resina está muito envolvida com a história da eletricidade. Na Grécia antiga, Thales de Mileto observou que uma pedra de âmbar que ele guardou no bolso da sua roupa estava atraindo pequenos grãos e fiapos de lã, e isso foi o início dos estudos sobre a eletricidade.

Curiosamente, este âmbar que petrificou da seiva de uma árvore era uma resina natural. Mas hoje na elétrica, a resina sintética já é muito usada com diversos objetivos, tais como:

Como fazer luminária?

Agora que você já sabe como a resina e a eletricidade estão unidas, eu vou mostrar como usar a resina para fazer a isolação elétrica da nossa luminária. Saiba que o uso da resina é bem simples, mas é preciso ter cuidado com a pele e por isso deve sempre usar luvas!

Para que a resina possa ser desenformada, é usado um produto desmoldante! Então, é importante saber que você vai precisar deste produto também. O produto deve ser passado em toda a superfície para facilitar a retirada da resina depois que estiver dura.

A resina em si vem em dois potes, com dois produtos diferentes! Ambos os produtos devem ser misturados na proporção certa indicada pelo manual do fabricante, e saiba que cada tipo de resina tem uma proporção que pode variar.

Portanto, é muito importante seguir todas as instruções de uso, porque os tipos diferentes de resinas são utilizados com funções específicas, justamente por contar com características distintas como por exemplo:

Você pode encontrar a resina de várias cores e aqui vai outra dica importante! Até mesmo a cor da resina pode ser fator importante na sua escolha, porque o tempo de cura (secagem), pode ser diferente de uma cor para a outra. Então, é importante observar isso na hora de comprar a resina. Para a nossa luminária à prova d’água eu optei pela resina laranja, que vai gastar 72 horas para estar completamente curada.

O preparo é bem simples! Basta misturar bem o produto A e B, respeitando a quantidade indicada no manual do fabricante. Depois é só colocar as lâmpadas dentro da forma e cobri-las com a resina, assim como mostra a imagem abaixo. No nosso caso usamos lâmpadas de pisca-pisca.

Luminária de teto, luminária de parede, luminária de mesa

Veja como fazer uma luminária de mesa de resina!

Depois, é só esperar o tempo de cura para desenformar a luminária, e é claro que fizemos o teste para garantir que ela é sim à prova d’água! Para isso, ligamos a luminária na energia elétrica e a colocamos dentro da água, o resultado final é este da imagem a seguir, uma luminária bem barata e totalmente resistente à infiltração de água.

Luminária à prova d'água

Teste com a luminária dentro d`água

E aí gostou do resultado? Quer aprender ainda mais sobre o uso da resina em conjunto com a eletricidade? Assista este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, pois nele foi mostrado como a resina protege os componentes contra choques mecânicos de grande intensidade. Vale muito a pena assistir!

Espero que tenham gostado deste artigo e das nossas dicas! Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário