RGB e Temperatura de Cor para Iluminação? Aprenda sobre Luminotécnica!

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Você conhece as lâmpadas que mudam de cor? Sabia que o tipo de iluminação consegue mudar muitas características em um local? Muitos eletricistas que trabalham na área que estuda a iluminação dos ambientes estão ganhando muito bem!

Se você não sabe, essa área é a luminotécnica, e é dela que o Mundo da Elétrica vai falar neste artigo. Então, vamos lá pessoal!

Importância da Iluminação

A iluminação é um fator muito importante nos projetos arquitetônicos e nos de decoração, seja em residências, comércios ou nas indústrias. Além de cumprir a sua função principal, o tipo de iluminação pode mudar o comportamento das pessoas, induzir agitação nelas e pode até ajudar alguém a dormir melhor.

A luz também tem efeitos que podem gerar um desempenho melhor no trabalho, ou então ajudar uma pessoa a relaxar melhor na sala da sua casa.

E por essas características, a iluminação correta em certos ambientes é super importante, sendo a luminotécnica a área onde se aprende a fazer essa iluminação!

Luminotécnica: O que é?

A luminotécnica, também conhecida como luminotecnia, é a profissão que estuda a iluminação interna e externa dos ambientes.

Uma coisa que muita gente não sabe é que a luminotecnia é uma área muito antiga. Ela já existia antes mesmo do uso da energia elétrica como fonte de luz! Nessa época, a luminotecnia era feita através do fogo, com as lamparinas, candeias e até mesmo as tochas iluminando os ambientes.

Luminotécnica: Conceito e Características!

Luminotecnia feita através do Fogo!

Luminotécnica: Regulamentação e Grandezas

Atualmente, com toda essa tecnologia, a luminotécnica tem muitos recursos de iluminação, precisando até de uma norma para regulamentação.

A NBR 5413 era a norma que tratava da iluminância de interiores, porém, em 2013 a ABNT cancelou essa norma. Depois disso, a norma que foi aplicada para tratar sobre a iluminação dos ambientes foi a NBR/ISO 8995, que está vigente até hoje!

E realmente essa área precisa de uma norma, porque ela aborda muitas regras, além das suas grandezas fotométricas, que são:

Luminotécnica: Tipos de Lâmpadas

As lâmpadas são os componentes mais importantes na luminotecnia, isso porque são elas que fazem a maior parte da iluminação artificial!

Os tipos das lâmpadas também são estudados para cada ambiente, porque além da aparência estética, a temperatura e o tipo da lâmpada influenciam na iluminação.

São vários tipos de lâmpadas, como por exemplo:

Luminotécnica: Conceito e Características!

Tipos de Lâmpadas usadas na Luminotécnica!

Além das grandezas citadas anteriormente e dos tipos de lâmpadas, um fator muito importante é a temperatura das cores. Essa é decisiva na escolha da iluminação! Isso porque a temperatura de cor é a responsável pela tonalidade da cor da luz que está no ambiente.

A medição da temperatura das cores é feita em Kelvin (K). E as luzes do ambiente são classificadas de acordo com a variação desse valor. Veja como exemplo a imagem abaixo.

Os tons mais alaranjados, com valores de 1000 até 4000 graus Kelvin são classificados como tons quentes. Os tons mais azulados, com valores de 7000 até 10000 graus Kelvin são classificados como tons frios. E os tons do meio, com valores de 5000 e 6000 graus Kelvin são os tons neutros, tendo a coloração considerada branca!

Luminotécnica: Conceito e Características!

Temperatura de Cor das Lâmpadas em Kelvin (K).

Luminotécnica: Demonstração

Outra coisa que ajuda demais na composição do “clima” do ambiente é a dimerização das lâmpadas, e o uso de lâmpadas RGB.

Para mostrar um pouco das tecnologias atuais de lâmpadas, nós vamos mostrar dois tipos diferentes de lâmpadas de LED. Usamos para essa amostra a lâmpada de filamento de LED e a lâmpada de LED RGB.

As lâmpadas de filamento são muito usadas como decoração. Cada um dos risquinhos amarelos da lâmpada é um filamento de LED, e olhando mais para baixo da lâmpada, dá para ver a parte eletrônica que fica na base. No entanto, é quando se acende a lâmpada que dá para entender o porquê dela ser usada na decoração. O revestimento que ela tem dá um efeito bem retrô no ambiente, o que é bem bonito!

Luminotécnica: Conceito e Características!

Partes da Lâmpada de Filamento de LED.

Já as lâmpadas RGB, parecem uma lâmpada de LED normal, porém, tem algumas vantagens a mais.

Geralmente, essas lâmpadas vêm com um controle remoto que dá para alterar as cores e a intensidade da luz, mas hoje em dia já existem lâmpadas RGB bluetooth ou wifi que se comunicam com aplicativos de celular e fazem o papel do controle remoto.

Nós ficamos bem curiosos antes de testar esse aplicativo com a lâmpada, e o resultado ficou muito legal. A primeira mudança que fizemos foi a alteração da temperatura de cor. Observe abaixo essa diferença.

Luminotécnica: Conceito e Características!

Temperaturas de Cor da Lâmpada RGB!

Em outra aba do aplicativo, é possível alterar as cores RGB da lâmpada. A variedade de cores é grande, e só é preciso posicionar o seletor que a cor aparece no meio e a lâmpada já muda!

Luminotécnica: Conceito e Características!

Variação de Cores da Lâmpada RGB!

Também é possível alterar a intensidade de qualquer cor que estiver na lâmpada, do tom mais forte para o mais fraco ou vice-versa. Também dá para dimerizar a lâmpada colorida, indo de um brilho bem forte para um mais fraco.

É importante ter atenção, pois existem vários fatores que influenciam no desempenho da iluminação. Praticamente, qualquer alteração no ambiente ou na temperatura de cor da iluminação pode contrastar com a iluminação e mudar a aparência do ambiente.

A cor da iluminação também dá diferentes aspectos para os componentes do ambiente. Ela pode até mudar a cor deles. Por isso, o profissional que atua na luminotécnica precisa entender e usar corretamente os parâmetros, para resultar no melhor desempenho da iluminação!

Além da iluminação, um bom eletricista profissional deve se preocupar com as tomadas e interruptores, pois são outro fator que contribui muito para a beleza do ambiente. Vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica abaixo para te ajudar com este tema, então faça um bom proveito deste conteúdo!

Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários e te responderemos com prazer. Caso queira aumentar os seus conhecimentos, nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário