Energia solar! Como medir energia fotovoltaica com alicate amperímetro?

Escrito na categoria "Componentes elétricos e eletrônicos" por Henrique Mattede.

Qual aparelho você usa para medir grandezas elétricas em sistemas de geração fotovoltaica? Sabia que existem aparelhos com características específicas para este tipo de medição? É sobre isso que o Mundo da Elétrica fala neste artigo. Então, vamos lá pessoal!

O tema da energia fotovoltaica é sempre muito pedido no nosso canal, por isso nós decidimos falar de medição em sistemas fotovoltaicos.

Ferramenta para Eletricista de Sistema Fotovoltaico

Uma das principais ferramentas dos eletricistas que trabalham nessa área é o alicate amperímetro! E na hora de adquirir essa ferramenta para fazer medições em sistemas fotovoltaicos, prefira escolher uma que possa se comunicar com um aplicativo por bluetooth.

Este tipo de alicate irá facilitar muito a sua vida, pois você não vai precisar ficar fazendo malabarismo para fazer uma medição, basta conectar o alicate onde quer fazer a medição e acompanhar os valores na tela do celular.

Isso sem dúvidas faz toda a diferença na medição de painéis fotovoltaicos, trabalhando em altura. Com o alicate encaixado nos cabos no caso de medição de corrente, basta você conectar o celular via bluetooth. E pela tela do celular você consegue acompanhar todas as variações que ocorrerem em tempo real.

Existem alicates que conseguem fazer medições de até 1.700V em corrente contínua, 1.000V em corrente alternada e até 2.000A em ambos os tipos de corrente!

Alicate Amperímetro em Sistemas Fotovoltaicos!

Comunicação Bluetooth do Alicate com o Celular!

Faixa de Temperatura

Uma faixa de temperatura ótima para um alicate funcionar corretamente é de -25º até 65ºC. E essa temperatura faz diferença, porque no alto de um telhado a temperatura sobe bastante, principalmente no sol de meio dia em um telhado metálico por exemplo.

Se aqui no Brasil nevasse, a faixa negativa de temperatura seria tão importante quanto a alta temperatura! Apesar de termos falado sobre o alicate e as suas funções para a área de geração de energia fotovoltaica, o alicate pode ser usado em todas as áreas da elétrica, como a predial e também a industrial.

Medição com o Alicate Amperímetro

O alicate amperímetro que usamos no Mundo da Elétrica possui a função de medir tensão e corrente contínua ao mesmo tempo. Essa função é ótima para medir a entrada do inversor fotovoltaico, mas também pode ser usada para medir corrente e tensão automotiva por exemplo.

Para mostrar isso, nós conectamos a pinça do alicate no cabo principal da bateria de um carro e as pontas de prova nos polos. Quando ligamos foi possível ver as duas medições, assim como mostra a imagem abaixo.

Alicate Amperímetro em Sistemas Fotovoltaicos!

Medição Simultânea da Corrente e Tensão Elétrica!

Além disso, dá para acompanhar os valores pelo celular sem nem precisar pedir alguém para dar partida no carro!

Função Inrush

Nos alicates que possuem a função inrush, é possível analisar o pico de tensão e também o pico de corrente durante a partida do carro. Na área industrial, essa função é extremamente importante para medir a corrente de partida de um motor elétrico por exemplo.

Alicate Amperímetro em Sistemas Fotovoltaicos!

Medição do Pico de Corrente da partida de um motor.

True RMS

Para fazer uma medição correta da saída de um inversor, o aparelho de medição tem que ser True RMS! Caso você não saiba, RMS significa Root Mean Square, que em português é “Média Quadrática Real ou Valor Eficaz”.

Circuitos que possuem semicondutores, bobinas, espiras, motores, fontes chaveadas, drivers para motores, capacitores de entrada e tudo que não é puramente resistivo ou carga linear, precisam ser medidos por um aparelho True RMS para que haja uma medição precisa.

Para ver se isso é verdade, ligamos um motor à um inversor e conectamos dois aparelhos, o nosso alicate True RMS e outro aparelho de medição que não é True RMS. Ligando o inversor, tivemos uma tensão no aparelho que não é True RMS de aproximadamente 253 volts, e na medição com o alicate True RMS, a tensão foi de aproximadamente 219 volts, sendo esta a medição correta.

Alicate Amperímetro em Sistemas Fotovoltaicos!

Comparação da medição que não é True RMS com a que é True RMS.

Isso acontece porque a forma de onda que sai do inversor não é uma onda senoidal perfeita.

Alicate Amperímetro Detectando Tensão?

Uma outra função que facilita demais nos alicates mais atuais é a detecção de tensão! Aproximando o alicate amperímetro de um ponto energizado, ele apita indicando a presença de tensão.

Mas esse é o tipo de funcionalidade que muita gente fica perguntando se vale a pena ter em um alicate amperímetro, já que o próprio alicate pode medir tensão e corrente. Porém, essa funcionalidade é muito útil, porque antes de você encostar a ponta de prova em qualquer lugar, já poderá saber se está energizado ou não, e isso pode evitar vários acidentes.

Vale sempre lembrar que eletricidade não tem cor e nem cheiro! Além disso, nós sempre comentamos aqui no site como é importante se proteger e ficar atento às novas tecnologias, pois assim você consegue facilitar muito o seu trabalho.

A elétrica automotiva passa a ter características muito diferentes com a chegada dos carros elétricos, e o uso de um alicate amperímetro com essas características que mostramos vai fazer muita diferença. Para entender melhor sobre os carros elétricos, é só assistir o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica e deixar o gostei!

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só comentá-la aqui e te responderemos. Se quiser aprender mais sobre elétrica e ver conteúdos exclusivos, basta acompanhar o Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário