Sabemos que cada concessionária de energia elétrica realiza a distribuição de energia elétrica de acordo com o que o aneel estipula para cada uma. São muitos os níveis de tensão que podemos encontrar como por exemplo, tensões 220/127, 380/220, 440/220, entre outras. Mas, por que cada um destes valores de alimentação possui dois valores de tensão? Tais como 220V ou 127V. É comum surgirem dúvidas sobre quais tensões são essas . Pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai explicar o que é tensão de fase e o que é tensão de linha. Então vamos lá pessoal!

Sistemas trifásicos

Para entender o que é tensão de linha e tensão de fase também é importante entender o que é um sistema trifásico e um sistema monofásico.

O sistema trifásico é a maneira mais comum para gerar energia elétrica, além de também distribuir e transmitir esta energia gerada. O sistema trifásico é composto por três ondas senoidais balanceadas, que são defasadas entre si em 120 graus, de forma equilibrada, o que torna o sistema trifásico mais eficiente se compararmos com três sistemas monofásicos isolados, pois isto permite a flexibilidade entre dois níveis de tensão.

Tensão de fase e tensão de linha

Sabemos que um sistema trifásico permite até dois níveis de tensão, mas não em qualquer situação, pois depende de onde iremos obter estes níveis de tensão. Em sistemas trifásicos cujo o fechamento é feito em estrela é possível obter dois níveis de tensão, mas quando o fechamento é em triângulo só é possível obter um nível de tensão. Apesar dessas diferenças, os conceitos de tensão de fase e tensão de linha não mudam!

Aprenda o que é tensão de fase e tensão de linha.

Como identificar tensão de linha e tensão de fase.

Antes de irmos para os conceitos de tensão de fase e tensão de linha, é preciso entender que quando falamos de medição de tensão, estamos realizando a medição da diferença de potencial elétrico entre dois pontos, sendo assim, obtemos as tensões de fase e de linha de acordo com os pontos que definimos como referencial.

O que é tensão de linha?

Podemos definir que a tensão de linha é aquela tensão medida em uma fase com relação a tensão de outra fase, ou seja, a tensão de linha é diferença de potencial entre duas fases. Desta forma a tensão de linha também é conhecida como tensão fase-fase.

O que é tensão de fase?

A tensão de fase é aquela tensão medida de uma fase em relação ao neutro, ou seja, a tensão de fase é diferença de potencial entre fase e neutro. É importante destacar que nem sempre um circuito trifásico terá o ponto de neutro, como é o caso dos circuitos com fechamento em triângulo. Neste caso a tensão de fase e tensão de linha possuem o mesmo valor.

Para facilitar e complementar o entendimento sobre o que é tensão de fase e tensão de linha, suas características e aplicações o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica explica com detalhes o que é tensão de fase e o que é tensão de linha.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o que é tensão de linha e tensão de fase, deixe nos comentários que iremos responder. No canal Mundo da Elétrica também tem diversos vídeos interessantes e relacionados ao assunto, sendo assim fique à vontade para visitar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)